Transformação digital: saiba como diferenciar o seu escritório contábil | Thomson Reuters - Soluções Domínio

Transformação digital: saiba como diferenciar o seu escritório contábil | Thomson Reuters - Soluções Domínio

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Contador do futuro precisa se diferenciar 252805444
Futuro da Contabilidade

Transformação digital: saiba como diferenciar o seu escritório contábil

Adriano Ferreira
18 novembro 2019 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Você já buscou identificar a percepção do seu cliente em relação ao serviço que o escritório contábil entrega? Esse é um dos desafios do contador do futuro: compreender o valor que as empresas parceiras atribuem ao trabalho desenvolvido pelo seu time. 

Por conta das experiências que já tiveram com esse tipo de serviço, muitos clientes acreditam que escritório de contabilidade é tudo igual. É claro que não é bem assim. Mas o que você tem feito para mudar a opinião dos clientes? Se a resposta for ‘não sei’, saiba que é preciso mudar com urgência. 

Em um mercado com alta competitividade, que vem se reinventando por conta da transformação digital, a contabilidade do futuro precisa construir uma estratégia consistente de diferenciação dos concorrentes. Mas como fazer isso? 

É o que você irá descobrir neste artigo. Entenda a importância desta estratégia: ela é o passaporte para o seu escritório avançar rumo ao futuro da contabilidade.

#1 Estratégia de diferenciação 

Para a contabilidade do futuro, a estratégia de diferenciação consiste na criação de um plano para fazer o escritório se destacar de concorrentes quase idênticos. 

Diferentemente de empresas de outros segmentos, que comercializam produtos tangíveis fisicamente, os escritórios contábeis entregam ativos intelectuais intangíveis e invisíveis. Por isso, visualizar o valor deste tipo de serviço pode ser uma tarefa difícil para os potenciais clientes.

Daí a importância de o contador do futuro ter um fator de diferenciação claramente definido. É preciso mostrar uma diferença significativa entre você e seus concorrentes. Acima de tudo, é preciso que os seus potenciais clientes vejam valor real no que você entrega. 

Essa diferença pode ser ampla e posicioná-lo dentro da profissão contábil, ou pode ser focada de maneira restrita para abordar um público de nicho ou para tirar proveito da fraqueza de um concorrente.

#2 Pontos de diferenciação para o escritório contábil

Para garantir que o escritório contábil se destaque em um mercado altamente competitivo, o contador do futuro precisa se manter atento aos aspectos de diferenciação. Conheça, a seguir, 5 deles e comece a usá-los a seu favor.

1. Planejamento 

Investir no planejamento do escritório contábil é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de crescimento consistente. Na contabilidade do futuro, não há espaço para processos mal desenhados, falhas nas entregas e imprevistos. 

Com os esforços voltados para um planejamento bem elaborado, é possível identificar o potencial do escritório e os seus pontos fortes. Além disso, o contador do futuro também ganha condições de mapear fragilidades e planejar como irá aproveitar as oportunidades para conquistar novos clientes. 

2. Metodologias

Muito além do planejamento, é fundamental pensar em como será a execução das iniciativas e projetos desenhados. A rotina contábil exige organização, definição de fluxo de processos, atribuição de tarefas e interface com o cliente. Você já pensou em como garantir tudo isso?

O uso de metodologias de gestão pode ajudar muito. Ao adotar ferramentas como o Ciclo PDCA e o modelo de Balanced Scorecard no escritório, o contador do futuro não só organiza o gerenciamento dos processos como também assegura outros benefícios. Por exemplo aumento de produtividade e da conquista de resultados mais assertivos.

Estabelecer uma política de gestão de projetos clara, que permita a participação de todos os envolvidos em todas as fases do trabalho, é igualmente importante para deixar o cliente mais satisfeito e fidelizá-lo. 

3. Experiência

Hoje, como é formada a equipe do escritório contábil? Qual é o nível de experiência dos profissionais que conduzem os processos mais estratégicos? E quem está atendendo os clientes possui experiência e propriedade para fazê-lo?

A maturidade dos membros do time do escritório e o histórico de atuação do escritório contábil indicam o quanto a sua empresa está preparada – ou não – para assumir novos projetos e clientes. A experiência sempre será um ponto de diferenciação. 

4. Consultoria

Se antes a oferta dos tradicionais serviços contábeis e a entrega de obrigações fiscais era o portfólio padrão dos escritórios, hoje eles podem ir muito além. A contabilidade do futuro traz uma série de possibilidades e desafios para o contador. 

Saindo do papel de prestador de serviço, o contador do futuro tem a chance de se tornar um parceiro estratégico dos seus clientes. Ao implementar a área de consultoria contábil no escritório, é possível ofertar serviços consultivos como contabilidade gerencial e assessoria corporativa.

Além disso, o uso inteligente da tecnologia pode fortalecer ainda mais esta nova área do escritório. 

5. Marketing

Como os clientes estão se relacionando com o seu escritório contábil? Em quais canais a sua marca está em evidência? Seja para atender parceiros atuais, seja para otimizar a busca por novos clientes, ter uma estratégia de marketing digital bem definida é um ponto de diferenciação importante.

A contabilidade do futuro não exige apenas presença digital, mas principalmente atenção às melhores práticas de marketing.  Afinal, não adianta o escritório contábil ter seu espaço na rede, se ele não usa as melhores ferramentas de maneira estratégica.

Outro ponto de diferenciação que parece óbvio, mas não é: o investimento em um site bem formulado, pensado exclusivamente para o seu público. 

6. Uso de tecnologias disruptivas

A contabilidade do futuro está em construção e este é um dos seus diferenciais. Com o avanço da transformação digital, é impossível ficar alheio aos novos recursos e tecnologias disruptivas que estão ao seu alcance.

O uso de um software contábil, por exemplo, é perfeito para automatizar tarefas, melhorando não só a rotina do escritório, mas facilitando também a vida do cliente.

Isso porque uma solução completa como o ONVIO garante uma série de benefícios como melhora no atendimento ao cliente, agilidade nas entregas e controle dos processos.

A adoção de um sistema contábil ainda garante a segurança dos dados dos clientes nos diferentes aspectos: contabilidade, autenticidade e disponibilidade da informação.

Viu só? Sabendo usar as novas possibilidades trazidas pela transformação digital, o contador do futuro pode revolucionar o seu modo de trabalhar e entregar muito mais para os seus clientes. 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre as mudanças disruptivas que impactam na contabilidade do futuro? Continue acompanhando o blog!

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.