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Contadora capta clientes usando meios digitais 252962827
Contabilidade

Marketing contábil: 6 dicas para conquistar clientes

Adriano Ferreira
17 October 2019 SALVAR
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Sabe aquela antiga imagem do profissional de contabilidade isolado em uma sala de escritório? Pois é, esse modelo perde cada vez mais espaço. Isso porque o mercado exige pessoas dinâmicas, que saibam se relacionar com clientes e colegas, gerenciar as demandas de maneira ágil e eficaz e, acima de tudo, apostar na contabilidade digital.

Neste cenário, se antes os antigos profissionais buscavam seus clientes batendo de porta em porta, oferecendo seus serviços contábeis, isso também mudou bastante. Atualmente, a melhor forma de captar clientes é usar com inteligência os meios digitais, construindo uma estratégia de marketing contábil

Inbound marketing, presença nas redes sociais e produção de vídeos são apenas algumas das possibilidades que você pode explorar. Quer conhecer outras maneiras de aumentar a visibilidade do escritório contábil? Continue lendo o artigo!

Contabilidade digital: como fazer marketing contábil?

De nada adianta o seu escritório investir na jornada de digitalização do negócio, se você não divulgar esse projeto e as outras atividades e serviços ofertados. Portanto, priorizar a construção de uma estratégia de marketing contábil é fundamental para estabelecer um ritmo constante de conquista de novos clientes e de crescimento.

Siga o passo a passo indicado na sequência e desenvolva uma comunicação inteligente para a divulgação do seu negócio.

1 Dicas em vídeo

Nunca se viu uma audiência tão grande no YouTube como hoje.  A plataforma é o segundo site mais visitado do mundo, perdendo apenas para o endereço do Google. São mais de 1,9 bilhão de usuários ativos mensalmente em 90 países, com 80 idiomas diferentes. 

Os números indicam que existe um universo de oportunidades na plataforma. Portanto, uma iniciativa estratégia para o marketing contábil é a produção de conteúdos em formato de vídeo para o YouTube. Com dicas e informações consultivas, o contador do futuro pode orientar não só os usuários da plataforma, mas também usar os vídeos para disseminar via Whatsapp. É marca do seu escritório entregando conhecimento!

2 Participação ativa nas redes sociais

Se estar no YouTube é importante, manter presença ativa nas redes sociais, com conteúdo de qualidade, é indispensável. O contador do futuro precisa pensar em uma estratégia de marketing digital completa, que ofereça conteúdo de valor, focado em temas relevantes, como contabilidade digital, para os seus clientes. 

Aqui, lembre-se de que você precisa medir o tom e a abordagem dos materiais produzidos para as redes sociais. Nada de ficar falando de seus “produtos e serviços” como em uma propaganda. O objetivo é abordar assuntos que possam despertar o interesse das personas da sua marca.

3 Ter um blog e produzir conteúdo relevante

Manter redes sociais sem investir em marketing de conteúdo dificilmente irá trazer resultados. Mais do que um site, você precisa manter um blog com a oferta de conteúdos úteis e relevantes para seus clientes. São esses materiais que irão fomentar a estratégia de marketing digital.

Para começar, conheça e entenda mais sobre o potencial de textos otimizados em SEO (Search Engine Optimization), em português, otimização para motores de busca. A partir do uso de SEO, você terá condições de propor conteúdos em seu site, blog, redes sociais e e-mail marketing alinhados as dores da persona e à estratégia de marketing contábil. Você precisa saber qual conteúdo e por qual meio oferecer e o SEO te ajuda a buscar essas respostas. 

Além dos artigos do blog, priorize também a oferta de de material rico, como guias, e-books, whitepaper e infográficos. Eles são uma ótima maneira de captar clientes, já que oferecem às pessoas acesso gratuito a conteúdo de valor. Ao mesmo tempo, permitem ao escritório apresentar as soluções contábeis e coletar dados de potenciais clientes, chamados de leads na jornada de vendas no marketing contábil

4 Publicar textos em veículos como Medium, Contábeis e Administradores

Outra maneira de se destacar como autoridade no assunto é produzir artigos para veículos que permitem a colaboração de profissionais. Plataformas como Medium, Contábeis e Administradores recebem e publicam textos sobre temáticas interessantes como contabilidade digital

Portanto, vale descobrir o redator que existe em você. Afinal, domínio de diferentes assuntos da área contábil certamente não lhe falta. Escolha uma pauta que esteja no centro dos debates ou, então, que seja fonte de dúvidas frequentes e transforme-a em um artigo que pode ajudar tanto profissionais da área como leigos. Lembre-se de ser didático e objetivo na redação do texto.   

5 Fazer webinars

Um webinar nada mais é do que uma reunião ao vivo, transmitida pela internet, com a participação de vários convidados. O objetivo pode ser fazer uma apresentação, discussão, demonstração, aula ou, simplesmente, a venda de um produto ou serviço. Como este tem um alto potencial de engajamento, vale a pena apostar neste formato.

Depois de construir uma boa audiência nas redes sociais e ter uma base de leads qualificados, busque promover webinars de temas que despertam atenção do seu público.

Faça um mapeamento das principais dúvidas e demandas, selecione uma delas e, a partir daí, defina um roteiro para o webinar, bem como o profissional responsável pela sua condução. Você pode contar com alguém do seu time ou, então, convidar um especialista no tema.

6 Participar de eventos 

Marcar presença em encontros voltados para capacitação e aperfeiçoamento é uma ótima maneira de ser visto (e lembrado) e, claro, de fechar novos negócios. Contudo, você pode ir além. 

Já pensou em oferecer uma palestra, ministrada feita por você, por alguém da sua equipe ou, ainda, por um palestrante profissional? Planeje o evento e use o marketing contábil para convidar clientes atuais e potenciais e mobilize o máximo possível de pessoas. 

Certamente, com uma boa comunicação, a adesão é praticamente garantida. Afinal, capacitação gratuita, com conteúdo de valor, é sempre interessante. 

Marketing contábil: case Artdata

Com mais de 30 anos de tradição, a Artdata é um case que mostra como é possível migrar para a contabilidade digital. O escritório leva a sério a estratégia de marketing contábil. Eles mantêm um blog com conteúdos relevantes e presença nas redes sociais mais populares – Facebook, Instagram e LinkedIn. Tudo para manter os clientes engajados e conquistar outros novos.

Quer conhecer mais sobre o futuro da contabilidade e a transformação digital? Então, acesse o artigo Transformação digital: que inovações esperar até 2030?

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