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Como fazer o planejamento estratégico do escritório contábil
Gestão

Como fazer o planejamento estratégico do escritório contábil

15 October 2018 SALVAR
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Você se vê, em meio a tanto trabalho, sem tempo para pensar no seu negócio, investir no planejamento estratégico e procurar oportunidades de crescimento? Ocorre que são raros os momentos em que o profissional de contabilidade se permite pensar na carreira, no futuro, na inovação e em soluções para facilitar a gestão de sua rotina. Sem mencionar a qualidade dos resultados que entrega ao cliente, uma reflexão que também fica em segundo plano.

O que acontece, muitas vezes, é que o contador está habituado a velhas práticas, passadas de geração em geração. Se, antes dele, os processos eram feitos em papel, por que mudar?

Pois saiba que as grandes tendências para a área de contabilidade são globalização, profissionalização, integração de canais de comunicação, segmentação e trabalho em rede. Mas para alcançar tudo isso, é fundamental desenvolver um planejamento estratégico com metas definidas para seu negócio e adotar ferramentas digitais como um sistema contábil.

Para que serve o planejamento estratégico

O planejamento estratégico visa dar instrumentos para o alcance das metas do seu escritório. Mas, antes disso, é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultado.

Pela sua importância e abrangência, o planejamento estratégico deve ser desenvolvido pelos líderes da empresa, para fortalecer ideias e intenções de maneira flexível. De acordo com Michael Porter, um dos principais especialistas contemporâneos em estratégia e também professor na Harvard Business School, estratégia é o conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar posição em determinado setor, enfrentar com sucesso as forças competitivas e obter um retorno maior sobre o investimento.

O tripé Missão, Visão e Valores é um recurso poderoso, no planejamento estratégico,  para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados e atrair colaboradores engajados. Esse trio representa a identidade organizacional. Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização. Definir esses conceitos é o ponto de partida do planejamento para a inovação.

Os conceitos ajudam as organizações a definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe. Além disso, são úteis porque permitem que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.

Veja como desenvolver o planejamento estratégico do seu escritório com estas 6 ferramentas:

1. Adotar uma ferramenta de sistema contábil

Um software para contador organiza os dados de movimentações financeiras de modo automático, restando a você alguns comandos para executar previsões, análises e exportação de relatórios.

Esse software é capaz de desempenhar uma série de funções automatizadas, que auxiliam no seu dia a dia. Com módulos como Folha, Escrita Fiscal e Contabilidade, todas as necessidades são supridas.

Com um sistema de contabilidade, é possível produzir automaticamente balanços patrimoniais, demonstrativos de resultado do exercício (DRE), demonstrativos de lucro ou prejuízo e demonstrativos de fluxos de caixa.

Também pode reunir em um único local todas as informações importantes, inclusive os dados das planilhas, transformando o conceito de administração.

Os processos operacionais são otimizados, o que facilita a produtividade do dia a dia e otimiza a rotina, tornando o trabalho do escritório muito mais eficiente. Com a utilização do gerenciamento automático de XMLs não é necessário se preocupar em cobrar do cliente o envio dos arquivos.

Há a garantia de trabalhar com dados completos sobre as finanças dos seus clientes a partir da geração de análises, relatórios e informativos.

2. Análise 360° da oportunidade de negócio

Você tem boas ideias, mas não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? A ferramenta de Análise 360° da oportunidade de negócio ajuda a descobrir se a ideia é viável ou não. É uma ferramenta que integra várias abordagens sobre como avaliar ideias de negócio e como priorizar aquela que poderia representar a melhor oportunidade.

De início, é preciso escolher que ideia será avaliada. Se tiver mais de uma ideia, o que é bem provável, será necessário repetir a análise para cada uma delas. A análise da oportunidade é feita em duas etapas. A primeira avalia o aspecto externo da ideia, ou seja, sua relação com o mercado. A segunda leva em conta o aspecto interno, ou seja, a relação da ideia com o seu perfil empreendedor. A melhor oportunidade será aquela que conseguir as maiores notas nas duas etapas.

3. Análise SWOT

Com a ferramenta da Matriz SWOT você vai aprofundar o conhecimento a respeito da sua empresa e ter uma análise do contexto externo em que seu escritório de contabilidade está inserido. É útil porque analisa os pontos fortes (strenghts), fracos (weaknesses), as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio.

Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

4. As 5 Forças de Porter

Você conhece bem seus concorrentes? Sabe exatamente o que faz de melhor e em que pontos eles se destacam?

Com a Ferramenta 5 Forças de Porter você faz uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos. Além disso, descobre o poder de barganha dos fornecedores e clientes, além de como dificultar a entrada de novos players.

Indicada para organizações de todos os tamanhos, é útil porque o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.

5.  Matriz BCG

Como saber quais serviços oferecidos são os mais rentáveis? A Matriz BCG ajuda o empreendedor a fazer uma análise periódica para melhorar a oferta de produtos ou serviços e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção.

É Indicada para empresas estabelecidas que já tenham uma carteira de produtos ou serviços oferecidos. É útil porque é um método eficaz de analisar o ciclo de vida de um produto, de fazer a gestão de marcas e de montar a estratégia de vendas.

6. Gerencie as metas da sua equipe com o método do OKR

OKR é a sigla do termo em inglês Objective and Key Result ou, em bom português, “Objetivo e Resultado-chave”. É uma ferramenta de gestão de pessoas geralmente creditada a John Doerr, um dos principais investidores de capital de risco do Vale do Silício. Mas ele mesmo diz que aprendeu a aplicar o OKR na década de 1970, quando ainda trabalhava na Intel.

O método é indicado para empresas de todos os portes, em especial para startups que precisem aprender a gerenciar seu time de colaboradores em direção aos resultados esperados. Ajuda a definir objetivos e resultados-chave da empresa, de cada área e de cada membro da equipe, incluindo os sócios. Sua adoção é simples e, ao mesmo tempo, cria um sentimento de desafio pessoal em cada colaborador.

Em suma, se você quiser que seu escritório cresça e se destaque no mercado, invista em planejamento estratégico e descubra para onde você que ir e como pode chegar lá mais rapidamente. Mantenha-se atualizado assinando a nossa newsletter!

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