Planejamento estratégico contábil: alavanque a gestão do escritório

Planejamento estratégico contábil: alavanque a gestão do escritório

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
homem fazendo planejamento estratégico contábil
Gestão Contábil

Planejamento estratégico contábil: como alavancar a gestão de seu escritório

26 abril 2023 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Você já parou para refletir como foi o ano anterior para o seu escritório contábil? Está na hora de fazer um balanço de tudo que aconteceu. Para o início de um novo ano, é possível agir diferente e evitar alguns erros e contratempos que atrapalharam os processos e o crescimento da contabilidade. 

Confie: o próximo ano pode ser ainda melhor! Mas, para isso, será necessário preparar-se desde já – e a melhor maneira é realizando um planejamento estratégico.

Não sabe por onde começar? Nós ajudamos o seu escritório de contabilidade nessa importante tarefa.

Domínio Start: feito para quem quer crescer
O software para escritórios de contabilidade mais completo do Brasil e que automatiza as tarefas do seu dia a dia. Saiba mais.

A dificuldade de realizar um planejamento estratégico

Você se vê, em meio a tanto trabalho, sem tempo para pensar no seu negócio, investir no planejamento estratégico e procurar oportunidades de crescimento?

Pois saiba que essa dificuldade não é exclusividade sua: são raros os momentos em que um gestor se permite pensar na carreira, no futuro, na inovação e em soluções para facilitar a gestão da rotina do escritório contábil. 

Isso sem mencionar a qualidade dos resultados que entrega ao cliente – uma reflexão que também fica em segundo plano.

O que acontece, muitas vezes, é que tanto você quanto o seu time estão acostumados com as velhas práticas, que são passadas de geração em geração. Por exemplo: se os processos sempre foram feitos em papel, por que mudar?

Pois saiba que as grandes tendências para a área de contabilidade são:

  • Globalização;
  • Profissionalização;
  • Integração de canais de comunicação; 
  • Segmentação; 
  • Trabalho em rede. 

Mas, para alcançar tudo isso, é fundamental desenvolver um planejamento estratégico com metas definidas para seu negócio e adotar novos caminhos.

A importância do planejamento estratégico

O planejamento estratégico visa dar instrumentos para o alcance das metas do seu escritório. Mas, antes disso, é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados.

Pela sua importância e abrangência, o planejamento estratégico deve ser desenvolvido pelos líderes da empresa, para fortalecer ideias e intenções de maneira flexível

De acordo com Michael Porter, um dos principais especialistas contemporâneos em estratégia e também professor na Harvard Business School, estratégia é o conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar posição em determinado setor, enfrentar com sucesso as forças competitivas e obter um retorno maior sobre o investimento.

O planejamento estratégico é capaz de ajudar o seu escritório de contabilidade a definir a integração das operações, os planos da companhia e a motivação da equipe. Além disso, esta ferramenta  permite que o gestor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.

Como começar a desenvolver seu planejamento estratégico contábil


1- Definir missão, visão e valores

O tripé missão, visão e valores é um recurso poderoso que ajuda a planejar negócios diferenciados e atrair colaboradores engajados. Esse trio representa a identidade organizacional. Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização.

Definir esses conceitos é o ponto de partida de um planejamento estratégico voltado para a inovação. Mas qual a diferença entre missão, visão e valores e como construí-los?

Uma declaração de missão é uma explicação concisa da razão de existência do escritório de contabilidade. Descreve o propósito da organização e sua intenção geral. A declaração de missão apóia a visão e serve para comunicar o propósito e a direção aos colaboradores, clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

Questões a serem consideradas ao redigir declarações de missão podem incluir: 

  • Qual é o propósito da nossa organização?
  • Por que nossa organização existe?   

Uma declaração de visão olha para a frente e cria uma imagem mental do estado ideal que o seu escritório contábil deseja alcançar. É inspirador e aspiracional e deve desafiar os colaboradores. As perguntas a serem consideradas ao redigir declarações de visão podem incluir:

  • Que problema procuramos resolver?
  • Para onde vamos?
  • Se alcançássemos todos os objetivos estratégicos, como seríamos daqui a 10 anos?

Já uma declaração de valores lista os princípios básicos que orientam e direcionam a organização e sua cultura. Em um escritório de contabilidade orientado por valores, eles criam uma bússola moral para a organização e seus colaboradores. 

Eles orientam a tomada de decisões e estabelecem um padrão pelo qual as ações podem ser avaliadas. Esses valores essenciais são uma estrutura internalizada que é compartilhada e posta em prática pela liderança. Ao redigir declarações de valores, as questões a serem consideradas podem incluir:

  • Quais valores são exclusivos de nossa organização?
  • Que valores devem nortear a atuação de nossa empresa?
  • Que conduta nossos funcionários devem adotar?

Em conjunto com a declaração dos valores, um código de ética os coloca em prática. Ele descreve os procedimentos em vigor para garantir que os valores da organização sejam mantidos. As questões a serem consideradas ao criar códigos de ética podem incluir:

  • Quais são os problemas éticos comuns em nossa indústria?
  • O que alguém deve fazer se vir uma violação de nossos valores?

2- Fazer um diagnóstico do escritório contábil

É de extrema importância para o escritório contábil realizar um diagnóstico da situação atual da organização. Sem dúvidas é a melhor maneira de não repetir os erros cometidos em anos anteriores e iniciar o desenho do planejamento estratégico, levando em conta a missão, visão e valores já definidos.

Para realizá-lo, o passo mais importante é entender qual é o momento da empresa e avaliar os pilares do negócio, que envolvem:

  • Volume de vendas e contratos ativos; 
  • Equipe e processos internos; 
  • Relacionamento com os clientes.

Nesse momento, também vale verificar os indicadores de resultados para ter uma visão mais detalhada. A partir disso, é possível identificar quais ações funcionaram e quais não deram certo, assim como pontos de melhoria para desenvolver os próximos passos. 

3- Analisar 360° as oportunidades de negócio

Você tem boas ideias, mas não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? A ferramenta de Análise 360° da oportunidade de negócio ajuda a descobrir se a ideia é viável ou não.

É uma ferramenta que integra várias abordagens sobre como avaliar ideias de negócio e como priorizar aquela que poderia representar a melhor oportunidade.

De início, é preciso escolher que ideia será avaliada. Se tiver mais de uma ideia, o que é bem provável, será necessário repetir a análise para cada uma delas. A análise da oportunidade é feita em duas etapas.

A primeira avalia o aspecto externo da ideia, ou seja, sua relação com o mercado. A segunda leva em conta o aspecto interno, ou seja, a relação da ideia com o seu perfil empreendedor. A melhor oportunidade será aquela que conseguir as maiores notas nas duas etapas.

4- Análise SWOT

Com a ferramenta da Matriz SWOT você vai aprofundar o conhecimento a respeito da sua empresa e ter uma análise do contexto externo em que seu escritório de contabilidade está inserido. É útil porque analisa os pontos fortes (strenghts), fracos (weaknesses), as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio.

Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

5- As 5 Forças de Porter

Você conhece bem seus concorrentes? Sabe exatamente o que faz de melhor e em que pontos eles se destacam?

Com a Ferramenta 5 Forças de Porter você faz uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos. Além disso, descobre o poder de barganha dos fornecedores e clientes, além de como dificultar a entrada de novos players.

Indicada para organizações de todos os tamanhos, é útil porque o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.

6-  Matriz BCG

Como saber quais serviços oferecidos são os mais rentáveis? A Matriz BCG ajuda o empreendedor a fazer uma análise periódica para melhorar a oferta de produtos ou serviços e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção.

É indicada para empresas estabelecidas que já tenham uma carteira de produtos ou serviços oferecidos. É útil porque é um método eficaz de analisar o ciclo de vida de um produto, de fazer a gestão de marcas e de montar a estratégia de vendas.

7- Gerenciar as metas da sua equipe com o método OKR

OKR é a sigla do termo em inglês Objective and Key Result ou, em bom português, “Objetivo e Resultado-chave”. É uma ferramenta de gestão de pessoas. O método é indicado para empresas de todos os portes, em especial para startups que precisam aprender a gerenciar seu time de colaboradores em direção aos resultados esperados.

Ajuda a definir objetivos e resultados-chave da empresa, de cada área e de cada membro da equipe, incluindo os sócios. Sua adoção é simples e, ao mesmo tempo, cria um sentimento de desafio pessoal em cada colaborador.

8- Adotar um sistema contábil

Um software para contador organiza os dados de movimentações financeiras de modo automático, restando a você alguns comandos para executar previsões, análises e exportação de relatórios.

Esse software é capaz de desempenhar uma série de funções automatizadas, que auxiliam no seu dia a dia. Com módulos como Folha, Escrita Fiscal e Contabilidade, disponível no Domínio Start, todas as necessidades são supridas.

Com um sistema de contabilidade é possível produzir automaticamente balanços patrimoniais, demonstrativos de resultado do exercício (DRE), demonstrativos de lucro ou prejuízo e demonstrativos de fluxos de caixa.

Também pode reunir em um único local todas as informações importantes, inclusive os dados das planilhas, transformando o conceito de administração.

Os processos operacionais são otimizados, o que facilita a produtividade do dia a dia e otimiza a rotina, tornando o trabalho do escritório muito mais eficiente. Com a utilização do gerenciamento automático de XMLs não é necessário se preocupar em cobrar do cliente o envio dos arquivos.

Há a garantia de trabalhar com dados completos sobre as finanças dos seus clientes a partir da geração de análises, relatórios e informativos.Em suma, se você quiser que seu escritório cresça e se destaque no mercado, invista em planejamento estratégico e descubra para onde você quer ir e como pode chegar lá mais rapidamente. Mantenha-se atualizado em nosso blog.

Leia também as tendências para o setor contábil.

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.