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Homem no computador estudando sobre as tendências para contabilidade
Futuro da Contabilidade

4 tendências para a contabilidade nos próximos anos

10 abril 2023 SALVAR
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Nos últimos dois anos, escritórios de contabilidade em todo o mundo tiveram que se adaptar a um cenário turbulento e incerto. Elas foram forçadas a transformar processos, reexaminar os ambientes de trabalho e contribuir para a recuperação econômica dos negócios de seus clientes.

As novas tendências para contabilidade que surgiram nos últimos anos continuarão no futuro próximo. O sucesso das empresas, portanto, dependerá de sua capacidade de reagir com agilidade a essas projeções e ficar um passo à frente.

As empresas dispostas a adotar novas tecnologias e priorizar as experiências de funcionários e clientes estarão em uma posição ideal para atrair novos clientes e manter os clientes atuais satisfeitos. 

Aqui estão quatro tendências para contabilidade a serem adotadas.

As Tendências para a contabilidade dos próximos anos:


1- Encontrar, engajar e reter talentos

Se você não tiver uma força de trabalho estável, os clientes podem enfrentar tempos de espera mais longos pelos serviços e ter que trabalhar com rostos desconhecidos. O seu escritório de contabilidade deve projetar uma imagem de confiança e estabilidade, portanto quando uma empresa tem uma rotatividade consistente, ela sinaliza a seus clientes que algo pode estar errado na organização.

Ainda será um desafio encontrar e reter talentos, mas entender a mentalidade do colaborador ajuda. Avalie possibilidades de:

  • Horários de trabalho flexíveis: oferecer um ambiente de trabalho híbrido (trabalhar no escritório por parte da semana e trabalhar remotamente no restante) ou permitir que os colaboradores trabalhem permanentemente em casa pode ajudar a reduzir a rotaatividade. Ainda mais em um cenário onde 1 entre cada 5 brasileiros têm condições de trabalhar em casa, segundo FGV em matéria divulgada pelo Portal G1 .
  • Treinamento de habilidades: outra maneira de redução de rotatividade é oferecendo treinamento de habilidades para melhorar sua experiência de trabalho. 

    Chamado de “upskilling” em um relatório da PwC Global, uma pesquisa mostra que 77% dos entrevistados querem que seus empregadores ofereçam programas contínuos que desenvolvam suas habilidades e habilidades.
  • Engajamento: um levantamento da Gallup descobriu que 74% dos trabalhadores desengajados estavam procurando ativamente ou mantendo suas opções abertas para novos trabalhos. A mensagem é clara: mantenha os funcionários engajados ou os perca para outra empresa. 

Como o que engaja os funcionários varia de pessoa para pessoa, a solução é perguntar e entender a motivação de cada membro da equipe. Conversas individuais regulares sobre o que os colaboradores esperam e desejam de seus cargos mostram que você os valoriza e está disposto a fazer mudanças para mantê-los por perto.

2- Melhor experiência do cliente 

Como esperado, o esforço para melhorar a experiência do cliente veio para ficar e é ainda mais crítico em um ambiente econômico incerto. Especialmente no setor contábil, uma excelente experiência do cliente deve ser confiável, intuitiva, coesa e adaptada a cada cliente.

Expanda nichos: os dias de aconselhamento financeiro geral já se foram. O marketing baseado em referências funciona bem, especialmente ao segmentar clientes em setores semelhantes ou com circunstâncias financeiras semelhantes.

Sua empresa se beneficia atendendo a novos nichos de mercado, e os clientes se beneficiam dos conselhos e da experiência de especialistas da empresa.

Adicione novos serviços: a criação de novas ofertas faz com que sua empresa cresça diversificando os serviços quando necessário. Os clientes gostam de saber que o seu escritório está atualizado nas últimas tendências para contabilidade, portanto certifique-se de ser proativo ao adicionar serviços em vez de reativo. 

Por exemplo, oferecer listas de verificação aos clientes ou ajudá-los a determinar quais autorizações e licenças comerciais eles precisam são adições simples que mostram que sua empresa tem suas necessidades específicas em mente.

Mantenha o toque humano: muita adoção tecnológica pode colocar sua empresa em risco de desumanizar a experiência do cliente. Quando os clientes entram em contato por meio de mídias sociais, chatbots de sites ou e-mail, você ainda pode dar um toque humano na interação usando nomes de funcionários e incentivando os clientes a ligar pessoalmente, se necessário. 

Além disso, use um programa de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) em toda a empresa para fornecer dados de clientes individuais a funcionários relevantes, para que eles sejam informados sobre o histórico do cliente e possam atender melhor às suas necessidades. 

3- Blockchain

O blockchain, iniciado como um experimento ousado, é uma tecnologia de contabilidade em sua essência. Está relacionado à transferência de ativos e à manutenção de um registro de informações financeiras precisas. 

A Deloitte até previu a tecnologia blockchain como o futuro da contabilidade. Em um artigo, a empresa de auditoria destacou que: “As plataformas Blockchain e DLT atravessaram a desilusão do ciclo do hype e estão no caminho certo para impulsionar a produtividade real”.

A tecnologia já está causando impactos significativos no setor financeiro, reduzindo o custo de manutenção e reconciliação de livros contábeis e facilitando o rastreamento de ativos digitais, aumentando a eficiência.

Embora ainda esteja em sua infância, a revolução blockchain está aqui. Os líderes de empresas que pensam no futuro podem querer começar a ampliar seu espectro de habilidades para se manterem atualizados com os mais recentes avanços nessa área.

4- Uso de novas ferramentas digitais

Os últimos anos exigiram que consumidores e empresas adotassem, ou pelo menos aceitassem, soluções digitais para mais transações, incluindo serviços de contabilidade. De programas de contabilidade baseados em nuvem a assinaturas eletrônicas, os clientes esperam que sua empresa de contabilidade forneça tecnologias fáceis de usar, que gerem economia de tempo e seja conveniente para comunicações e transações.

A segurança continua a ser uma preocupação: o aumento da comunicação tecnológica e a transferência de dados pelo ciberespaço naturalmente criam medos adicionais de segurança dentro e fora da organização;

Aumente a automação contábil: de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020, a necessidade de tarefas de contabilidade e entrada de dados diminuirá à medida que o uso da automação contábil aumentar. 

No entanto, pelo lado positivo, as empresas que adotam soluções de automação têm mais tempo para se dedicar a oferecer outros serviços aos seus clientes, como assessoria financeira, consultorias e soluções criativas para empresas. Além disso, a automação corta custos internos, tornando a empresa mais competitiva.

Use a tecnologia para melhorar os serviços: com cada vez mais consumidores usando novas tecnologias, as empresas de contabilidade precisarão acompanhar da melhor maneira as tendências para a contabilidade de modo a ajudar seus clientes. 

Hoje é preciso mais do que uma grande ideia para se ter sucesso em uma empresa. O atendimento ao cliente precisa ser um dos aspectos mais importantes para o contador.

O ONVIO Messenger é um bom exemplo para esse cenário, já que se trata de um produto contábil que reinventa a relação entre os contadores e os clientes, centralizando toda a comunicação de uma forma mais segura. Integrado ao Sistema Domínio, dentro da plataforma ONVIO, e usando o poder da inteligência artificial, fica mais fácil automatizar o atendimento do escritório, com as solicitações recebidas pelo WhatsApp.

Conheça o ONVIO Messenger

Quanto tempo os contadores do seu escritório gastam falando com clientes por telefone, e-mail, pessoalmente e pelo WhatsApp pessoal de cada um deles?

Informações importantes com certeza são perdidas por não estarem integradas ao seu software contábil. Isso sem dizer da desorganização de ter dados e o tráfego de documentos por diversos meios e a falta de gestão do conhecimento, já que os dados não são compartilhados com os outros integrantes do time.

O que é o ONVIO Messenger?

O objetivo do ONVIO Messenger é atuar como uma integração do WhatsApp com o Domínio. A ferramenta centraliza a troca de mensagens com o cliente em um único ambiente, facilitando o controle e a gestão de processos e atendimentos realizados pelo time do escritório.

Benefícios do ONVIO Messenger

Chega de desorganização. Na prática, é uma infraestrutura completa utilizada pelas mais modernas centrais de atendimento que está disponível para o seu escritório de contabilidade!

  • Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana: via WhatsApp, o seu escritório recebe e responde às solicitações dos clientes, sem intervenção manual, full time;
  • Garanta o controle: centralize todos os pedidos via WhatsApp e acompanhe a atividade de seus clientes com dashboards intuitivos. Dentro do Domínio é possível verificar quais as solicitações que estão em aberto, em andamento e as que já foram encerradas;
  • Ganhe em escala: automatize sua rotina contábil com eficácia e conquiste tempo para um atendimento mais ágil e personalizado.

Veja mais sobre o ONVIO Messenger e reinvente a sua comunicação com o seu cliente.

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