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Contador amplia oferta de serviços melhorando a experiência do usuário 240332977
Contabilidade

Contabilidade digital: ofereça novos serviços no escritório

Adriano Ferreira
21 October 2019 SALVAR
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Foi-se o tempo que o escritório contábil entregava uma correta apuração de impostos, cuidava do Imposto de Renda e fazia a folha de pagamento, deixando o cliente satisfeito. Hoje, para conquistar novos parceiros e fidelizar é preciso melhorar a experiência do usuário.

Na era da transformação digital, se o contador quer se diferenciar em um mercado competitivo é preciso inovar, fazer diferente! Até mesmo porque a concorrência é altíssima: somente no Brasil são 69.261 escritórios, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade.

Para se destacar, o contador do futuro deve ampliar o seu portfólio de serviços e trabalhar para oferecer a contabilidade digital, simples, acessível e on-line, para os seus clientes. 

Se você acha difícil ‘tirar da cartola’ novos serviços contábeis, esse conteúdo vai te ajudar muito. Confira, a seguir, 6 ideias que mostram como ser mais inovador com o que se tem hoje, apostando na contabilidade do futuro. Ótima leitura!

1 Oferecer o back office do financeiro do cliente (contas a pagar e receber)

Manter um departamento financeiro interno e um time especialista afinado, para garantir as entregas necessárias, não costuma ser uma tarefa muito fácil para as empresas, principalmente as de menor porte. Essa dificuldade é uma oportunidade para o seu escritório se destacar com a contabilidade digital!

Isso porque você pode ofertar o serviço de back office do financeiro, gerenciando processos como contas a pagar e receber, por exemplo. Essa é uma tendência crescente entre as empresas: muitas delas preferem delegar as demandas financeiras para um contador de confiança a manter um time interno para resolvê-las. É a contabilidade do futuro ao alcance do cliente.

Neste modelo de serviço, o contador também pode assumir a tarefa de buscar soluções para os problemas financeiros do cliente, a partir do acompanhamento das movimentações.

Para a oferta de back office de serviços contábeis, o uso de um sistema de gestão contábil é indispensável. Isso porque ele garante a integração da contabilidade com o sistema do cliente, permitindo o contato e troca constante de informações. Além disso, implantar um software é uma das iniciativas necessárias para fazer valer a transformação digital

2 Fazer o planejamento estratégico do próximo ano

Quando se fala em planejamento estratégico, muitos empresários não sabem nem por onde começar. Afinal, o foco deles está voltado para o core business do negócio. É aí que o contador do futuro pode entrar em cena, garantindo a construção de um planejamento estratégico bem estruturado, com previsões e metas para multiplicar os lucros.

Com conhecimento profundo sobre o negócio, informações privilegiadas, obtidas a partir da contabilidade digital, você tem em mãos todos os recursos que precisa para orientar o cliente na direção do crescimento da empresa. Ajude-o a definir objetivos, recursos, orçamentos e construa planos de ação feitos sob medida para cada demanda da organização. Esse é um movimento que tende a melhorar a experiência do usuário.

Com um planejamento bem definido, é possível criar estratégias para diferentes objetivos como: conquistar mais clientes, aumentar o ticket médio ou até mesmo reduzir a carga tributária e demais despesas empresariais.

3 Serviços de alteração contratual

A dinâmica de crescimento das empresas nunca cessa. Em tempos de transformação digital, especialmente, as mudanças na estrutura são mais do que frequentes, sendo que muitas delas devem registradas também no contrato social. Portanto, o serviço de alteração contratual tende a ser um dos mais buscados pelos seus clientes, inclusive na contabilidade do futuro.

A seguir, confira as alterações mais solicitadas:

  • Razão social
  • Nome fantasia
  • Sócios
  • Capital social
  • Objeto social
  • Endereço empresarial.

Vale destacar que muitas dessas alterações contratuais podem ser feitas até mesmo sem a ajuda de um advogado. Portanto, não existe uma complexidade envolvida, mas uma oportunidade de ganhar honorários.

Além de oferecer o serviço de alteração de contrato social, você pode fazer mais: executar toda a tramitação na Junta Comercial, na Receita Federal e nos outros órgãos competentes pode ajudar (e muito) o seu cliente. Mais uma possibilidade para o portfólio de serviços da contabilidade digital!

4 Serviços de documentação para licitações 

As licitações são oportunidades para muitas empresas. Mas se organizar para participar delas é um processo que demanda tempo e atenção aos detalhes e documentos solicitados.

Além disso, muitos editais exigem da entrega da documentação pessoalmente ou por correio, dificultando o processo.

Para simplificar a vida do seu cliente, você pode oferecer um serviço completo, assumindo a responsabilidade pela condução de todo o processo para participação da licitação. 

Outra possibilidade é trabalhar com foco exclusivo na emissão das Certidões de Regularidade, que costumam causar muitas dúvidas.

De todo modo, o essencial é mostrar que você está pronto para auxiliá-lo neste tipo de demanda.

5 Business Valuation

Será que o seu cliente conhece o real valor da empresa dela? O objetivo do serviço de valuation é justamente esse: estimar o valor de uma empresa de forma resumida, considerando tanto modelos quantitativos quanto a percepção de mercado.

Sabendo o valor real do negócio, o cliente pode planejar o crescimento da empresa com mais segurança e solucionar problemas com mais eficiência. Além disso, o valuation é fundamental para qualquer tipo de negociação com sócios e investidores. O cliente precisa ter esse valor em mente. 

Como envolve competências analíticas e inteligência de dados, a oferta desse serviço, certamente, será um diferencial do seu escritório e irá melhorar a experiência do usuário

6 Planejamento tributário

O planejamento tributário é um ótimo caminho a ser percorrido por empresas que buscam entregar menos obrigações acessórias e reduzir impostos, usando diferentes estratégias permitidas pela legislação. Contudo, se o cliente deixar de fazê-lo não há como se beneficiar dele.

Ao escritório, cabe destacar a importância do planejamento tributário e vendê-lo como um serviço de alto valor agregado. Afinal, ele deve ser feito anualmente para garantir o enquadramento correto no regime tributário, otimizando a estratégia tributário do negócio.

Para entregar esse tipo de serviço, o time da contabilidade do futuro precisa se dedicar a uma série de tarefas, como análise do mapa fiscal, revisão de tributos federais e previdenciária, incentivos fiscais e até reengenharia societária.

Como poucos clientes fazem esse tipo de planejamento, oferecer o serviço é uma ótima maneira de melhorar os resultados do cliente e, claro, aumentar o faturamento e valor agregado dos serviços do escritório. Todos saem ganhando.

Ao incorporar os serviços contábeis apresentados no artigo você melhora a experiência do usuário: ele passa a ver o contador como um parceiro estratégico, ou seja, muito mais do que um custo obrigatório. Portanto, vale muito a pena começar a pensar em ampliar o portfólio. 
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