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Contador do futuro precisa se integrar ao cliente 213731119
Contabilidade

Tecnologia na contabilidade: saiba usá-la para se integrar ao cliente

Adriano Ferreira
24 October 2019 SALVAR
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Toda empresa que presta serviços sabe como é importante estar sempre perto do cliente, orientando-o em tudo o que for preciso. Com um escritório contábil não é diferente! Porém, muito além de manter uma relação próxima, é necessário trabalhar de uma maneira integrada, conectando-se ao negócio do cliente, para gerenciar as rotinas contábeis. 

Neste contexto, uma parceria afinada faz toda a diferença. Somente a partir de um alinhamento claro quanto às responsabilidades de cada um, o contador do futuro tem condições de oferecer um serviço contábil adequado, mantendo todas as obrigações fiscais em dia. 

Além disso, planejar o uso de tecnologia na contabilidade, incorporando um sistema de gestão contábil, por exemplo, é outra iniciativa valiosa para garantir a integração com o cliente. 

No futuro da contabilidade não há espaço para distanciamento, demora na entrega ou dúvidas sem resposta rápida e assertiva. Por isso, é fundamental contar com ferramentas tecnológicas que ajudem a garantir um serviço contábil de excelência para os clientes.

Quer saber como se conectar aos seus parceiros e fazer a contabilidade em tempo real? Avance na leitura deste texto!

1 A importância de estar perto do cliente

Quando você opta por investir em tecnologia na contabilidade e otimizar uma série de processos, um dos maiores ganhos, sem dúvida, é manter uma relação próxima com o cliente, oferecendo todo o suporte necessário nas demandas contábeis e até mesmo na gestão estratégia do negócio.

Confira, a seguir, porque vale a pena estar sempre perto do cliente: 

  • A partir do momento que o cliente sabe que você tem acesso, em tempo real, aos dados contábeis da empresa, ele tende a se sentir mais seguro e confiar no seu trabalho, porque tem a certeza que nenhuma demanda contábil será esquecida; 
  • Com a integração, você e seu time tem a chance de conhecer melhor a realidade do negócio de cada parceiro;
  • A partir daí, é possível oferecer uma contabilidade consultiva, que se diferencia pelo alto valor agregado e pela assertividade nas entregas.
  • Ao prestar um serviço de qualidade, a satisfação do cliente aumenta levando à retenção e fidelização e, com isso, a uma maior lucratividade. 

2 O que pode acontecer quando não se está integrado

Se, mesmo diante da transformação digital e da tecnologia na contabilidade, o contador optar por manter os dados do seu escritório e dos seus clientes sem integração, ele pode se deparar com uma série de problemas e consequências nada positivas.

Um dos principais é o retrabalho, já que, frequentemente, os dados são duplicados no sistema do escritório contábil, uma vez que não há integração com o sistema do cliente. 

Além disso, é comum que o time de contadores precise lidar com os atrasos e a falta de organização no envio dos documentos mensais. Isso porque muitos clientes não têm experiência com gestão contábil, nem priorizam esse processo, porque, afinal, não é uma rotina diretamente atrelada ao core business do negócio.

Logo, essas dificuldades levam também ao atraso na análise de dados, que depende do envio de relatórios do seu cliente para ser feita. 

O fato é que sem uma integração adequada entre o seu escritório e a rotina contábil do seu cliente, os processos se tornam muito mais desgastantes, já que, mês a mês, a maioria dessas dificuldades se repete. 

3 De que maneira essa integração acontece?

O uso da tecnologia no escritório contábil tem o potencial de revolucionar a forma como o contador trabalha. 

Por exemplo, a partir do momento que o profissional tem acesso à informação necessária, no momento exato que ele precisa, é possível fazer uma apuração correta na hora certa, sem qualquer tipo de dificuldade, falha ou retrabalho.  

Para garantir esse nível de assertividade nas entregas, o melhor alternativa é investir em soluções que facilitem o controle da atividade financeira dos clientes, de forma simples, prática e eficiente, por meio da automatização de processos, mas com informações de valor. Esse modelo é o futuro da contabilidade! 

Usando o ONVIO e o Onbalance é possível digitalizar as rotinas contábeis e otimizar as entregas. Isso porque, juntos, eles viabilizam a conexão do escritório ao negócio do cliente. 

O ONVIO é utilizado pelo contador, facilitando a automatização de uma série de tarefas. Já o OnBalance é incorporado pela empresa cliente como um ERP.

Ou seja, a integração acontece a partir do momento que os sistemas trabalham juntos. A partir do ONVIO, o contador tem acesso aos dados do cliente que interessam e estão armazenados no OnBalance.

Dessa maneira, o cliente se isenta da preocupação de enviar notas fiscais e outros documentos por e-mail ou outro meio para o contador.  Assim, cliente e contador ficam ainda mais próximos, tendo as rotinas diárias otimizadas e organizadas, evitando erros e retrabalho.

O futuro da contabilidade é on-line, em tempo real, integrado e ele já começou! Investir no ONVIO e no Onbalance é a melhor maneira de se manter conectado aos cliente, controlando os processos e construindo negócios mais lucrativos e estratégicos, com inteligência e inovação.

4 Os benefícios da integração contábil

O investimento em soluções de gestão contábil integradas não só fortalece a parceria com os clientes como também traz muito mais agilidade e assertividade ao fluxo de processos e rotinas. 

Além disso, evita diversos outros problemas frequentes que ocorrem por conta da falta de integração das informações. Confira, a seguir, quatro benefícios que o seu escritório contábil e os seus clientes podem usufruir ao optar pela gestão integrada.

1. Análise de dados em tempo real 

Quantas vezes os profissionais do seu time já pararam a apuração contábil de um devido à falta de documentação correta? Incontáveis, certamente. Esse é o tipo de situação que atrasa as entregas e compromete a produtividade dos profissionais. 

Contudo, com soluções integradas essas cenas irão ficar no passado. Isso porque é possível analisar em tempo real os dados do seu cliente. Tanto ele quanto você tem acesso às informações dentro do software. 

Muito mais simples e prático, não é mesmo?

2. Processos mais ágeis e aumento de produtividade 

Explorando os recursos e funcionalidades de soluções integradas, os profissionais têm condições de otimizar as entregas. Afinal, já não será mais preciso correr atrás de documentos, por exemplo. Tudo fica acessível on-line com poucos cliques. 

Além do acesso aos dados, o sistema permite automatizar tanto tarefas rotineiras, como transações de pagamento de impostos, como também procedimentos mais complexos, a exemplo da conciliação mensal das informações.

Com isso, a produtividade do time aumenta, de modo que os profissionais passam a ter mais tempo para atuar em frentes estratégicas como, por exemplo, no planejamento e na captação de clientes. Consequentemente, a lucratividade também deve dar um salto. 

3. Segurança de dados hospedados na nuvem

Como o ONVIO e o Onbalance usam tecnologia de computação em nuvem, o contador do futuro tem a certeza de que todos os dados disponíveis on-line estão criptografados e seguros. 

Na prática, além de permitir o acesso às informações em tempo real, a cloud computing assegura ainda a confidencialidade, a integridade, a autenticidade e a disponibilidade dos dados. 

Ou seja, você não corre mais o risco de ter um retrabalho imenso por conta da perda ou extravio de documentos. Tudo está a salvo!
Quer saber mais sobre como usar tecnologia na contabilidade e qual é o melhor software para o escritório e os seus clientes? Então leia o artigo OnBalance é o parceiro ideal do contador do futuro!

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