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Contador cumprimenta cliente e garante futuro da contabilidade
Futuro da Contabilidade

Contabilidade digital aproxima o escritório contábil do cliente

11 março 2019 SALVAR
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Seu escritório se tornará um negócio digital. Não há mais como reverter o quadro e ignorar esse fato que molda o futuro da contabilidade – e de tantas outras áreas. Os clientes, razão da existência do seu negócio, estarão cada vez mais exigentes e esperam que você acompanhe a transformação digital.

Não há lugar para o contador que parou no tempo!

E uma das formas de mostrar que o escritório corre atrás ou que está à frente da concorrência é ficar de olho em como o mercado tem encantado consumidores em outros setores.

Os varejistas são o grande exemplo quando se trata da tecnologia aliada ao atendimento. O desenvolvimento do e-commerce e de ferramentas digitais de atendimento permitiu essa evolução do varejo. A ideia desse tipo de empresa hoje é levar novas experiências ao consumidor final.

A pesquisa feita pela consultoria DOM Strategy Partners, lista as Empresas Mais Inovadoras no Relacionamento com o Cliente. A Magazine Luiza está no topo, com a nota 9,16. Não é por menos, afinal a empresa conta com o Luiza Labs, um centro próprio de pesquisa e inovação.

Outro setor que assiste às mudanças, ainda com certa perplexidade, é o das Seguradoras. A pesquisa Insurance Trends 2020: tendências e oportunidades do setor de Seguros buscou sondar esse mercado e apontou a experiência do cliente como crucial para o setor.

Se a competitividade é alta, se torna necessário buscar um diferencial. Por isso, as seguradoras que sabem encantar os consumidores saem na frente. E o mesmo pode ocorrer no seu escritório.

Preste atenção em como o atendimento em época de transformação digital se tornará um ponto estratégico das ações do seu negócio!

Atendimento ágil garante o futuro da contabilidade

Sabe aquela GRU (Guia de Recolhimento da União) ou documento que seu cliente solicitou por e-mail? Qualquer demora na resposta pode comprometer a rotina dele e a sua reputação. Mas você bem sabe que nem sempre é possível manter o pronto atendimento. Afinal, demandas como essas são pontuais e nem entram no seu planejamento diário.

Mas como tornar esse tipo de solicitação algo fácil de resolver?

Simples: a tecnologia permite o autoatendimento. Basta ensinar ao cliente como conseguir as informações que precisa e nunca mais ter que se preocupar com a agilidade do atendimento. Afinal de contas, não há nada mais ágil do que o próprio cliente resolver o que precisa.

E não é de um milagre que você precisa para proporcionar uma interface de autosserviço para o consumidor. A tecnologia tem os recursos necessários. A computação em nuvem está na base de tudo isso. Ela permite integrar os clientes ao escritório de forma orgânica e 100% disponível, no momento em que for necessário.

Para melhorar, as interfaces se tornam intuitivas e simples a ponto de serem operadas via smartphone!

Tecnologia ajuda a compreender o cliente

Com as interações digitais entre consumidores, tecnologia e escritório fica mais fácil mapear os desejos do cliente. Saber o que ele mais usa, do que mais precisa, o que mais procura é um conhecimento simples de inferir a partir dos registros tecnológicos feitos por meio de sistemas de gestão especializados na contabilidade.

Mas o que todo cliente deseja?

Atenção e respeito. Essa é a resposta. Mesmo assim, 53% dos consumidores brasileiros relatam em pesquisa que já foram desrespeitados. Além disso, o mal atendimento já fez 79% desistirem de uma compra.

O que você pode fazer no seu escritório para evitar isso e ainda encantar o cliente?

Existem basicamente três formas de conquistar o cliente:

1 – Oferecer descontos – funciona com 89% dos clientes;

2 – Promover um atendimento excepcional – é eficaz com 87% da clientela;

3 – Aceitar feedbacks dos consumidores – surte efeito para 84% dos consumidores.

Para conseguir trabalhar esses três pontos, a tecnologia se torna a melhor aliada. Mas isso não significa que você precisa investir em vários sistemas, como os de atendimento e de gestão de relacionamento com o cliente. Ao trocar ou eleger pela primeira vez o sistema de contabilidade, avalie soluções mais completas.

Veja a seguir como você pode combinar ferramentas gratuitas a sistemas especializados para atender melhor o cliente!

Ferramentas de atendimento

Depois do Whatsapp a nossa comunicação interpessoal nunca mais foi a mesma. Aprendemos uma nova forma de expressão, que contribui tanto para o relacionamento profissional quanto pessoal.

Já parou para pensar em quanto clientes solicitam demandas via mensagem?

As pessoas quase não telefonam mais. Desejam resolver questões de modo ágil. Além disso, quando o assunto exige uma conversa, é avaliada a necessidade de uma agenda cara a cara ou de um bate-papo online. O Skype, por exemplo, têm encurtado distâncias e permite ao escritório atender clientes de fora da cidade ou da região usual.

Graças à transformação digital, tanto o cliente quanto o escritório aprendem a lidar com as facilidades oferecidas pela tecnologia. Essas ferramentas gratuitas de comunicação, por exemplo, quando aliadas a um sistema de gestão contábil que priorize o atendimento, ajudam a conquistar o cliente.

Imagine que seja necessária a impressão de um documento. Se o seu escritório oferece um sistema por meio do qual o cliente resolva essa tarefa sozinho, as ferramentas de comunicação passam a ter um uso mais estratégico. E existem algumas ações que podem ser resolvidas pelo próprio consumidor, com ajuda de um aplicativo mobile.

Veja alguns exemplos de tarefas que se tornam facilitadas pelo autoatendimento e podem ser feitas diretamente do smartphone ou tablet:

  • Download e digitalização de documentos;
  • Ajuste do formato do documento antes do envio;
  • Reconhecimento ótico de caracteres;
  • Localização de documentos buscando por palavras-chave;
  • Busca e emissão de CNDs (Certidão Negativa de Débito);
  • Armazenamento, registro e controle da periodicidade e do vencimento das CNDs;
  • Registro online de todas as solicitações dos clientes;
  • Acesso ao histórico de solicitações.

Imagine que todas essas ações venham reunidas em um único portal exclusivo para o cliente. Essa seria uma forma de cumprir as três formas de conquista que mencionamos anteriormente, certo?

Então, procure e pesquise mais sobre os sistemas especializados que ofereçam recursos de atendimento e autosserviço. Eles garantem o futuro da contabilidade em tempos de transformação digital.
Entenda mais sobre esse cenário e sobre a nuvem de mudanças que impulsionam o relacionamento com o cliente na contabilidade!

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