Contador do futuro: o que fazer quando você precisa demitir um cliente? | Thomson Reuters - Soluções Domínio

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Gestão Contábil

Contador do futuro: o que fazer quando você precisa demitir um cliente?

Adriano Ferreira
16 janeiro 2020 SALVAR
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Você sabe que o escritório contábil não tem somente parcerias saudáveis. Infelizmente, em alguns casos, o atendimento ao cliente se torna desgastante e pouco produtivo. E isso compromete a motivação do time e a qualidade das entregas e do serviço prestado. 

Neste cenário, o contador do futuro precisa saber a hora certa de demitir um cliente e, principalmente, como fazer isso sem fechar portas. Pode parecer difícil, mas é uma medida necessária para a sobrevivência do seu negócio.

Afinal, na contabilidade do futuro não há espaço para perda de qualquer tipo de recurso, como tempo e energia do time. É preciso otimizar tudo o que está ao seu alcance para melhorar o desempenho do escritório e agregar valor para o cliente. 

Portanto, se algum parceiro está dificultando o seu crescimento, é hora de pensar em como demiti-lo.

Quer saber como fazer isso de um jeito sutil, sem ser injusto e causar uma má impressão? Continue lendo este artigo! 

#1 Cinco razões para dispensar um cliente

Antes de decidir entre demitir ou não um cliente, é importante que o contador do futuro avalie o cenário e a qualidade do relacionamento com o parceiro. É preciso, por exemplo, mensurar se o cliente traz mais prejuízo do que lucro. 

Além disso, busque compreender como está a motivação do seu time e comprometimento dos profissionais para as entregas daquele cliente. Nada melhor do ouvir quem está na ponta e ter a certeza de que o time fez tudo o que estava ao alcance dele para melhorar essa parceria e tornar mais produtiva. 

Veja, a seguir, alguns motivos que podem apontar a demissão como o melhor caminho:

  • Falta de colaboração: se você sabe que ele não colabora para o trabalho dos profissionais, nem recomenda os serviços do escritório, fica claro que ele está longe de ser um bom parceiro. 
  • Com frequência, é um dos inadimplentes: para a gestão de um negócio, prestar um bom serviço e não receber em dia gera impactos muito negativos, prejudicando a saúde financeira. Portanto, se o cliente paga atrasado ou demora demais para acertar as contas considere demiti-lo.
  • Ele não reconhece a dedicação do seu time: quando o cliente se mostra insatisfeito e não reconhece o trabalho desenvolvido pelo seu time, a tendência é todos os envolvidos sentirem-se desmotivados e o relacionamento se torna desgastante. 
  • Ele insiste em negociar valores e até brindes: Além disso, ele busca negociar o valor dos serviços prestados e pede descontos e brindes. É uma demanda que você não precisa atender. Afinal, o contador do futuro sabe bem o valor das suas entregas.
  • Ele questiona os processos e as entregas: além de não reconhecer o mérito dos profissionais que o atendem, ele faz questionamentos infundados e falta com respeito com o seu time. 

#2 O que se pode aprender ao acabar um relacionamento com um cliente?

Se você identificar as razões citadas e concluir que é preciso interromper o relacionamento com o cliente, é fundamental também aprender com esse término. Afinal toda parceria deixa uma ou mais lições.

Ao contador do futuro cabe analisar, por exemplo, quais práticas podem ser adotadas para atrair os clientes certos e construir parcerias mais duradouras e rentáveis. 

Confira, a seguir, algumas estratégias:

  • Definir o potencial cliente: desse modo, é possível tornar a prospecção mais assertiva, conquistando clientes com o perfil ideal;
  • Categorize os clientes: separe-os em dois grupos, selecionando aqueles que são mais colaborativos e rentáveis e os que tendem a trazer problemas e prejuízos.
  • Faça um alinhamento: logo após a contratação, promova o engajamento do cliente e busque mantê-lo focado nas entregas que o seu time precisa para trabalhar. Ele precisa entender o seu papel na gestão contábil. 
  • Avalie a carteira de clientes: monitore a contribuição de cada cliente para o trabalho desenvolvido. Ao identificar aqueles que estão com a participação “abaixo do desejado”, pense em ações para manter o engajamento deles.
  • Surpreenda sempre: vale lembrar que o seu time precisa estar afiado para entregar o melhor aos clientes. Desse modo, é possível superar as expectativas iniciais e entregar os resultados esperados.

#3 Como terminar o contrato de uma maneira positiva?

Colocar um ponto final em uma relação é sempre uma tarefa difícil. Por mais que existam razões claras para encerrar a parceria, o rompimento gera um desconforto e nem sempre é bem aceito. 

Neste momento, usar a empatia é o melhor caminho. Seja claro, honesto e objetivo no momento da demissão. Quando você divaga muito antes de compartilhar sua decisão apenas estende uma conversa que, inevitavelmente, em alguma medida, será difícil. Por isso, seja sensível e entregue a notícia da demissão da forma que gostaria de recebê-la, se você fosse demitido. 

Ao apresentar as razões que justificam o cancelamento do contrato, o contador do futuro mostra que a parceria já não era mais saudável há algum tempo. Feito isso, pense ainda em alternativas para ajudar seu ex-parceiro. O que você pode fazer para oferecer suporte neste momento?

Indicar profissionais ou escritórios especialistas no ramo do cliente é uma ótima maneira de orientá-lo. Assim, você mostra que deseja o melhor para a organização dele.  

Ficou interessado em saber mais sobre a contabilidade do futuro? Continue acompanhando o blog!

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