O contador será substituído pela tecnologia?

O contador será substituído pela tecnologia?

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Transformação digital não acabará com contadores 304795969
Futuro da Contabilidade

Futuro da contabilidade: o contador será substituído pela tecnologia?

22 novembro 2022 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Estamos vivendo em uma época de grandes mudanças e há muita especulação sobre como será o futuro da contabilidade. Uma das coisas da qual podemos ter certeza é a importância que a tecnologia terá na transformação das práticas contábeis. 

Para ficar à frente da concorrência, seu escritório contábil precisará usar os benefícios da tecnologia a seu favor. A ruptura que estamos vendo na profissão significa que inevitavelmente haverá vencedores e perdedores nos próximos meses e anos. 

Continue lendo este post e descubra como será a contabilidade do futuro e se essa profissão vai desaparecer!

A automatização e o desaparecimento de algumas profissões

À medida que o tempo avança, com o desenvolvimento da tecnologia e a corrida da transformação digital, inúmeras tarefas vêm sendo automatizadas. Por isso, muitas profissões, que antes tinham seu lugar ao sol, hoje já nem existem mais. 

Por muito tempo, se não fosse o acendedor de iluminação pública trabalhar antes de anoitecer, as cidades ficariam no escuro. Do mesmo modo, caso o leiteiro faltasse com a entrega em um dia, o café seria sem leite até o dia seguinte. Contudo, mesmo executando tarefas indispensáveis, esses profissionais não existem mais.  

Seguindo esse mesmo ritmo, no futuro da contabilidade, algumas consultorias preveem que a tecnologia vai substituir também o contador. De acordo análise feita pela Ernst & Young, e divulgado pelo Portal Contabeis, até 2025 essa é uma das profissões que podem vir a ser substituídas por tecnologia para a contabilidade. 

Mas será que isso é mesmo possível? A contabilidade do futuro se tornaria viável sem a participação do contador?

Será que a tecnologia vai substituir os contadores? 

A resposta é não! O contador tem um papel central que vai muito além da entrega das obrigações fiscais. Cada vez mais, a capacidade analítica e interpretativa desse profissional tem sido exigida para a superação de diferentes desafios e a construção de alternativas para situações complexas do ambiente corporativo. 

O contador tem formação, competências e habilidades para gerenciar muitas demandas diferentes. É ele o responsável pelas atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias. 

Muito além disso, o contador vem se firmando nas empresas como um consultor de negócios. Ele elabora relatórios financeiros e de risco completos, além de auxiliar no controle do seu fluxo de caixa, na redução de encargos e na prevenção de passivos tributários e prejuízos para a empresa. 

Além disso, outra linha de atuação do contador é a auditoria independente, posição que exige preparo, técnica e uma capacidade analítica apurada, já que ele precisa compreender, por exemplo, os efeitos e a legitimidade das demonstrações financeiras.

Com tantas contribuições diferentes para a gestão contábil, o contador tem um papel de destaque na administração financeira. Isso porque a visão e a compreensão técnica de todas as transações e obrigações contábeis, bem como dos seus impactos, é exclusiva do profissional especialista. 

No futuro da contabilidade, que já começou, a tecnologia vem para somar, otimizando o desempenho técnico do contador

Como será a contabilidade do futuro

Enquanto a transformação digital avança, muitas incertezas, tendências e possibilidades ganham destaque. Contudo, é importante saber que na contabilidade do futuro o contador terá seu lugar. Isso porque a gestão tributária é indispensável para a lucratividade, o crescimento e o sucesso de uma organização. 

Veja, a seguir, 5 razões que apontam por que a profissão de contador não deixará de existir.

  1. A contabilidade é uma atividade estratégica. O contador tem uma função importantíssima em uma entidade: é ele o responsável não só pelos cálculos, mas também pelas análises de movimentações e transações financeiras.

    Ou seja, ainda que um robô fizesse todo o balanço, o contador será sempre o responsável por analisar, conferir e assegurar que tudo esteja correto. Além disso, em outros contextos, como em processos de fusões e aquisições, em auditorias e etapas de due diligence, o contador tem papel central. Não há como pensar em colocar uma máquina em seu lugar.
  2. Gestão tributária dinâmica e complexa. O contador é um dos profissionais que melhor compreende a gestão de tributos em uma empresa. Ele faz a apuração dos impostos, entrega as obrigações acessórias, acompanha as alterações frequentes na legislação e aprende a incorporá-las nos processos tributários.

    Ou seja, ele é quem domina uma gestão de tributos dinâmica e complexa e completando o ciclo com análises e previsões de impactos financeiros. Dificilmente, uma máquina irá entregar tudo isso: do operacional ao analítico. As novas tecnologias podem otimizar, mas não substituir o trabalho do contador.
  3. Habilidade de interpretação de dados contábeis. Essa é uma função exclusiva do contador. Afinal, normalmente, gestores, executivos e sócios não têm domínio técnico relacionado à contabilidade e tributos. É o contador que atua como consultor estratégico, explicando e traduzindo muitas das variações de resultado ou patrimônio.
  4. Programação das novas tecnologias. Muitas empresas pensam em adquirir sistemas que otimizem a gestão contábil e o mercado já oferece algumas opções. Contudo, a projeção desse tipo de ambiente requer conhecimento técnico de contabilidade. Sem os contadores, os desenvolvedores conseguiriam desenvolver sistemas e robôs completos? Definitivamente não.
  5. Incompatibilidade de formatos e sistemas. Muitas das interfaces de aplicações e dos sistemas não têm padrão e, por isso, não são compatíveis entre si. Desse modo, com ambientes financeiros, contábeis e fiscais desvinculados, o fim da atuação dos contadores em uma organização se torna inviável. 

A importância de aliar pessoas e tecnologia

Reunir pessoas e tecnologia em um processo simplificado que atenderá melhor seus clientes será crucial para navegar pelas mudanças e permanecer bem-sucedido.

Para iniciar este processo, pode ser necessário adotar novos sistemas se o seu estiver desatualizado. No entanto, ao deixar os sistemas legados para trás, você pode encontrar a resistência de algumas pessoas na equipe que não estão dispostas a aceitar mudanças. Ajudá-los a ver as vantagens das novas tecnologias será essencial para o sucesso de sua empresa.

Às vezes, parece mais fácil manter os sistemas que você tem apenas porque está acostumado com eles, mas lutar contra o comodismo e adotar uma tecnologia mais eficiente terá resultados no final. O treinamento da equipe e dos clientes sobre como usar as ferramentas de tecnologia os ajudará a compreender os benefícios e vê-los por si próprios.

Mudar para a nuvem é uma das maneiras mais fáceis de agilizar seus processos e alcançar relacionamentos melhores e mais colaborativos com os clientes, oferecendo-lhes acesso mais fácil às informações.

Os sistemas em nuvem também aumentam a precisão, eliminando erros na entrada e no processamento de dados e tornando mais fácil saber onde encontrar certas informações.

Além de tornar sua prática contábil eficaz e ajudá-lo a fornecer o melhor serviço possível aos seus clientes, a tecnologia adequada o ajudará a atrair as pessoas certas. Os colaboradores mais jovens procuram uma boa experiência em tecnologia. Prestar atenção a essa mudança geracional é importante, pois em 2025, 75% da força de trabalho global será composta pela geração do milênio.

Mais tecnologias disruptivas trazidas pela transformação digital 

Na transformação digital, a tecnologia para a contabilidade automatizou, de fato, muitas tarefas manuais que eram realizadas pelo contador. De todo modo, o uso das tecnologias disruptivas veio para otimizar e simplificar a rotina do profissional, e não para eliminar sua função.

Com o uso de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) e a aplicação dos chatbots no atendimento, agora o contador do futuro tem tempo e energia para se dedicar às atividades que requerem mais capacidade analítica e visão estratégica.

Outras tecnologias importantes na contabilidade do futuro:


Automatização das tarefas contábeis

As tarefas contábeis que demandam muito tempo e mão de obra – como auditorias, preparação de impostos, serviços bancários e folha de pagamento – estão rapidamente se tornando automatizadas. Como a aplicação da IA continua a ser integrada às tarefas contábeis, os sistemas tecnológicos assumirão as tarefas repetitivas e demoradas, deixando as tarefas analíticas e gerenciais para os humanos. 

Outro exemplo é o uso de Automação Robótica de Processos (RPA) para reduzir o tempo de processamento de auditorias e contratos para semanas em vez de meses. As empresas que usam a integração entre RPA IA tem maior eficiência e serviços de nível superior em comparação com concorrentes menores que não usam esse tipo de tecnologia.

– Blockchain

Outra tendência que afeta a demanda por contadores no futuro é a tecnologia blockchain. Embora o blockchain possa ter ganho popularidade devido ao bitcoin, a tecnologia progrediu substancialmente. 

A atratividade do blockchain para a contabilidade está na possibilidade de um novo tipo de livro-razão – aquele que pode ser continuamente atualizado e verificado sem a ameaça de ser alterado ou corrompido.

Como o blockchain permite que os usuários acessem esses livros em tempo real, bem como criem contratos inteligentes e registrem transações, não é nenhuma surpresa que o sistema esteja ‘no radar’ dos contadores do futuro. 

Habilidades necessárias para ser um contador do futuro

Diante de uma evolução natural e necessária e do avanço da tecnologia, o desafio do contador na contabilidade do futuro é acompanhar as mudanças, conhecer as novas tecnologias e assumir a figura do CAO – Chief Accounting Officer. Na prática, ele passa a ser um Cientista de Dados Contábeis, com conhecimentos em Internet das Coisas, Big Data e outras ferramentas inovadoras focadas, por exemplo, em gestão de dados.

No futuro da contabilidade, a tecnologia aparece como uma aliada, que proporciona a expansão do escopo de atuação do contador e gera maior demanda pelos seus serviços.

Sem dúvida, o contador do futuro precisará ser tecnologicamente experiente para evoluir com a mudança da indústria.

Conforme a transformação digital progride e mais empresas movem suas informações para sistemas baseados em nuvem, os contadores precisam se tornar proficientes nessa tecnologia para oferecer aos clientes análises financeiras atualizadas e permanecer competitivos. 

Os profissionais de contabilidade que desejam usar o blockchain precisarão estar familiarizados com os programas de software relevantes, bem como configurar a transferência de informações para livros, contratos e registros.

Com a automação se tornando um aspecto importante da contabilidade, é crucial se preparar para o futuro da contabilidade, desenvolvendo as habilidades necessárias para realizar as tarefas administrativas, gerenciais e analíticas que a tecnologia não pode fazer. 

Além disso, muitos contadores podem assumir uma função de consultoria com os clientes, o que significa que eles precisam ser qualificados para analisar big data para detectar padrões e tendências. Familiaridade com mineração de dados e outras técnicas de ciência de dados será fundamental aqui.

Da mesma forma, os profissionais de contabilidade também precisarão entender como usar estratégias e programas de visualização de dados para traduzir todos esses dados em percepções para clientes e líderes da empresa.

Profissionais de contabilidade com essas habilidades podem usar análise preditiva e previsão para aconselhar estrategicamente clientes ou organizações. Como a automação libera o tempo anteriormente gasto em tarefas mais mundanas, os profissionais de contabilidade podem se concentrar nessas habilidades analíticas de nível superior.

É hora de ajudar seus clientes

Usar novas tecnologias e tornar o trabalho mais inteligente será o segredo para manter a importância da profissão de contador no futuro. Realmente foi-se o tempo de pensar apenas em apurar impostos, produzir declarações fiscais e demonstrações financeiras.

Os clientes desejam que seus contadores resolvam seus pontos problemáticos. E esses profissionais estão na melhor posição para orientar seus clientes com autoridade, conhecimento e julgamento.

Alguns contadores consideram que a transformação digital é a grande inimiga, colocando em risco seus empregos.

No entanto, a tecnologia está facilitando a conformidade para que você possa se concentrar em oferecer soluções mais estratégicas e analíticas aos seus clientes.

Outra coisa a se levar em conta é o fato de que os serviços online estão reduzindo as barreiras geográficas. Agora você pode ajudar os clientes remotamente, de qualquer local, enquanto mantém os dados da sua empresa e dos clientes com segurança e vários níveis de proteção.

Quer conhecer mais sobre o perfil do contador do futuro? Então não deixe de baixar nosso material: E-book Pesquisa Contador do Futuro, gratuitamente.

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.