Google Meu Negócio - Como colocar seu escritório no Google

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Marketing

Google Meu Negócio: passo a passo de como colocar seu escritório no mapa do Google

15 agosto 2022 SALVAR
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Uma das principais questões de quem empreende em um mercado concorrido como o contábil é: “como me destacar da concorrência e atrair mais clientes para o meu escritório?” Isso porque, em meio a centenas de novos empreendedores contábeis que surgem todos os meses, encontrar formas de evidenciar o seu negócio, faz toda a diferença. Por isso, o Google Meu Negócio pode ser o seu grande aliado nesse sentido. Afinal, essa plataforma ajuda a colocar o seu negócio, e todas as informações relevantes sobre ele, em destaque no maior buscador de pesquisas do mundo.  

Então, se você se animou com a ideia e quer saber o que é Google Meu Negócio, como ativá-lo para o seu escritório e utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital, esse artigo irá ajudá-lo. Nele você encontrará um guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.  

Vamos lá? 

O que é o Google meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas que o Google disponibiliza, gratuitamente, para que você cadastre todas as informações do seu escritório para que seus clientes, prospects, ou qualquer outra pessoa que esteja procurando por um negócio contábil na internet, o encontre com maior facilidade.  

É por meio dessa plataforma também que outra ferramenta do Google, o Google Maps, mostra para os usuários empreendimento próximos a ele.  Então, se você já perguntou a si mesmo: “como faço para o meu escritório ter uma localização no Google Maps? “, a resposta é essa: cadastrando a sua empresa no Google meu Negócio! 

Ou seja, quando um usuário pesquisa por algo, como: “escritório de contabilidade em local x’; “escritório de contabilidade”; “contabilidade próximas a mim”, “contabilidades na região”, ou qualquer outra questão do tipo, vai encontrar uma lista de opções. E se você estiver com todos os dados e informações do seu negócio, cadastrados e atualizados no Google meu Negócio, com certeza, o seu escritório será o primeiro dessa lista.  

Além disso, ao ativar seu escritório no Google Meu Negócio, você cria uma espécie de “ficha cadastral”, na qual pode incluir informações como: 

  • Endereço; 
  • Horário de funcionamento; 
  • Horários de pico de atendimento; 
  • Telefone; 
  • FAQ
  • Avaliações e comentários dos clientes; 
  • Cursos e eventos; 
  • Serviços 
  • Fotos. 

Então, além de reunir informações relevantes sobre o seu escritório, que podem ser fundamentais para a decisão do prospect, usar o Google Meu Negócio passa credibilidade e ajuda as pessoas a identificarem que você existe e tem um espaço físico para recebê-las.   

Vantagens do Google Meu Negócio 

Além de divulgar o seu negócio de forma gratuita na maior rede de pesquisas do mundo, abaixo eu listei outras vantagens que o Google meu negócio entrega ao seu escritório  

1 – Torna a sua marca mais conhecida 

Quando você adiciona as informações completas do seu escritório no Google meu Negócio de forma otimizada, o buscador te coloca em uma posição de destaque na página de busca.  

Assim, quando um usuário pesquisar por um escritório contábil, as chances do seu ser o primeiro a aparecer aumentam e muito, fazendo com que mais pessoas conheçam a sua empresa organicamente. 

Além disso, por meio das informações de localização, horário de funcionamento e fotos, você também destaca o seu escritório no Google Maps, o que potencializa ainda mais a divulgação do seu negócio. 

2 – Traz mais clientes para o seu site 

Ao aumentar o alcance do seu escritório, você também melhora o alcance do público potencial do seu site. 

Isso porque, as informações do seu cadastro no Google Meu Negócio e as avaliações feitas por seus clientes, fazem com que outras pessoas se interessem pelos seus serviços e acessem o seu site, o que é meio caminho andado para um funil de vendas assertivo.  

Ou seja, para esse visitante pular de prospect para cliente, seguindo esse caminho, é muito fácil.  

3 – Melhorar a sua reputação e conquistar a confiança dos seus clientes 

Com certeza você já acessou o Google para buscar informações sobre uma empresa antes de assinar contrato ou fechar um negócio com ela, certo? Pois saiba que seu cliente também faz isso.  

Portanto, ter um cadastro completo no Google Meu Negócio, com vídeos, fotos e comentários, além de aumentar a quantidade de visitas no seu site e melhorar a visibilidade do seu escritório de forma gratuita, aumenta a sua credibilidade e faz com que as pessoas se sintam mais seguras para fechar negócio com seu escritório.  

4 – Oferece estatísticas de acesso que podem ser úteis para tomadas de decisão  

O Google Meu Negócio também proporciona a você a possibilidade de analisar os dados de acesso dessa plataforma e utilizá-los como aliados da sua estratégia de marketing digital.   

Afinal, por meio das ferramentas do Google Meu Negócio, você pode facilmente: 

  • Analisar os acessos diários a sua ficha e compará-los com os acessos do seu site; 
  • Enxergar quais palavras-chave os usuários estavam buscando no Google quando encontraram seu negócio; 
  • Entender o que um potencial cliente faz após entrar no seu perfil. Se o próximo passo foi ligar para o seu escritório, acessar o seu site, realizar questionamentos, entre outras coisas. 

Com essas informações, é possível realizar ajustes no seu perfil do Google Meu Negócio e no conteúdo do seu site de acordo com a busca do seu público.  

Como ativar seu escritório no Google Meu Negócio? 

  • Visite o site do Google Meu Negócio e depois clique em “Gerenciar Agora”;  
  • Depois, faça login usando o mesmo e-mail e senha que você utiliza em suas outras contas do Google, como Gmail, Google Drive, Youtube etc. Se você não tiver uma conta, crie do início nesse mesmo ambiente. 
Google Meu Negócio
  • Feito isso, clique em incluir a sua empresa no Google; 
Google Meu Negócio
  • Depois, comece a adicionar todas as informações relevantes sobre o seu escritório, como nome fantasia, telefone, horário de atendimento, fotografias de eventos, dos colaboradores e suas, entre outras coisas; 
  • Em seguida, o Google irá informar que, para concluir, será necessário confirmar seu endereço e, por mais burocrático que pareça, essa confirmação é feita pelo correio. Pois é, o Google precisa encaminhar um cartão postal com o código de verificação para o endereço cadastrado no Google Meu negócio. Essa é uma forma de garantir que só existam empresas reais na plataforma, desencorajando a criação de perfis falsos. Todo esse processo pode levar até 14 dias. 
     
  • Com o código em mãos, basta acessar novamente a plataforma, clicar em painel de controle, indexar o código e clicar em “Confirmar agora “; 
     
  • Prontinho! Seu perfil está completo! 

Como otimizar o Google meu Negócio? 

Cadastro concluído, certo? Mas, e agora? Qual o próximo passo para atingir todos os benefícios que eu citei nesse conteúdo? Para responder a essa pergunta, nas próximas linhas eu mostro algumas ações que você pode utilizar no seu Google Meu Negócio para otimizá-lo e torná-lo ainda mais assertivo.  

Acompanhe: 

1 – Mantenha seu perfil constantemente atualizado 

É óbvio? Sim, mas infelizmente, depois do cadastro criado, não são todos os escritórios que colocam em prática a ação de atualizá-lo com constância.  

Por isso, é fundamental que você crie esse hábito e mantenha o seu Google Meu Negócio sempre com informações atualizadas, principalmente no que diz respeito ao horário de funcionamento e telefone.  

Afinal, imagine só um usuário que, ao fazer uma busca no Google, encontrou sua empresa, identifica que ela abre aos fins de semana, vai até lá e dá de cara com a porta, pois essa informação não é mais atual? Seria uma experiência para lá de frustrante, certo? Por isso, você deve a todo custo evitá-la. 

2 – Fomente a interação no perfil da sua empresa 

Outro fator importante do Google Meu Negócio é que, assim como acontece nas redes sociais, a quantidade de comentários em seu cadastro é super relevante. Por isso, é importante que você estimule seus clientes a deixarem comentários sobre a experiência que têm com o seu escritório. 

Até porque, segundo dados levantados pela Provokers, 55% dos consumidores afirmam confiar nas avaliações online, tanto quanto nas que recebem pessoalmente. Ou seja, é quase como um programa de indicação.  

Uma forma de fazer isso é compartilhando com seus clientes o link de avaliação do seu escritório. Dessa forma, quando ele clicar nesse link, já cairá direto em sua página e poderá escrever a sua avaliação.  

Você pode encaminhar esse link para os clientes após um serviço bem-feito, um bom atendimento ou compartilhar em suas redes sociais.  

Para ter acesso a esse link, basta entrar em sua página inicial do Google Meu Negócio e clicar em: “compartilhe seu perfil e receba novas avaliações dos clientes”. 

E para estimular ainda mais essa interação, procure sempre responder ao feedback deixado em seu perfil, tornando esse um espaço de troca entre a empresa e o cliente. 

3 – Libere para agendamentos 

Outra otimização que você pode fazer no seu Google Meu Negócio é habilitar o botão “agendamentos”. 

Essa é uma funcionalidade que pode ajudar muito a área de vendas do seu escritório quando o assunto é prospecção e atração de novos clientes. Afinal, ele permite que o próprio usuário que tem interesse em seus serviços marque um horário para visitar seu escritório.  

Funciona assim, ao clicar no botão, o usuário é levado para sua agenda e visualiza todos os dias e horários que você tem disponíveis para atendê-lo. Feito isso, basta que ele preencha um formulário com suas informações pessoais e reserve a data escolhida. 

Para permitir um agendamento, você precisa acessar esse link: https://www.google.com/maps/reserve/partners e escolher um dos servidores parceiros do Google. Depois disso, sua conta do Google Meu Negócio será vinculada a esse provedor para criação da agenda.  

É importante apenas verificar os agendamentos provenientes desse canal com periodicidade. Pois, eles não são vinculados a sua agenda do Google, por exemplo. Então, para ter certeza de que esses prospects serão atendidos no dia e horário correto, é preciso estar atento.  

Pronto para colocar o seu negócio à frente da concorrência com o Google Meu Negócio? 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta crucial para o seu escritório, principalmente quando o seu objetivo é atrair novos clientes e se destacar no mercado. Afinal, ela garante ao seu negócio um melhor posicionamento no maior buscador do mundo, o Google, além de dar maior credibilidade e confiança aos seus prospects, com boas avaliações e comentários.  

Então, caso você não tenha uma conta no Google Meu Negócio, crie agora mesmo. E se você já tem, coloque as dicas desse conteúdo em prática e comece a colher os bons resultados imediatamente! 

Até o próximo conteúdo! 

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