Como motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais

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como motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório em suas redes sociais
Marketing

5 dicas que podem transformar sua estratégia de marketing digital com a ajuda da sua força de trabalho! 

12 setembro 2022 SALVAR
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Muitos escritórios cometem o erro de negligenciar um de seus ativos de marketing mais importantes e significativos: seus colaboradores. Isso porque, a defesa deles na promoção da missão e valor de uma marca, desempenha um papel crítico na estratégia de marketing digital do negócio.  Por isso, incentivá-los a promover a empresa e seus conteúdos em suas redes sociais pessoais, amplia significativamente o alcance da mensagem da marca, bem como o engajamento online da organização. Inclusive, de acordo com um estudo da The Marketing Advisory Network, as mensagens de uma empresa chegam 561% mais longe quando compartilhadas por seus colaboradores em comparação com a mesma mensagem compartilhada somente pelos canais da empresa. Portanto, motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais é vital para o sucesso do seu negócio e deve fazer parte de sua estratégia de marketing digital. E é exatamente isso que irei ensiná-lo a fazer neste artigo.  

Então, se você deseja ter o apoio de seus colaboradores na divulgação do seu negócio contábil, continue comigo. 

 5 Dicas para motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais 

As estatísticas que eu trouxe acima mostram o quanto motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais não só é importante, como é uma estratégia valiosa para o seu negócio.  

No entanto, pedir para que eles usem suas redes pessoais a serviço da empresa, pode ser desconfortável e, para muitos, até um pouco invasivo. Por isso, abaixo eu listei algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar esse processo mais natural. Sem forçar seus colaboradores ou fazer com que pensem que estão apenas cumprindo ordens.  

Veja: 

1- Deixe que todos participem da escolha das pautas 

O primeiro passo para motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais é deixar que contribuam com a construção dela. Ou seja, nessa estratégia, os conteúdos que seu escritório cria e divulga na internet, devem ser desenvolvidos por todos e não só pelo responsável do marketing ou de sua agência, se esse for o seu caso.  

Portanto, permita que seus colaboradores participem da escolha de pautas para o conteúdo que irá para o blog, pergunte a eles sobre novas tendências que conhecem, atividades de mídia social da concorrência e quaisquer comentários ou reclamações recorrentes de clientes que possam virar posts para o Instagram, por exemplo.  

Incentivar a participação deles no que é postado nas redes da empresa, naturalmente, fará com que eles compartilhem esse conteúdo quando ele for postado. Afinal, eles contribuíram para a sua construção e sentirão orgulho de mostrar aos seus seguidores.  

Então, faça essa reunião de forma quinzenal, mensal ou de acordo com a periodicidade com que você constrói seus posts e verá como os resultados serão positivos.  

2- Notifique a equipe sobre novas postagens nas redes sociais

Outra forma de motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais é enviando a eles notificações sobre as novas postagens. Ou seja, você deve colocar o conteúdo no radar do seu time de forma mais ampla do que apenas postar nas redes da empresa e esperar que eles façam esse trabalho.  

Por exemplo, você pode usar a ferramenta de comunicação da sua empresa, como o Slack, Microsoft Teams, Google Chats, entre outros, para notificá-los sobre novos conteúdos ou enviar um boletim informativo por e-mail. 

Outra ideia é, sempre que o conteúdo postado tiver sido idealizado por algum colaborador, mencionar isso na notificação.  Essa ação pode deixá-los ainda mais motivados a compartilhar a publicação. No entanto, cuidado para não ser cansativo enviando muitas notificações, isso pode surtir o efeito contrário e, ao invés de motivá-los, desengajá-los da ação.  

3- Gamifique e reconheça os defensores da marca 

Um pouco de competição e reconhecimento ajudam quando o assunto é motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais. E uma forma divertida de fazer isso é criando competições em torno dessa atividade. 

Neste contexto, utilizar a gamificação pode ser uma ótima maneira de transformar essa ação em uma competição saudável e compensativa para ambos. 

Por exemplo, você pode utilizar uma tabela para registrar o colaborador ou departamento que mais compartilhou e engajou nos conteúdos postados pelo escritório e recompensá-los.  

As recompensas podem ser na forma de: 

  • Almoço pago pela empresa 
  • Cartões de presente 
  • Folga extra 
  • Valor a mais no benefício vale alimentação ou refeição, entre outros.  

O importante é mostrar algum ganho e reconhecimento ao colaborador. 

4- Compartilhe o sucesso do colaborador 

Os esforços e todo trabalho duro de seus colaboradores também devem ser reconhecidos. Dessa forma, aprecie e compartilhe as pequenas vitórias deles. Isso pode motivá-los a terem um bom desempenho e torná-los pessoalmente ligados à sua marca nas redes sociais. E como a mídia social é um desabafo “digno de se gabar”, seu colaborador terá mais chances de compartilhar suas realizações com seus amigos e familiares. 

Portanto, nas redes sociais do seu escritório, procure sempre destacar o colaborador do mês, aqueles que ganharam prêmios ou que foram mencionados por clientes em uma avaliação ou pesquisa de satisfação.  

Além disso, não se esqueça de compartilhar as conquistas de toda a empresa, como o ganho de qualquer tipo de prêmio por um ótimo serviço prestado. As realizações da empresa são um maravilhoso conteúdo social e seu time sentirá orgulho e ficará mais propenso a compartilhar esse conteúdo 

Neste contexto, sem dúvidas, essa é uma forma de motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais.

5- Dê o exemplo 

Por fim, a última dica de como motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais é: dê o exemplo. 

Você é o gestor do negócio e a pessoa por trás de toda essa estratégia. Por conta disso, estão todos de olho em busca de exemplos de como você compartilha o conteúdo e gera engajamento para a empresa.  

Portanto, você deve ser o primeiro a compartilhar, curtir e comentar o que foi publicado, fornecendo todo o apoio necessário para que os seus conteúdos caiam no limbo da internet.   

Então, seja sempre o exemplo que você quer que seus colaboradores sigam, caso contrário, você pode ser o motivo para eles não fazerem. 

Pronto para motivar seus colaboradores? 

Motivar seus colaboradores a divulgarem seu escritório nas redes sociais, como pode ver, exige um certo esforço, mas a recompensa é tremenda.  Por isso, as empresas que ainda não estão fazendo uso dessa estratégia, certamente estão perdendo a oportunidade de ampliar seu alcance e aumentar o reconhecimento de sua marca. Afinal, com motivação, orientação e reconhecimento suficientes, as empresas podem liberar o potencial de seu ativo mais significativo e colher os frutos dessa ação. Conquistando mais clientes, se colocando como autoridade de marca e atravessando as barreiras do seu escritório.  

Então, se você estiver pronto para transformar sua força de trabalho em uma potência em suas redes sociais é colocar a mão na massa e seguir as 5 dicas desse artigo!  

Até o próximo conteúdo. 

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