A pandemia causada pelo vírus Covid-19 obrigou a população ao redor do mundo a permanecer reclusa em suas casas e, como consequência deste isolamento social, a economia mundial acabou sofrendo um enfraquecimento sem precedentes.
Dados apontam que esta crise econômica será responsável por 11,5 milhões de trabalhadores desempregados apenas na América Latina e Caribe.
Em meio a este grande número de novos profissionais sem emprego estão muitos contadores, que acabaram dispensados dos escritórios de contabilidade e agora sonham em investir em empreendedorismo contábil e abrir um escritório.
Este post mostrará uma lista de oportunidades que podem ser úteis para quem quer se reinventar dentro do setor de contabilidade. Acompanhe!
Por onde o contador do futuro deve começar?
O primeiro passo é responder às perguntas-padrão:
- Você tem o dinheiro necessário para começar seu empreendimento ou precisa estudar as melhores linhas de crédito para MPEs?
- Qual será o público-alvo do seu empreendimento contábil?
- Qual será seu diferencial?
É claro que existem muitas outras perguntas além dessas que são importantes de serem consideradas na hora de tomar a decisão de abrir um escritório de contabilidade, mas vamos focar nos principais tópicos:
# 1 – Analise as melhores opções de crédito para micro e pequenas empresas
Nesta situação de crise, vale avaliar se sua necessidade de crédito é real ou se há outras alternativas. Se o crédito for o único caminho, uma boa opção é estudar a Medida Provisória nº 958, criada pelo Governo Federal no dia 24 de abril de 2020.
Esta MP foi criada para facilitar o acesso ao crédito para MPEs e exime bancos públicos e subsidiários de exigirem inúmeras obrigações de contratação e renegociação de dívidas para este público. Acesse este link para conferir as informações completas.
Assim que a decisão pela busca por linhas de crédito for tomada, outras análises tornam-se necessárias para escolher a melhor opção para sua necessidade. Por exemplo reestruturação de dívidas, troca de dívidas de curto para longo prazo, troca de dívidas de juros altos para mais baixos, entre outros.
O mesmo vale para ex-clientes que estão devendo honorários. Neste início de empreendimento contábil, vale a pena buscar antigos clientes e oferecer alternativas para que eles possam quitar as dívidas que tinham com você. Dessa forma você recebe um dinheiro e, quem sabe, os conquista novamente.
# 2 – Faça um planejamento criterioso
O planejamento vai muito além de saber quanto dinheiro tem disponível em caixa. Antes de decidir abrir um escritório de contabilidade, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para identificar oportunidades e necessidades do seu público-alvo para criar estratégias que realmente podem trazer resultados.
Depois de determinar para qual nicho você prestará serviços, é necessário avaliar o que você precisa para que seu negócio torne-se rentável a longo prazo. Utilizar o ciclo PDCA pode ser uma escolha sensata, já que ele abrange todo o ciclo de vida das empresas: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Conferir) e Action (Agir).
Na etapa de planejamento, é hora de definir suas metas e organizar suas ações. Neste ponto você pode começar adotando planilhas ou sistemas de controle financeiro para poder ter uma visão abrangente do fluxo de caixa atual e projetar cenários futuros.
Na hora de colocar os planos em prática você deve analisar se seus conhecimentos são suficientes ou vale a pena optar por especializações. Além disso, é hora de contratar sua equipe, caso esta seja uma necessidade.
As etapas de conferência e ação são as que você observa tudo o que foi feito, analisa se os resultados obtidos são satisfatórios ou não e determina as próximas estratégias. Suas metas foram alcançadas? Você obteve lucro? Quais estratégias podem ser mudadas para que melhores resultados sejam alcançados?
# 3 – Seja um contador do futuro
Apenas o investimento em tecnologias poderá garantir a produtividade e o diferencial que você precisa. Hoje em dia existem sistemas para escritórios de contabilidade muito completos com integração de módulos como Folha, Fiscal e Contabilidade. Além disso, vale a pena considerar as empresas que oferecem serviços de suporte, principalmente nesta fase inicial de implantação.
A proatividade do contador do futuro também é outro diferencial importante que fará com que seus novos clientes valorizem ainda mais seus serviços. Neste momento de crise, é provável que seus clientes precisem de uma assessoria contábil ativa, que realmente mostre dados relevantes para que eles possam tomar decisões assertivas.
Estas dicas podem servir de norte para você que quer se reinventar neste momento de pandemia. Para mais informações de qualidade sobre temas relacionados ao setor contábil, a Thomson Reuters tem utilizado a expertise de profissionais do ramo e publicado uma série de webinares para manter o contador do futuro sempre atualizado. Acompanhe nossa agenda e inscreva-se para os próximos eventos!