Dicas para escritórios contábeis em tempos de crise econômica

Dicas para escritórios contábeis em tempos de crise econômica

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Dicas

Dicas para escritórios contábeis em tempos de crise econômica

10 junho 2020 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Crises ecônomicas, mundiais ou específicas podem ocorrer em um país, como tivemos a pandemia causada pelo vírus Covid-19 que obrigou a população ao redor do mundo a permanecer reclusa em suas casas e, como consequência deste isolamento social, a economia mundial acabou sofrendo um enfraquecimento sem precedentes. 

Este post mostrará uma lista de oportunidades que podem ser úteis para quem quer se reinventar dentro do setor de contabilidade. Acompanhe!

Por onde o contador deve começar em cenários de crise?

O primeiro passo é analisar as questões abaixo: 

1 – Analise as melhores opções de crédito para micro e pequenas empresas

Nesta situação de crise, seja qual for, vale avaliar se sua necessidade de crédito é real ou se há outras alternativas. Se o crédito for o único caminho, uma boa opção é estudar a Medida Provisória nº 958, criada pelo Governo Federal no dia 24 de abril de 2020. 

Esta MP foi criada para facilitar o acesso ao crédito para MPEs e exime bancos públicos e subsidiários de exigirem inúmeras obrigações de contratação e renegociação de dívidas para este público.

Assim que a decisão pela busca por linhas de crédito for tomada, outras análises tornam-se necessárias para escolher a melhor opção para sua necessidade. Por exemplo reestruturação de dívidas, troca de dívidas de curto para longo prazo, troca de dívidas de juros altos para mais baixos, entre outros.

O mesmo vale para ex-clientes que estão devendo honorários. Vale a pena buscar antigos clientes e oferecer alternativas para que eles possam quitar as dívidas que tinham com você. Dessa forma você recebe um dinheiro e, quem sabe, os conquista novamente.  

2 – Faça e refaça um planejamento criterioso

O planejamento vai muito além de saber quanto dinheiro tem disponível em caixa, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para identificar oportunidades e necessidades do seu público-alvo para criar estratégias que realmente podem trazer resultados ou mitigar impactos. 

Pode ser interessante avaliar o que você precisa para que seu negócio torne-se rentável a longo prazo, lidando com o cenário incerto. Utilizar o Ciclo PDCA pode ser uma escolha sensata, já que ele abrange todo o ciclo de vida das empresas: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Conferir) e Action (Agir). 

Na etapa de planejamento, é hora de definir suas metas e organizar suas ações. Neste ponto você pode começar adotando planilhas ou sistemas de controle financeiro para poder ter uma visão abrangente do fluxo de caixa atual e projetar cenários futuros.

Na hora de colocar os planos em prática você deve analisar se seus conhecimentos são suficientes ou vale a pena optar por especializações. As etapas de conferência e ação são as que você observa tudo o que foi feito, analisa se os resultados obtidos são satisfatórios ou não e determina as próximas estratégias.

Suas metas foram alcançadas? Você obteve lucro? Qual o impacto? Quais estratégias podem ser mudadas para que melhores resultados sejam alcançados?

3 – A tecnologia como aliada

Investimento em tecnologias podem garantir uma melhor produtividade e ser o diferencial que você precisa. Conheça as Soluções Domínio, o produto certo para o momento certo do seu escritório.

A proatividade do contador também é outro diferencial importante que fará com que seus novos clientes valorizem ainda mais seus serviços. Neste momento de crise, é provável que seus clientes precisem de uma assessoria contábil ativa, que realmente mostre dados relevantes para que eles possam tomar decisões assertivas.

Estas dicas podem servir de norte para você que quer se reinventar ou lidar melhor com momentos de crise. Para mais informações e temas relacionados ao setor contábil, a Thomson Reuters tem utilizado a expertise de profissionais do ramo e publicado uma série de webinares para manter o contador sempre atualizado. Acompanhe nossa agenda de webinars e inscreva-se para os próximos eventos!

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.