Vai abrir escritório de contabilidade? Comece pelo ERP contábil

Vai abrir escritório de contabilidade? Comece pelo ERP contábil

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Vai abrir escritório de contabilidade? Comece pelo ERP contábil
Gestão Contábil

Vai abrir escritório de contabilidade? Comece pelo ERP contábil

24 dezembro 2018 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Os últimos tempos sem dúvida foram desafiadores. E, em meio às adversidades econômicas, algumas mudanças foram positivas, como no caso do empreendedorismo. O ano de 2020 fechou com o maior número de empreendedores da sua história: mais de 11 milhões de MEIs (Microempreendedores individuais), um crescimento de 13,23% em comparação com 2019.

A abertura de novas empresas (apenas em janeiro de 2021 foram abertas mais de 300 mil MEIs, o maior número desde 2010) significa uma grande chance para que os contadores também façam parte desse número. Vale a pena acreditar em uma nova oportunidade de negócio. 

Mas qual é o caminho das pedras? Por onde começar? Sem dúvidas pelo ERP contábil! Leia este post para descobrir a importância da tecnologia na contabilidade. 

O valor da tecnologia na contabilidade

Você conquistou seu primeiro cliente. Sabe quais desafios encontrará pela frente. Mas por onde começar a resolvê-los? Essa é a grande dúvida de quem acabou de abrir um escritório contábil ou deseja ter o próprio negócio nessa área.

A primeira escolha que você deve fazer tem a ver com os métodos de execução de processos operacionais. E toda essa lógica e técnica pode ser facilitada pela tecnologia na contabilidade.

Um software contábil é fundamental para prestar um trabalho de qualidade, ainda mais em tempos de distanciamento social e que todos utilizam a internet para trabalhar. Um sistema para contador, sem dúvidas, é o futuro e a sustentação do escritório contábil.

O início é cheio de desafios, sendo um dos principais desenvolver uma estratégia consistente de transformação digital. Afinal, focar em tecnologia na contabilidade é uma exigência para se manter competitivo no mercado. Ainda mais porque os clientes fazem tudo utilizando o computador – e não esperam mais que o atendimento seja diferente. 

E não importa o tamanho da sua operação. O investimento em um software contábil pode simplificar a rotina, otimizando processos e tornando o time mais produtivo. 

Além disso, como o sistema automatiza processos manuais, o número de falhas e de retrabalho também diminuem. Na prática, a tecnologia na contabilidade ajuda o contador a manter a qualidade do seu serviço a médio e longo prazo.

O potencial da utilização de um ERP contábil

Um ERP contábil (Enterprise Resource Planning) nada mais é do que um sistema de gestão especializado na sua área de atuação. Você não precisará de uma ou várias ferramentas para realizar o operacional e o atendimento. Também não fará a gestão do escritório em outro sistema. Essa é a grande vantagem do software para contador.

Imagine o que é essencial em um sistema para contabilidade. Você certamente listou três tarefas primordiais:

  1. Escrita fiscal;
  2. Controle contábil e tributário;
  3. Folha de pagamento e encargos trabalhistas;

Com o Contábil Start das soluções Domínio da Thomson Reuters você já começa o escritório com todas essas funcionalidades básicas. Além disso, o atendimento vai depender menos de e-mails ou trocas de mensagem via WhatsApp. Problemas de armazenamento, segurança e disponibilidade são eliminados pela raiz.

A escolha da tecnologia se tornou fundamental para redefinir os processos diários da contabilidade. Veja a seguir como o Contábil pode ajudar a estabelecer as rotinas operacionais do seu novo negócio.

Monte seus processos com o ERP Contábil

As atividades do seu escritório começaram bem, com um ótimo cliente. Agora você precisa colocar em prática um processo operacional. Essa fase inicial de criação da cultura empresarial é bastante desgastante. Nesse período, você pode deixar transparecer ao cliente um dos piores problemas de confiança: a falta de profissionalismo.

Isso mesmo!

Não ter um processo operacional claro levará você a ser visto como amador. Isso faz o cliente pensar que não pode contar com você. E não é bem assim que o seu negócio deve começar.

Por isso, a tecnologia na contabilidade é tão fundamental. Por meio dela, os processos aprendidos por toda a categoria ganham forma e método. Desse modo, é mais fácil estabelecer uma cultura operacional. Afinal de contas, não há desculpas para oferecer ao cliente um processo manual, baseado em planilhas ou sistemas que não cumpram as funções básicas de um escritório.

A melhor maneira de começar é montar seus processos com ajuda do ERP contábil. Veja o que as soluções Domínio da Thomson Reuters podem oferecer a você.

Faça o controle contábil e tributário do cliente

Como anda o fluxo de caixa do seu novo cliente? Já parou para pensar que essa deve ser uma das primeiras análises que você deve fornecer?

Para fazer os devidos cálculos, é preciso ter acesso às movimentações das contas da empresa e aos documentos fiscais de saída e entrada de capital. Assim, você tem nas mãos os subsídios necessários para desenhar como o dinheiro se movimenta através da empresa.

Mas quantos e-mails você precisaria enviar e para quantas pessoas diferentes a solicitação de tais informações deveria ser feita? Pense no desgaste e no tempo que levaria até conseguir as informações. Saiba, então, que um sistema para contabilidade faz tudo isso por você. 

O Contábil Start das soluções Domínio da Thomson Reuters permite:

  • Importar o extrato contábil;
  • Fazer a conciliação bancária entre diversas contas e lançamentos;
  • Organizar a contabilidade por centro de custos.

Para ter acesso às funções, basta usar o módulo Contabilidade e gerenciar o cliente a partir de seus dados. Os dados das contas, por exemplo, são facilmente importados ao salvar o extrato e importá-lo no sistema para contabilidade.

Realize a escrita fiscal completa no sistema para contabilidade

Com o Contábil Start, a importação dos documentos fiscais é automática. Você sabe que eles são a base de toda a escrita fiscal, portanto, o software para contador exime você de downloads e da elaboração de relatórios de forma manual. Nesse caso, as guias de recolhimento e o cálculo da folha de pagamento, por exemplo, são gerados automaticamente.

Existem ainda outras facilidades de automatizar processos operacionais com a tecnologia na contabilidade. Se o seu cliente realiza operações interestaduais, você precisará gerar uma GNREs (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) para cada uma delas.

Depois de emitidas, as guias devem ser enviadas ao cliente. Mas com o Contábil Start, você gera e entrega esses documentos no mesmo sistema, ao acessar o módulo de Escrita Fiscal. Depois de criados, restará ao cliente acessar o ambiente de atendimento do software para contador e fazer o download das guias para pagamento.

A mesma automatização vale para a emissão da Guia da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), para parcelamento de encargos e o pagamento via E-CAC.

Com o sistema para contabilidade você cria processos mensais de escrita fiscal para, na hora da prestação de contas anuais, não derrapar no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Mas existe ainda mais uma função para iniciar bem o projeto de abrir um escritório contábil.

Gerencie a folha de pagamento e outros encargos trabalhistas

Uma das forças que move o mundo é a folha de pagamento. Pode parecer exagero, mas receber periodicamente uma recompensa pelo próprio esforço é fundamental para motivar as pessoas e fazer a economia girar. Ninguém gosta de enfrentar problemas nessa área.

Se o seu cliente confiou a você a folha de pagamento dos funcionários, tome muito cuidado com o processo, principalmente se não tiver ainda o apoio da tecnologia na contabilidade.

É claro que um software para contador pode diminuir a pressão que recai sobre essa tarefa tão importante para que o clima empresarial seja mantido sempre bom e leve. Com o Contábil Start, por exemplo, você faz as rotinas se tornarem automáticas, desde o cálculo de impostos trabalhistas e outros débitos, até o de horas trabalhadas.

Você deve estar pensando que calcular as horas trabalhadas é muito simples e que pode assumir isso com um sistema mais simples ou por meio de planilhas. Mas cuidado!

Logo você terá mais clientes, que podem vir de nichos de mercado mais complexos, como a área da docência e da construção civil. Essas duas profissões têm métodos bastante específicos de cálculo de carga horária. Por isso o Contábil Start tem um lugar específico no módulo Folha de Pagamento só para tratar delas.

Vai ficar fácil assim: bastará programar dia e hora para que a folha de pagamento esteja fechada e disponível!

Fazer a simulação de férias e de rescisão também ficará mais fácil com o sistema de contabilidade. Alguns cliques levam você a relatórios que podem ajudar o cliente a tomar decisões estratégicas. E tão importante quanto isso é se manter em dia com o eSocial. Por isso o Contábil Start emite alertas de prazo, para nenhuma obrigação trabalhista ficar de fora das declarações.

Abrir um escritório contábil é a grande missão da sua vida. Impossível não sentir o peso da responsabilidade. Mas é viável dividir a carga ao adotar um software para contador.

Ainda não se convenceu sobre a importância de utilizar um ERP contábil? 

3 vantagens da utilização de um software contábil

1 – Gestão integrada da contabilidade

Muito provavelmente, no início do seu empreendimento contábil, você estará sozinho ou trabalhando ao lado de um número muito reduzido de funcionários. Para manter a organização e eficiência, é necessário que todas as informações e processos estejam disponíveis em um único ERP contábil, como acontece com o Contábil Start. 

Este sistema para contabilidade disponibiliza três módulos: Contabilidade, Fiscal e Folha. É por meio deles que o contador realiza de forma automatizada tarefas como cálculo de folha de pagamento, contas a pagar e a receber, conciliação de contas e lançamentos, entre outros. Ou seja, todas as informações e processos em apenas um sistema para contabilidade.

2 – Segurança e redução de custos 

O dia a dia da contabilidade lida com inúmeros dados sensíveis de clientes. Um único deslize pode acabar com a credibilidade da empresa. O software Contábil Start pode ser instalado direto no computador do contador, portanto não é necessário gastar com servidores físicos e infraestrutura. Além disso, ainda dá a certeza de que tudo está protegido, pois o software define permissões por área de atuação, deixando processos críticos exclusivamente para os gestores. 

3 – Entrega de valor para os clientes 

Profissionais contábeis, mais do que ninguém, sabem como uma consultoria e o levantamento de dados precisos podem fazer a diferença nas tomadas de decisão. Clientes inseguros estão precisando de apoio e atenção especial, e é nessa hora que o contador pode mostrar que se importa e estreitar vínculos por meio de sua experiência.

O Contábil Start automatiza muitas das tarefas operacionais da contabilidade, tirando das costas do profissional contábil toda a sobrecarga trabalhosa e pouco lucrativa. Além disso, o ERP contábil ainda disponibiliza ferramentas precisas para garantir a integridade dos dados dos seus clientes.

Agora que você já conhece um pouco os recursos do Contábil Start das Soluções Domínio da Thomson Reuters, que tal tomar coragem e abrir o seu próprio escritório de contabilidade? Conheça o passo a passo!

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.