Gestão de pessoas: 5 boas práticas para o contador do futuro
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Gestão de pessoas é desafio do contador do futuro
Contabilidade

Gestão de pessoas: 5 boas práticas para o contador do futuro

04 janeiro 2021 SALVAR
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Lidar com as expectativas, anseios, inseguranças, habilidades e competências das pessoas é mesmo um dos maiores desafios dos gestores de qualquer empresa. No escritório contábil não seria diferente. O contador do futuro precisa gerenciar uma série de situações que envolvem o talento dos profissionais e a entrega para os clientes.

Na prática, nem sempre é fácil. Frequentemente, a gestão de pessoas exige mais atenção e dedicação do que o contador imaginou que seria necessário. 

A boa notícia é que, com um pouco de conhecimento sobre gestão de pessoas e adoção de algumas boas práticas, o contador do futuro pode ter mais sucesso no direcionamento da sua equipe. 

Quer saber como fazer a gestão de pessoas no escritório contábil? Continue lendo o artigo!

5 boas práticas de gestão de pessoas

O primeiro passo para construir uma estratégia eficaz e assertiva de gestão de pessoas é revisar seus procedimentos internos. Observe algumas dicas e não demore a colocar em prática:

1. Realize atividades de construção de equipe

Como gestor do escritório contábil, é sua responsabilidade estar atento a sinais de cansaço e sobrecarga de trabalho entre os membros de sua equipe, especialmente durante os períodos de pico.

Para evitar isso, certifique-se de que sua equipe funciona como uma unidade coesa, onde todos trabalham sem se sacrificar. 

Além disso, depois que os encontros voltarem a ser permitidos, vale agendar sessões presenciais periódicas com sua equipe. Momentos de descontração e integração são importantes para manter os colaboradores motivados e satisfeitos. Afinal, a vida não é só trabalho. 

2. Revise seus processos de trabalho e conduza o treinamento de funcionários 

Periodicamente, conduza entrevistas com sua equipe e gestores de processos-chave para entender melhor as operações do dia a dia. Somente assim você conseguirá identificar pontos de ineficiências ou redundâncias em seus processos. Essa avaliação é o ponto de partida para obter um melhor controle do fluxo de trabalho de sua equipe. 

A partir desse diagnóstico, que aponta as tarefas de cada profissional e o seu nível de habilidade, você também identifica lacunas de aprendizado que devem ser abordadas pelo treinamento.

3. Cultive uma cultura de aprendizagem e incentive a formação contínua

Manter a equipe do escritório contábil atualizada com as recentes novidades e alterações, promovendo o uso das melhores práticas, é fundamental para a gestão de pessoas, bem como para manter o escritório competitivo.

Considere investir na formação contínua e no desenvolvimento dos profissionais, patrocinando oportunidades de treinamento fora do escritório ou auxiliando no custeio de novos cursos de formação. 

Dessa forma, além de fortalecer a estratégia de gestão de pessoas, você pode aumentar significativamente a precisão, o tempo de resposta e a qualidade dos dados e serviços do escritório contábil.

4. Conduza sessões de coaching e promova mentoring

É certo que o treinamento e o feedback regular aumentam o nível de engajamento dos funcionários. Além disso, o coaching é uma forma eficaz de tornar seus funcionários ainda mais responsáveis ​​e motivados no trabalho. 

Por outro lado, convidar membros seniores do escritório contábil para serem mentores dos funcionários mais novos é uma boa maneira de aprimorar a cultura da empresa. Além disso, desse modo, você ajuda a promover o compartilhamento de conhecimento.

5. Ao tomar uma decisão que afeta a todos, busque adesão da sua equipe

Quando houver decisões difíceis que precisam ser tomadas, incentive sua equipe a apresentar ideias e se envolver. Essas conversas podem incluir a melhoria dos processos de trabalho, adaptação de novas tecnologias e assim por diante. 

Se for viável, você pode convocar decisões importantes para votação, de modo que cada membro da equipe sinta que participou do processo decisório. 

Home office e empatia na gestão de pessoas

Sabemos que a adoção do modelo remoto de trabalho se deu muito mais em função da necessidade de isolamento social devido à pandemia. Por isso, é importante que o gestor do escritório contábil aprenda a orientar a equipe mesmo na convivência a distância.

Na prática, o contador do futuro precisa ter sensibilidade e empatia com os profissionais que estão cumprindo sua jornada de trabalho em casa. Muito além de cobrar as entregas, é importante buscar saber como os funcionários estão se sentindo, quais tipos de dificuldades têm tido e como conseguem lidar com isso.

Mesmo com o home office, para uma gestão de pessoas de sucesso, o contador do futuro tem o compromisso de manter uma conexão com os colaboradores do escritório contábil.

Sempre que possível, agende sessões individuais para conversar com cada um dos membros da sua equipe. Mantenha-os engajados e seguros de que você os protegeu nestes tempos difíceis.
Gostou do artigo e quer conhecer outras boas práticas de gestão para o escritório contábil? Continue acompanhando o blog!

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