Domínio Start: o que é e como funciona?

Domínio Start: o que é e como funciona?

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Contador acessando o Domínio Start
Sistema Domínio

Domínio Start: sistema de contabilidade para quem quer crescer

18 agosto 2023 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Muitos contadores têm sucesso e são felizes ao trabalharem dentro de empresas. Mas outros acreditam que falta algo e empreender é a melhor saída. A tendência é particularmente forte entre a geração milênio, uma faixa etária nem sempre adepta aos empregos formais, das 9 às 18h.

Sem dúvida, é uma decisão que precisa de coragem para ser tomada. Mas o mercado acena favoravelmente para esse tipo de profissional. 

Dados do Painel Mapa de Empresas, publicado no Portal Gov em novembro de 2022, indicam mais de 20 milhões de empresas ativas no país, sendo 3,3 milhões delas abertas. São, literalmente, milhões de oportunidades para a conquista de novos clientes.

E mesmo o número de negócios fechados em 2022: 1,4 milhão, o que significa a perspectiva de ajudar os empresários a se reerguer e administrar melhor.

Domínio Start: para quem quer crescer

Você é um daqueles contadores interessados ​​em iniciar ou administrar seu próprio negócio? Antes de ir em direção ao desconhecido, considere estes quatro conselhos:

1- Descubra suas skills: se você já está inserido na profissão de contador, saiba que apenas a paixão não é suficiente. Aspirantes a empreendedores também devem certificar-se de que possuem as habilidades necessárias. Conhecimentos sobre tributações e legislações, entre outros assuntos, são cruciais para quem quer começar.  

2- Pesquise o mercado: depois de consolidar uma ideia que vale a pena perseguir, avalie a oportunidade e a viabilidade do mercado. Existe uma necessidade para o seu produto ou serviço? 

3- Mude o mindset: você se vê, em meio a tanto trabalho, sem tempo para pensar no seu negócio, investir no planejamento estratégico e procurar oportunidades de crescimento? 

Pois saiba que essa dificuldade não é exclusividade sua: são raros os momentos em que um gestor se permite pensar na carreira, no futuro, na inovação e em soluções para facilitar a gestão da rotina do escritório contábil. 

O que acontece, muitas vezes, é que você está acostumado com as antigas práticas, que são passadas de geração em geração. Por exemplo: se os processos sempre foram feitos em papel, por que mudar?   

4- Faça um planejamento estratégico: não importa se você está começando ou já tem experiência. O planejamento estratégico visa dar instrumentos para o alcance das metas do seu escritório. Mas, antes disso, é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados.

Pela sua importância e abrangência, o planejamento estratégico deve ser desenvolvido para fortalecer ideias e intenções de maneira flexível e precisa incluir:

  • Definição da missão, visão e valores: tripé da identidade organizacional, ajuda a planejar negócios diferenciados e atrair colaboradores engajados;
  • Realização de um diagnóstico do escritório contábil: leva em conta o volume de vendas e contratos ativos, assim como a equipe (quando há), processos internos e o relacionamento com os clientes;  
  • Análise 360º da oportunidade de negócio: se as ideias são boas, mas está difícil colocá-las em prática e ter sucesso, essa ferramenta ajudará a fazer um raio-x da sua viabilidade;
  • Adoção de um sistema contábil: o Domínio Start é um software para contadores que desempenha funções automatizadas, que auxiliam no seu dia a dia. Com módulos como Folha, Escrita Fiscal e Contabilidade, suas principais necessidades são supridas.

Se você quiser que seu escritório comece com o pé direito e se destaque no mercado, seguir essas dicas ajudará a descobrir para onde ir e como alcançar os objetivos mais rapidamente. Mas é preciso fazer diferente, se diferenciar!

Conheça a Thomson Reuters e o Domínio 

A Thomson Reuters combina a inteligência, tecnologia e expertise humana para fornecer respostas confiáveis que ajudam os profissionais a tomar decisões e administrar melhor seus negócios. Temos como missão ajudar os profissionais a impulsionar suas empresas e obterem vantagens competitivas.

Nossos clientes atuam em cenários complexos que impulsionam a sociedade e enfrentam desafios à medida que a regulamentação e a tecnologia avançam em todos os setores, buscando diariamente as respostas certas e a direção mais adequada para o seu negócio.

Nós, da Thomson Reuters, atuamos com foco em ser um parceiro de confiança para apoiar as situações mais complexas, para você transformar a sua visão em realidade e tornar-se líder em seu mercado.

Por meio das Soluções Domínio, nos colocamos à disposição do mercado contábil sistemas integrados, inteligentes e eficientes. Permitimos que contadores de todo o Brasil tenham uma rotina com eficiência em tarefas, gerenciamento completo do escritório e segurança em informações contábil-tributárias.

É a inovação da líder mundial em soluções para empresas e profissionais aplicada localmente, enriquecendo ainda mais a economia brasileira.

O que é e como funciona o Domínio Start

Feito para quem quer crescer, o Domínio Start é o software para escritórios de contabilidade mais completo do Brasil e que automatiza as tarefas do seu dia a dia. Atenda a legislação de todos os Estados com agilidade e inteligência.

Um sistema contabilidade capaz de suprir as principais necessidades operacionais, sendo o software para contadores perfeito para você deixar sua marca no mercado. Conte com ferramentas precisas para garantir a integridade dos dados dos seus clientes em uma versão compacta das nossas soluções:

  • Acelere o crescimento: simplifique processos operacionais, cresça e ganhe eficiência. Fácil de usar, as rotinas automáticas presentes nos módulos são definitivas para o seu escritório crescer sem limites;
  • Respostas úteis mais perto de você: software para contador que oferece suporte pronto para atender você a qualquer momento. Conta com uma Central de Soluções com mais de 7 mil respostas rápidas, sempre disponíveis;
  • Trabalhe com confiança: defina diferentes níveis de permissão entre os usuários e valorize a segurança das informações dos seus clientes. Tenha segurança com um único banco de dados, seja no escritório ou na nuvem.

Gestão completa do escritório de contabilidade

Os módulos do Domínio Start proporcionam uma gestão responsável do escritório. Todas as necessidades específicas da administração do seu negócio estão no mesmo lugar.

Imagine gerar os demonstrativos do mês de modo fácil, rápido, eficiente, completo e confiável. Sim, os adjetivos são muitos e proporcionais à facilidade dessa rotina tão importante para gerar valor nos serviços oferecidos pelo seu escritório.

Tudo para Contabilidade, Escrita Fiscal e Folha

Todos os meses, o cliente espera que seu escritório seja responsável por aparar pontas soltas deixadas pelo financeiro e pela gestão de pessoas. O Domínio Start é o sistema de contabilidade que garante que essa função não seja pesada para você.

Com os módulos de Contabilidade, Escrita Fiscal e Folha, tarefas que antes levavam horas são automatizadas. O que significa que elas esperam apenas alguns cliques seus para serem fornecidas ao cliente. É o caso do Módulo Fiscal, por exemplo.

Você pode ter nas mãos os cálculos de impostos, o cálculo da folha de pagamento e a importação de notas sem precisar consultar nenhum sistema além do Domínio Start. O software ainda permite agendar data e hora para essas operações estarem disponíveis.

Tudo isso vai lhe permitir ter mais praticidade na interação com o cliente. Você poderá gerar a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) e disponibilizar os documentos ao cliente pela interface de atendimento do Domínio.

Conheça, a seguir, mais detalhes sobre os módulos do Domínio Start:

– Contabilidade

Toda a precisão em cálculos. Gere análises, relatórios e informativos. Conte com a garantia de trabalhar com dados completos sobre as finanças dos seus clientes.

  • Confiança nas informações financeiras dos seus clientes;
  • Contabilidade por centro de custos;
  • Consolidação de relatórios de grupos econômicos;
  • Conciliação de contas e lançamentos;
  • Dashboard com indicadores e análises contábeis.

– Escrita Fiscal

Conformidade total. Controle as contas a pagar, a receber, gere informativos federais e, também, para 24 Estados brasileiros.

  • Controle contas a pagar, a receber e gere Informativos;
  • Automação dos processos fiscais;
  • Controle de impostos parcelados;
  • Consulta de pagamento de tributos automático via e-CAC;
  • Importação via API automática.

– Folha

Informação é a palavra-chave. Tenha informações completas sobre as obrigações trabalhistas que devem ser prestadas a cada funcionário.

  • Painel de gerenciamento do eSocial;
  • Automação dos processos da Folha;
  • Consulta de pagamento de tributos automático via e-CAC;
  • Notificações de vencimento de prazos.

Assista abaixo para mais detalhes:

Além da contabilidade tradicional: quais as oportunidades?

Oferecer os serviços da contabilidade tradicional não é mais o bastante para os seus clientes. Claro que a apuração de impostos, conciliação bancária e folha de pagamento nunca perderão o seu valor, porém, conhecer e especializar-se em outras áreas será a garantia para identificar melhores oportunidades e incorporá-las ao seu portfólio de serviços.

A auditoria contábil é um bom exemplo, sendo um segmento que merece atenção. São muitas as organizações que buscam a credibilidade que esse tipo de serviço oferece, ainda mais para as que precisam emitir relatórios ESG. O leque de oportunidades é grande, desde investigação de fraudes contábeis à auditoria ambiental.

Mais uma posição interessante para quem é contador é o de consultor, trabalho que abre um leque de atuações diversas. Afinal, o consultor atua em ações tão diferentes como palestras até aconselhamento de empresas em setores como contabilidade internacional, tributos, finanças e muito mais.

Inclusive, não há impedimentos de exercer essa atividade concomitantemente a alguma outra. Pode ser seu trabalho exclusivo ou parcial, dedicando mais ou menos tempo a ele de acordo com seus projetos. Agora, como é uma área disputada, é necessário ter atenção redobrada para atender às expectativas do cliente.

Vale ter em mente que esses são apenas alguns dos caminhos dentro da contabilidade. Com planejamento e organização, é possível ter sucesso em um reposicionamento ou aumento da sua área de atuação. Tudo vai depender das suas habilidades e perfil de formação. 

Nunca é tarde para se reinventar e, nessa jornada, a contabilidade digital tem o potencial para se tornar uma grande aliada. 

Contabilidade digital é saída para vencer a concorrência

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, extraídos em 2023, atualmente há em atividade no Brasil 379.534 profissionais e 87.890 Organizações Contábeis.

Para fidelizar os clientes atuais e para a conquista de novos, é fundamental encontrar diferenciais que façam a sua prestação de serviços muito superior à de tantas outras semelhantes.

Além de novas oportunidades de serviços, aderir à transformação digital e à tecnologia na contabilidade pode ajudar em novas e melhores formas de trabalhar.

Como definição, a contabilidade digital representa a otimização dos serviços contábeis por meio da internet e softwares on-line, agregando conceitos como a automação e a análise de dados ao trabalho do contador.

Abaixo o depoimento de um dos nossos clientes trazendo a diferença do Domínio Start na prática:

A maior diferença que percebemos na DOMÍNIO foi deixar de relacionar CFOP por CFOP e passar a utilizar acumuladores…

Mariza Pante Ferreira, Simples Soluções Contábeis e Fiscais

A contabilidade digital

As crenças fundamentais que anteriormente norteavam a profissão são reavaliadas: o profissional contábil passa de um operador de informações a um estrategista voltado aos negócios, uma peça ainda mais importante para a gestão empresarial e o futuro dos negócios do cliente.

A contabilidade se vê, literalmente, transformada de analógica em digital. Não é mais necessário um tráfego tão grande de papel dentro do escritório. Os arquivos podem ser armazenados on-line e não mais fisicamente. Leia também sobre a Transformação Digital na Contabilidade.

O contato com o cliente pode ser melhorado. Inclusive, a contabilidade do futuro é um negócio de gerenciamento de relacionamentos. Descobrir quais são as dores reais deles e oferecer soluções específicas para elas.

Muitos deles já contam com isso na hora de escolher um serviço contábil. Isso quer dizer que cabe a você oferecer soluções de tecnologia na contabilidade capazes de otimizar os resultados desse cliente. 

Um profissional contábil capaz de exercer um papel estratégico interessante entende não somente a situação financeira da empresa mas também tem condições para analisar o mercado. E, em função de sua percepção, pode antecipar as necessidades de seu cliente, indicando o caminho mais viável para a tomada de decisão.

Muitos empreendedores acreditam que o conceito de “sua mesa” agora está extinto e que todos na contabilidade do futuro trabalharão por meio de algum tipo de dispositivo móvel.

Conduzido por esse pensamento está a expectativa dos clientes que desejam que seu contador trabalhe em qualquer lugar e a qualquer momento. O trabalho remoto é a nova norma, e isso se aplica especialmente aos millennials que estão atingindo a maioridade agora e iniciando negócios.

Em resumo, os clientes esperam que o contador os acompanhe – e a boa notícia é que não é difícil fazer isso. Aplicativos e software, como o Domínio Start, permitem que você acesse as soluções de contabilidade digital. 

contadora acessando domínio start

O valor da tecnologia dentro de um escritório contábil

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), eSocial (Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) e NFe (Nota Fiscal Eletrônica). Esses e muitos outros sistemas são todos frutos da tecnologia.  

Direta ou indiretamente, todas as principais mudanças do país afetam a contabilidade. E há outras modificações em leis federais, estaduais e municipais que geram pontos de atenção na rotina do escritório.

Diante de tantas mudanças, a tecnologia precisa ser vista como oportunidade, não um entrave. Pouco adianta conquistar clientes e não conseguir atendê-los de maneira satisfatória. 

Um software contábil é capaz de potencializar os recursos que o seu escritório já tem. Veja, por exemplo, o gerenciamento de documentos fiscais.

Essa premissa é a base da integração por módulos e entre sistemas que o Domínio Contábil oferece. Isso significa que, uma vez no seu banco de dados, uma NFe não precisará ser redigitada ou duplicada em outra pasta. A ferramenta busca as informações automaticamente. Integrar significa eliminar a repetição de processos.

Sistema Domínio Start: Feito para quem quer crescer.
Conte com ferramentas precisas para garantir a integridade dos dados dos seus clientes em uma versão compacta das nossas soluções.

A importância do ERP contábil na reinvenção do contador

A sigla ERP, em português, quer dizer Planejamento de Recursos Empresariais. Na realidade, um ERP contábil é um software de gestão responsável por concentrar as atividades de um escritório de contabilidade.

Muito provavelmente, no início do seu empreendimento contábil você estará sozinho ou trabalhando ao lado de um número muito reduzido de funcionários. Para manter a organização e eficiência, é necessário que as informações e processos estejam disponíveis dentro desse ERP contábil, como acontece com o Domínio Start. 

Este sistema para contabilidade disponibiliza três módulos que otimizam a função do contador: Contabilidade, Fiscal e Folha. É por meio deles que você realiza de forma automatizada tarefas como cálculo de folha de pagamento, contas a pagar e a receber, conciliação de contas e lançamentos. 

2 razões para ter um sistema de gestão contábil

Na rotina do escritório contábil, é preciso sempre surpreender nas entregas. Ao usar um software contábil, por exemplo, você passa a ter uma atuação muito mais assertiva. Confira abaixo como: 

  1. Sob medida para a realidade do escritório: não importa o tamanho do seu escritório. O investimento em um software pode simplificar a rotina ao automatizar processos manuais, diminuindo o número de falhas e de retrabalho.

    Horas de trabalho são economizadas apenas com alguns cliques ajudando também a manter a qualidade do seu serviço a médio e longo prazos;
  1. Segurança: como você vai deixar os dados contábeis e fiscais dos seus clientes expostos? Com o Domínio Start, as chances de vazamentos de dados são mitigadas.

    Ao adotá-lo, a Thomson Reuters disponibiliza ferramentas precisas para garantir a integridade das informações. É possível definir as permissões de acesso dos usuários. E os dados mais estratégicos, por exemplo, podem ser visualizados apenas por você. 

São muitas as maneiras pelas quais você pode usar a contabilidade digital para transformar a realidade do seu escritório. O Domínio Start é a sua escolha definitiva. 

Acompanhar as mudanças é necessário. Reinventar-se, indispensável. Em uma era em que informações surgem tão rápido quanto se tornam obsoletas, o contador do futuro precisa estar preparado para todas as transformações. 

Adotar a tecnologia é essencial. Mas, além disso, é preciso contar com uma rede de confiança para poder vivenciar tudo o que a inovação oferece. Um futuro contábil inovador é feito com as melhores parcerias e o Domínio Start tem a melhor resposta em gestão contábil.  

Solicite um contato e descubra quais das Soluções Domínio é a melhor para o momento do seu escritório.

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.