Princípios ESG - Saiba por que e como adaptar seu escritório á essa agenda

Princípios ESG - Saiba por que e como adaptar seu escritório á essa agenda

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Principios ESG
Futuro da Contabilidade

Entenda os princípios ESG na contabilidade

31 outubro 2022 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

A sociedade tem dado cada vez mais importância a temas sociais e ambientais, mudando a forma como escolhem as empresas nas quais irão investir ou com as quais vão fechar negócio. Relacionado a esse comportamento estão os chamados princípios ESG, termo que avalia a qualidade e o risco de uma empresa, de acordo com seus impactos e desempenho em relação a três diferentes áreas: Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Corporativa

Companhias engajadas com práticas sustentáveis e socialmente conscientes, independentemente do mercado em que atuam, vêm se destacando cada vez mais, seja pela confiança dos investidores, pelo ganho de imagem positiva ou pela preferência dos clientes. Neste contexto, as empresas que não fizerem o mesmo e se adaptarem aos pilares ESG podem correr riscos no mercado.  

Além disso, é importante salientar que os princípios ESG, segundo especialistas, devem se tornar uma norma contábil logo, logo. Então, quanto antes você entender essa agenda e adaptar o seu escritório, mais fácil será orientar e auditar seus clientes sobre isso quando chegar a hora.  

Então, se você deseja saber mais sobre essa sigla e entender como agregá-la à cultura do seu escritório, continue comigo! 

O que significa ESG? 

ESG  é um acrônimo para Environmental, Social and Governance que, em tradução livre, quer dizer: “Ambiental, Social e de Governança”. Ou seja, essa sigla refere-se às melhores práticas que uma empresa precisa adotar em relação a esses três princípios.  

Quando os Princípios ESG são agregados ao dia a dia de um negócio, eles possibilitam que essa empresa seja associada a um serviço de qualidade, no que tange à responsabilidade socioambiental e à governança corporativa. Além disso, essa agenda também tornam a organização que a adota uma opção mais atraente e segura para investidores, bancos, linhas de crédito e novos clientes. Inclusive, já citei aqui no blog que os millennials já usam esse critério na hora de escolher um serviço. 

Como já mencionado, a ESG se baseia em três princípios básicos: ambientais, sociais e de governança. Vamos ver cada um no detalhe: 

Princípio do Meio Ambiente 

O princípio do Meio Ambiente, investiga como uma empresa lida com os impactos ambientais que ela causa. Ou seja, ele analisa se essa organização pratica ações de combate ao aquecimento global, diminuição da emissão de carbono e da poluição da água, gestão de resíduos, redução de energia e uso de papel, dentre outros. 

Princípio Social 

O Princípio Social diz respeito ao comportamento de uma empresa em relação a sua responsabilidade social. Ou seja, esse princípio observa se a organização realiza ações em prol de sua comunidade, seja ela interna (colaboradores) ou externa (fornecedores, clientes e região). Essas ações são ligadas a pautas como Direitos Humanos, Proteção de dados (LGPD) e inclusão, pluralidade e diversidade nos departamentos que compõem a empresa. 

Princípio de Governança 

Por fim, o princípio de Governança aborda as políticas de administração da empresa e observa se elas têm mantido o negócio dentro da conformidade legal, se são transparentes, e se, internamente, praticam ações ligadas à anticorrupção, ética e compliance.  

A gestão desses três princípios tem sido considerada cada vez mais fundamental para qualquer escritório que deseja gerar valor a médio e longo prazo para o mercado. 

Quais as vantagens de empregar os princípios ESG em seu escritório? 

As empresas que investem e empregam os princípios ESG tendem a apresentar algumas vantagens perante o mercado, como: 

  • Investimento socialmente positivo; 
  • Melhora no desempenho financeiro; 
  • Aumento da capacidade de expansão; 
  • Fortalecimento da marca; 
  • Retenção dos talentos; 

Além desses benefícios, segundo pesquisa recente da Bloomberg, estima-se que empresas que se adaptam aos princípios ESG, independente do seu porte, devem atrair US$53 trilhões em investimentos e novos clientes até 2025. Em contrapartida, quem ficar de fora dessa agenda, em médio e longo prazo, corre o risco de ser retirado do mercado pelo seu próprio público alvo. Por isso, estes princípios tendem a ser cada vez mais fundamentais em um plano de negócios. 

Quem mede á adesão das empresas aos princípios ESG

Uma resposta direta para essa pergunta seria: colaboradores, clientes, investidores e bancos.  

Isso porque, infelizmente, não existe ainda no Brasil um outro meio de auditoria que certifique se uma empresa pratica realmente os princípios ESG.  

Na verdade, o mundo inteiro está em busca de indicadores oficiais quanto a isso. Até existem algumas iniciativas, mas ainda não foi criado um índice que é aceito e usado por todos, ou um padrão que seja conceituado e que coloque esses índices, por exemplo, dentro das normas contábeis.  

Por isso, quando uma empresa se autodeclara praticante dos princípios ESG, são os próprios clientes, investidores e colaboradores que se encarregam de investigar a veracidade do que é compartilhado por elas. Inclusive, eles usam um nome para apelidar as empresas que afirmam ser ESG, mas não são: greenwashing. Eesse termo é usado para denominar não só empresas, mas ONGs, governos ou políticos que se colocam como sustentáveis, mas apenas usam o discurso para se promoverem.  

Ou seja, por mais que não exista um órgão oficial fazendo isso, os indicadores ESG já estão em pauta nesses espaços, e, as pessoas de interesse, também fazem essa averiguação com muita qualidade e divulgam por aí quem não fala a verdade.   

Incluir os princípios ESG no planejamento da sua empresa gera custos? 

Pode ser que essa pergunta tenha surgido em sua mente em algum momento, durante a leitura deste artigo. Afinal, investir em certos temas ambientais, como o uso de energia limpa, por exemplo, pode parecer custoso para um escritório de médio ou pequeno porte.  

No entanto, as metas relacionadas ao meio ambiente, práticas sociais e de governança não devem ser vistas como custo e sim como investimento. Isso porque essas práticas significam boas oportunidades de ganho não só financeiro, mas de imagem e sustentabilidade do negócio. E, como citei anteriormente, não aderir à agenda, hoje, compromete a competitividade do seu negócio no mercado. 

Como colocar os princípios ESG em prática no seu escritório? 

Agora que já desenrolamos todos os assuntos e dúvidas que rodeiam esse tema, chegou a hora de colocar a mão na massa.  

Veja abaixo como começar a adaptação do seu escritório aos princípios ESG

1 – Estruture um comitê  

Para iniciar os princípios ESG no seu escritório, o primeiro passo deve ser a criação de um comitê específico, não só para fiscalizar e promover as ações, mas para discutir quais temas são essenciais e viáveis para o seu tipo de negócio.  

O ideal é que esse comitê seja composto por pessoas de diferentes níveis hierárquicos, como gestores, supervisores e colaboradores. Assim, fica mais fácil influenciar os demais sobre essa nova demanda e cultura.  

Cada membro deste comitê deve contribuir para que cada aspecto da agenda ESG seja abordado e empregadoa de maneira efetiva, com liderança, organização e responsabilidade. Portanto, escolha pessoas que já possuem algum nível de identificação com os temas, pois isso também facilitará a prática desses princípios.  

2- Conheça as ações e defina em quais investir 

Como vimos, os princípios ESG referem-se a ações ambientais, sociais e governamentais. Ao longo do artigo eu dei alguns exemplos do que cada um desses itens engloba, mas é importante que você, e seu comitê, entendam eles profundamente e determinem em quais atuar primeiro. 

Para isso, identifique quais são as oportunidades e metas que a sua empresa deseja alcançar em relação a ESG.  

Os comitês devem ajudar nesse mapeamento, aumentando a riqueza de ideias, além de permitir olhares mais detalhados sobre os desafios da companhia e possíveis soluções.  

Abaixo eu deixo algumas sugestões que podem fazer sentido para o seu escritório. 

Veja: 

Ambiental 

Toda empresa provoca algum impacto ambiental porque utiliza recursos naturais, como energia, água, papel, entre outros insumos. Ao adotar um modelo de negócio baseado nos princípios ESG, você pode:  

  • Adicionar lixeiras com indicações de reciclados ao ambiente do escritório; 
  • Trocar a assinatura física, pela assinatura eletrônica ou digital  e assim reduzir a impressão de contratos; 
  • Deixar de solicitar documentos físicos aos clientes e criar um arquivo digital para eles; 
  • Incentivar o uso de copos e garrafas pessoais para economizar na compra e descarte desses descartáveis; 
  • Sugerir aos colaboradores que desliguem os computadores ao término do expediente para reduzir o consumo energético e hídrico; 
  • Analisar se seus fornecedores (seja de um software contábil, da internet ou do telefone), investem nos princípios ESG

Social 

No âmbito social, há também uma imensidão de iniciativas de baixo custo que você pode adotar, como:  

  • Promover a contratação de grupos de diversidade; 
  • Evitar a etarismo durante a seleção de currículos para vagas; 
  • Desenhar um processo de promoção de cargos transparente e justo; 
  • Oferecer garantias trabalhistas claras aos colaboradores; 
  • Promover conversas entre os diferentes níveis hierárquicos dentro da empresa a fim de aprimorar o ambiente de trabalho;  
  • Incentivar o crescimento dos colaboradores através de treinamentos e cursos;  
  • Proporcionar licença maternidade e paternidade para que os colaboradores consigam conciliar a carreira com a família;.  

Melhorar as condições de trabalho do seu time resulta em maior engajamento e produtividade deles.  

Outro ponto importante aqui é não esquecer que os princípios ESG também sugerem que você trabalhe na melhora da sua comunidade. Portanto, procure optar por fornecedores locais sempre que puder e criar eventos e projetos sociais junto a sua região, como seminários para tirar dúvidas sobre contabilidade para os pequenos empresários que não podem pagar por esse serviço. 

Governança 

Todas as iniciativas voltadas para a responsabilidade corporativa estão alinhadas aos critérios de governança, como: 

  • Adotar regras que estabelecem a conduta ética a ser praticada, tanto por você, quanto por ser clientes; 
  • Repreender qualquer prática de assédio moral, racial ou outro tipo de preconceito dentro da organização; 
  • Combater qualquer ato de corrupção; 
  • Promover um ambiente igualitário e equiparado
  • Estimular a diversidade de gênero no conselho e demais lideranças do escritório; 

Essas ações não possuem um alto custo e beneficiam tanto a organização quanto seus colaboradores, clientes e a sociedade, como um todo.  

3 – Dê um passo de cada vez 

Agora que você e seu comitê já definiram em quais itens irão investir, tenha claro em sua mente que essa será uma grande mudança. Portanto, não tente fazer tudo de uma vez. 

Ao iniciar os princípios ESG já atuando em diversas frentes com o comitê do seu escritório, procure seguir com uma ação de cada vez. Ainda mais se o seu time ainda não está totalmente familiarizado com tudo isso.  

Seja eficiente, desenhe o plano, bem como os passos que você dará primeiro e tenha consciência do que será necessário para prosseguir com cada etapa. Somente assim será possível seguir com a agenda de maneira eficiente. 

4– Inspire-se em cases de sucesso 

Por fim, cases de outros escritórios podem trazer inspiração para você, além de te ajudar a conhecer diferentes ações que podem ser implantadas no seu negócio.  

Os princípios ESG têm sido adotados por cada vez mais empresas e é fácil encontrar bons exemplos que, além de tudo, podem justificar, para os que não acreditam, o quanto a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança podem mudar grandemente os rumos de um negócio. 

Veja alguns exemplos de empresas que praticam, de verdade, os princípios ESG

Pronto para empregar os princípios ESG em seu escritório? 

Se você chegou até aqui é porque quer dar o primeiro passo rumo à adoção dos princípios ESG em seu escritório. Então, espero que todos os pontos e dicas que eu trouxe neste artigo ajudem você com a missão de adaptar seu negócio e auxiliar seu cliente.  

Mudar nosso ambiente de trabalho e estimular uma cultura mais sustentável e responsável, pode não ser fácil no começo, mas os resultados, com certeza, serão valiosos. Afinal, além de redução de custos e lucratividade, esses princípios constroem uma imagem positiva do seu escritório diante dos seus clientes, colaboradores, investidores e sociedade. 

Ademais, os princípios ESG funcionam como um espelho das ações do seu escritório frente a sociedade, dando visibilidade às atitudes, esforços e práticas que você conduz em relação a essa agenda.  

Por isso, Então, bora dar mais esse passo rumo ao sucesso do seu negócio? 

Até o próximo conteúdo! 

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.