Contador do futuro investe em segurança na nuvem

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Contador do futuro avalia segurança na nuvem
Futuro da Contabilidade

Contador do futuro investe em segurança na nuvem

04 março 2019 SALVAR
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O mundo se digitalizou. E, com esse movimento, o contador do futuro precisa se desdobrar para garantir a segurança do escritório e dos clientes.

Antes da cloud computing e das transformações tecnológicas, era mais fácil manter o controle, por exemplo, sobre os documentos. Agora, você precisa dominar os bits.

Mas como fazer isso sem ser um programador?

Não há necessidade de dominar o código para lidar com ele. Mas se faz necessário pesquisar sobre o assunto e reconhecer quando sistemas garantem além de performance, segurança em todas as operações.

Afinal de contas, o grande benefício da tecnologia para a contabilidade está na automação de processos rotineiros repetitivos. Mas essas tarefas, apesar de menos estratégicas, devem ser mantidas sob sigilo.

O que garante um ambiente sigiloso na nuvem? É possível e provável aumentar a produtividade sem comprometer a segurança?

Para resolver o dilema, a criptografia e o reforço de segurança são providências sem as quais a tecnologia na contabilidade não pode ficar. Para reforçar ainda mais, as limitações de acesso e hierarquização de perfis são métodos complementares de garantia da segurança.

Mas existem muitos outros!

Todos eles evitam a perda de informações, seja pelo vazamento ou pelas panes de sistema ou perda de hardware. Antes da cloud computing, todas as informações de clientes ficavam em um único computador e só poderiam ser tiradas dele no momento da realização de backups periódicos.

Imagine fazer uma viagem para reunião com um grande possível cliente. Não dá para deixar o escritório de lado. Levar o notebook com o sistema de gestão é fundamental. Mas, e se você esquecer do equipamento no aeroporto? Como ficam os dados dos clientes e do escritório?

Evite situações-limite. Entenda como a cloud computing pode ajudar o contador do futuro e como tem contribuído para outros negócios, que já estão vencendo os dilemas de segurança.

Cloud para o contador do futuro

Até o próximo ano, 83% dos ambientes de trabalho ficarão na nuvem, conforme destaca a Forbes. Isso significa que os sistemas e dados dependerão tanto da rede quanto de uma infraestrutura em cloud computing para que escritórios de contabilidade e outras empresas operem.

Ou seja, aquele sistema que fica instalado apenas no computador cairá em desuso diante da facilidade de acesso proporcionada pelas aplicações em nuvem. Mas se fica mais fácil acessar, pode se tornar mais simples e frequente burlar a segurança. Por isso, os sistemas desenvolvidos na nuvem nunca param de se desenvolver.

Tanto a criptografia, quanto os níveis de segurança, são sempre reforçados assim que uma brecha é identificada. Você nem fica sabendo das alterações, mas usufruiu da segurança proporcionada por todas elas.

Existe um time novo responsável por essa constante edição dos sistemas. Ele recebe o nome de DevOps. A palavra é uma combinação das ideias de desenvolvimento e operação. Isso significa, na prática, que o time, em vez de entregar um software encaixotado, acompanha constantemente o desenvolvimento do sistema.

Esse tipo de método de desenvolvimento é ideal para o cenário atual. Isso porque a cada dia surgem novas formas de burlar sistemas. A defesa da integridade de informações, portanto, também deve ser constante.

É por isso que o contador do futuro não tem medo de se arriscar demais na adoção da tecnologia!

O mercado inteiro investe na nuvem

Iniciativas de defesa da informação, métodos inovadores de desenvolvimento de sistemas e investimentos certeiros estão fazendo com que o mercado confie na nuvem. Pode procurar entre seus clientes, a maioria já opera com alguma aplicação em cloud, às vezes sem nem perceber.

Afinal, o sistema em nuvem parece tão lógico, orgânico e simples nas facilidades oferecidas que nem parece que houve uma mudança disruptiva na operação do escritório.

Não é à toa que as pesquisas apontam uma adoção massiva da nuvem até 2020. Para o IT Forum, 94% das empresas terão uma solução na nuvem. Os principais motivos: redução de custos, aumento da eficiência e ganhos em produtividade.

Com a gestão do escritório de contabilidade não será diferente. Os sistemas usados para dar conta da escrita fiscal, da prestação de contas, da atualização de informações, da gestão de documentos e tudo o mais que você possa imaginar estarão hospedados na nuvem.

Por isso entender como a cloud funciona e de que forma reconhecer soluções seguras faz parte da sua missão hoje! Já que adotar a nuvem é apenas questão de tempo.

A segurança como constante preocupação

A segurança sempre foi uma questão importante no seu escritório. Disso não há dúvida. Mas antes, você conseguia garanti-la com procedimentos, chaves e processos muito bem estabelecidos na cultura profissional do seu negócio. Sair dessa zona de conforto exige um aprendizado: o da tecnologia.

Mas não é só o contador do futuro que passa por isso. Todos os profissionais hoje dependem da tecnologia. Chegará um momento em que a programação de sistemas será ensinada na escola. Enquanto isso não acontece, o que você pode fazer?

Ler esse texto já é um dos primeiros passos, evidencia seu interesse em saber mais sobre essa tendência que se consolida no Brasil e no mundo. Isso porque, reconhecer os sistemas baseados em cloud computing que garantem segurança na operação do escritório se tornou fundamental.

E quais são as características desse tipo de sistema:

  • Criptografia avançada;
  • Atualizações constantes;
  • Alterações de código sem interrupção das operações;
  • Níveis de acesso e segurança;
  • Perfis de usuários diferenciados (usuários internos e clientes);
  • Reforço na confirmação de senha;
  • Capacitação para uso do sistema;
  • Garantia de backup;
  • Acesso a informações 24/7 (24 horas por dia, 7 dias na semana);
  • Integração a outros sistemas instalados diretamente no computador.

Hoje, o maior risco que você pode correr é o da perda de informação, seja por vazamento ou por problemas na memória de computadores ou servidores. Os riscos são tanto humanos quanto os que surgem pela falta de integração entre tecnologias muito distintas.

Por isso, ao escolher uma solução de gestão centralizada que tenha a mobilidade como característica, faça o pequeno checklist mencionado anteriormente. E se ainda tiver mais alguma dúvida, consulte este conteúdo sobre Cloud Computing na gestão contábil.

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