Marketing contábil: site profissional e atualizado é fundamental

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Marketing do escritório contábil - como ter um site profissional
Gestão Contábil

Marketing contábil: site profissional e atualizado é fundamental

27 setembro 2018 SALVAR
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Na era conectada em que vivemos a grande maioria das empresas pode receber um ‘empurrãozinho’ da tecnologia para se desenvolver. Foi-se o tempo em que apenas a propaganda boca a boca era suficiente. Hoje o contador digital precisa da ajuda valiosa do marketing contábil.

Você sabia disso?

Pense na sua concorrência: o Conselho Federal de Contabilidade aponta que existem mais de 65 mil organizações contábeis no Brasil. Isso sem dizer dos profissionais que alçam ‘vôos solo’: eles fazem parte dos quase 524 mil contadores que exercem a profissão no País, segundo dados da Fundação Brasileira de Contabilidade.

Como então destacar a sua presença, apresentar e vender os seus serviços quando há uma concorrência tão grande, predatória e que briga por preço?

A solução pode estar na sua presença digital. Se antes quem precisava de um escritório contábil procurava a ajuda da lista telefônica hoje ela foi substituída pelas ferramentas de busca como o Google. Isso quer dizer que sua empresa precisa se tornar uma contabilidade digital e ter um site!

Por que uma contabilidade digital precisa ter um site profissional e atualizado?

Há tempos que ter uma página na rede mundial de computadores deixou de ser luxo para se tornar uma obrigação. São mais de 116 milhões de pessoas conectadas no Brasil, cerca de 65% da população, segundo o IBGE.

Percebeu a importância? Seus potenciais clientes podem precisar de serviços contábeis, procurar por um escritório e não achar o seu.

E, se a sua empresa já possui um site, não é hora de respirar e acreditar que o problema está resolvido.

  • Há quanto tempo ele não é atualizado?
  • Sua construção privilegia as boas práticas de SEO (Search Engine Optmization)?
  • Ele reflete sua oferta atual de serviços?

Bom, não importa a sua realidade hoje. Um site profissional, moderno e atualizado é importante e o ponto zero para a criação de estratégias de marketing contábil. Ele é o canal ideal, já que está online 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Confira essas 5 dicas para construir ou reformular um site de maneira que ele reflita a personalidade da sua empresa, esteja bem posicionado nas buscas do Google e traga leads para seu escritório!   

1. Faça um bom planejamento do site contábil

É o primeiro passo, a base para todo o projeto. Caso sua empresa ainda não tenha um site é hora de pensar e colocar no papel todas as suas ideias: qual o objetivo do site, como será o seu design, qual o budget disponível e em quanto tempo ele precisa estar pronto.

Se a companhia está traçando os passos para ser uma contabilidade digital e já possui um site ativo os questionamentos serão um pouco diferentes: O que está dando certo e vale a pena ser mantido? O que precisa ser mudado? O design e layout do site ainda refletem a identidade da empresa?  

Em ambos os casos, o planejamento será a etapa determinante para conhecer o tamanho do projeto, garantir a sua correta construção (ou reformulação) e evitar surpresas desagradáveis.

Outras questões importantes a serem levadas em conta são também a definição do público-alvo (que, claro, precisa ser o mesmo do seu negócio) e também das palavras-chave (elas vão ajudar a posicionar o site para os mecanismos de busca).  

2. Produza conteúdo relevante  para o marketing contábil

É um desdobramento da fase de planejamento. O conteúdo é o ‘recheio’ do site, onde sua empresa terá a oportunidade, literalmente, de se tornar referência no segmento de atuação e por que não, se vender. E essa comunicação precisa ser feita da melhor forma possível!

Assim vale a pena estudar os concorrentes e verificar como eles se posicionam e a maneira que abordam seus produtos e serviços. Como sua empresa pode ser melhor? Coloque-se no lugar dos clientes, entenda suas necessidades e traduza-as em textos claros, concisos e interessantes.

Página inicial, história da empresa, depoimentos de clientes, descrição dos serviços e como entrar em contato. Essa é a estrutura básica de conteúdo que o site precisa ter. E importante: o uso correto e incisivo das palavras-chave vai garantir que seus futuros clientes cheguem ao site.

Uma outra estratégia interessante que vai agregar valor à estratégia de marketing contábil é a construção de um blog e estar presente em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Sua empresa será transformada em uma referência de informações sobre assuntos como obrigações fiscais e mudanças na legislação tributária, por exemplo.

Canal direto com clientes e prospects, também é uma maneira de ganhar prestígio no mercado. O site será melhor posicionado pelos mecanismos de busca, atraindo leads que poderão ser nutridos e transformados em clientes pela contabilidade digital.  

3. Adote estratégias de divulgação

Do que adianta você ser um contador digital com uma oferta completamente diferenciada do mercado e investir em um site que traduza todas as suas ideias, se ninguém sabe disso?

Você precisa de estratégias de divulgação que melhorem o engajamento do seu público alvo! Aí ‘entra em campo’ todo o potencial das mídias sociais. Elas fazem um papel de um outdoor onde sua empresa pode provocar positivamente e interagir com os interessados em contabilidade.

E sempre que fizer uma postagem não se esqueça de colocar o endereço do blog para mais informações. É a garantia de mais tráfego para o seu site.

4. Conte com uma ‘mãozinha’ da tecnologia

Construir ou reformular um site não é uma tarefa fácil. Mas as soluções Domínio da Thomson Reuters pode ajudar a tornar esse processo mais simples, rápido e menos traumático. Um sistema de gestão como o Contábil Premium, a mais completa oferta para tornar uma contabilidade digital, conta com o módulo Domínio Websites.

Sua utilização permite deixar o site do seu escritório sempre atualizado de forma personalizada. É fácil definir cores, imagens e textos. E como ele é pensado exclusivamente para organizações contábeis é possível fazer a integração com o módulo Domínio Atendimento.

Ou seja: todas as solicitações de serviços podem ser feitas pelos clientes diretamente no site! Esse registro on-line de todas as solicitações evita perda de tempo e garante todo histórico das informações.

Quer garantir que a sua contabilidade tenha mais visibilidade? Um site construído com o módulo Domínio Websites, em conjunto com ações em mídias sociais, é a solução!

Saiba mais sobre a solução nesse vídeo.

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