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Dicas

Como identificar tendências de mercado na contabilidade?

17 janeiro 2023 SALVAR
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Com um mercado cada vez mais competitivo, como o contábil, não dá mais para trabalhar de maneira reativa as tendências e inovações. Hoje em dia, as empresas que sabem como identificar tendências de mercado e usá-las a seu favor, se destacam dos mais de 70,4 escritórios contábeis existentes no Brasil, segundo Conselho Federal de Contabilidade.

Por isso, neste conteúdo, iremos auxiliar como você pode identificar as tendências do seu mercado e se manter sempre um passo à frente de seus concorrentes. 

O que são tendências de mercado?

Antes de aprender como identificar tendências de mercado, é importante explicar o que caracteriza algo como uma tendência. 

Tendências de mercado podem ser resumidas como um entendimento presumido sobre os caminhos e mudanças que ditarão os rumos, comportamentos e prioridades de um determinado segmento.

Sua análise, geralmente, envolve pesquisar o presente e o passado de um mercado, considerando as referências e fatores que dominam o comportamento do seu consumidor. Assim, é possível determinar como será o futuro do negócio e quais demandas seu público irá necessitar. 

A partir dessa análise, as empresas podem prever cenários com mais assertividade, criar novos serviços, inovar e elaborar estratégias e planos para se adequar a essas transformações.  

Por isso, compreender como identificar tendências de mercado é extremamente importante e deve fazer parte do planejamento estratégico anual de uma empresa.  

Afinal, uma vez que as demandas e necessidades das pessoas tendem a mudar com o passar dos anos, os seus serviços, processos e os aspectos que guiam o seu funil de vendas, também devem mudar.

Inclusive, as constantes alterações da era digital fazem com que essas modificações sejam cada vez mais recorrentes. E os fatores que ditam o sucesso de um serviço ou um  modelo de negócio podem se tornar defasados ou obsoletos em questão de poucos anos ou até meses.

Sendo assim, analisar, compreender e se orientar com base nas tendências que ditam o seu mercado e seu nicho é essencial para que seu escritório responda em tempo real a esses novos padrões. E, assim, sempre consiga entregar experiências de valor ao seu público. 

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Como identificar tendências de mercado?


1-  Analise a sua base de clientes

A sua base de clientes é um dos indicadores mais valiosos e importantes que você tem em seu escritório. Além de uma fonte segura e sincera sobre os seus serviços, fornecendo informações importantes sobre o que você pode melhorar, o que pode agregar e o que destaca seu negócios dos demais.

Essa base também representa uma fatia importante do seu nicho. Ou seja, simboliza um recorte das pessoas que chegaram até você e decidiram escolher o seu escritório e a sua solução como a melhor. Logo, são capazes de revelar interesses e comportamentos que podem ser tendências a serem exploradas.

Por isso, é importante manter um relacionamento próximo com a sua base, encaminhando a eles, periodicamente, pesquisas de satisfação com perguntas do tipo:

  • Qual serviço você acredita que falta em nosso portfólio?
  • Qual dor do seu negócio o nosso escritório ainda não atende?
  • As suas necessidades estão sendo supridas com os nossos serviços?

Ainda, é essencial analisar também as reclamações dos clientes. Afinal, é neste momento que ele mostra que algo está faltando no trabalho oferecido pelo seu escritório. 

Com esses dados é possível encontrar tendências e demandas nas quais você pode e deve investir. 

2- Acompanhe seus concorrentes

Outra dica de como identificar tendências de mercado é analisando e acompanhando seus concorrentes. Afinal, se você não conhece seus concorrentes e não acompanha seus movimentos, será passado para trás por algum movimento ousado feito por eles.

Por isso, o ideal é que você fique atento ao site, postagens, anúncios e propagandas feitas por eles, para tirar inspirações e encontrar tendências que eles identificaram e você não.

No entanto, aqui é importante se manter ciente de dois detalhes. O primeiro é entender que nem todo escritório de contabilidade é seu concorrente. Afinal, para ser realmente um concorrente, ele precisa atender a alguns critérios, como:

  • Atender o mesmo perfil de cliente que o seu; 
  • Pertencer a mesma localização geográfica; 
  • Atender ao mesmo segmento e porte de empresas. 

Claro que o negócio do seu concorrente não precisa ser idêntico ao seu. No entanto, quanto mais parecido, mais chances de encontrar tendências que podem ser aproveitadas. 

Outro ponto importante é não fazer igual. Se o seu concorrente está investindo em algo que pode ser tendência e você fizer exatamente igual, não estará inovando e nem se destacando. Por isso, procure ser original e aproveitar a oportunidade sempre colocando a identidade do seu escritório. 

3- Fique atento aos padrões de consumo e as “modas passageiras”

Na hora de buscar por novas tendências, é comum esbarrar em modices passageiras. Ou seja, padrões de consumo que explodem de uma hora para outra, mas que não tem uma longevidade que valha o seu investimento. 

Infelizmente não existe uma resposta exata sobre como identificar tendências de mercado de modices passageiras. No entanto, você pode observar o seguinte: se um determinado serviço surgiu de repente, se tornou muito popular entre todas as pessoas da noite para o dia, provavelmente tende a ser uma modice passageira.

Já uma tendência de mercado geralmente se populariza entre um grupo de pessoas, permanece um período longo somente naquele círculo e, com o tempo, ganha mais notoriedade, até atingir o ápice.

Ou seja, é preciso ter sobriedade e conhecimento para saber quando se trata de um padrão duradouro e quando é apenas pasageiro, até para controlar os investimentos.

4- Acompanhe as redes sociais e os influenciadores do seu nicho

Sabe aquelas pessoas influentes, que são referências quando o assunto é contabilidade e que parecem prever o futuro desse mercado? Então, você precisa estar atento e acompanhar cada movimento desses influenciadores. Afinal, eles podem ajudá-lo na identificação e polarização de uma nova tendência do mercado. 

Para isso, procure verificar, de forma periódica, as redes sociais deles, podcasts que participam, leia artigos escritos por eles e esteja atento aos demais canais que utilizam para se comunicar com o público. 

Ainda, as redes sociais também são uma ótima ferramenta. Isso, porque, são nessas plataformas que as pessoas compartilham seus desejos, opiniões e visões sobre o seu mercado. Inclusive, com segmentações por hashtags, grupos e termos específicos que permitem que você encontre mais assertivamente o que determinado público discute e espera do seu nicho. 

5- Utilize a tecnologia

Existem várias ferramentas e sites voltados para essa análise, mas abaixo há 5 que podem ser úteis para que você encontre os termos mais debatidos do momento, identifique padrões de comportamento, as inovações que podem estar em alta nos próximos anos, entre outras tendências.  

Veja:

  • Google Analytics:  essa ferramenta do Google monitora os dados referentes às visitas ao seu site. Além disso, possui uma série de relatórios e filtros que podem ser muito úteis na hora de testar e avaliar a resposta dos seus visitantes;
  • Springwise: o site conta com uma poderosa rede de colaboradores qualificados espalhados pelo planeta, sempre em busca de novas tendências e comportamentos sobre os mais variados assuntos; 
  • Google Trends: já o Google Trends, utiliza um mecanismo que permite analisar tendências de buscas de palavras-chave no Google;
  • Google Alerta: o Google Alerta é uma ótima ferramenta para monitorar assuntos importantes para o seu mercado e sua empresa. Isso porque, ele detecta quando um novo conteúdo sobre um determinado assunto é indexado pelo Google e sinaliza você por email;
  • Springwise: o site conta com uma poderosa rede de colaboradores qualificados espalhados pelo planeta, sempre em busca de novas tendências e comportamentos sobre os mais variados assuntos; 
  • Cool Hunting: esse é um  portal premiado de publicações independentes que revela as principais tendências e interseções nas áreas de design, cultura e tecnologia.

Pronto para acompanhar as tendências do seu mercado?

É indiscutível que a observação das tendências de mercado é fundamental para orientar as decisões de qualquer empresa, especialmente na concepção ou adaptação de suas ofertas e no relacionamento com seus clientes.

Portanto, para entender seu público, engajar novos parceiros e promover inovações de acordo com os objetivos do seu negócio e necessidades do seu nicho, saber como identificar tendências de mercado é indispensável. 

Leia também o Top 7 desafios das empresas de contabilidade e como superá-los em um mercado competitivo.

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