A relação entre a contabilidade do futuro e a UX

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User experience é importante na contabilidade do futuro
Futuro da Contabilidade

A relação entre a contabilidade do futuro e a UX

Adriano Ferreira
18 julho 2019 SALVAR
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A esta altura do campeonato você já deve ter lido inúmeros materiais abordando questões como UX e transformação digital, não é mesmo? 

Atualmente estes termos têm sido amplamente discutidos, principalmente porque a transformação digital tem sido responsável por muitas mudanças também na experiência do usuário.

Para quem ainda tem dúvidas em relação a estes termos, vamos explicá-los melhor.

UX significa user experience ou, em português, experiência do usuário, e engloba todas as etapas de aquisição e uso de produtos e software. 

Vamos imaginar que você acessou um site, procurou por inúmeros smartphones, utilizou uma ferramenta de conversa para tirar dúvidas, escolheu o que mais se adequava às suas necessidades, efetuou o pagamento on-line e, em poucos dias, recebeu a compra em casa. 

Nesta sua jornada de compra, você se sentiu muito satisfeito, porque o site funcionou bem, você conseguiu tirar suas dúvidas, escolheu a opção de pagamento que mais lhe convinha e recebeu o produto em casa sem mais dores de cabeça. 

Em todo este processo, sua experiência do usuário foi muito boa. Se um dia você precisasse comprar algum outro dispositivo móvel, provavelmente utilizaria este site novamente e o indicaria para outras pessoas, certo?

Esta é a função de investir em UX, uma boa experiência do usuário aumenta a fidelização dos clientes e faz com que eles divulguem o seu escritório contábil para outras pessoas. É claro que a consequência disso é mais clientes.   

A seguir, vamos discutir um pouco mais sobre a relação da transformação digital na user experience e de que forma ela pode ser benéfica também na contabilidade do futuro

Transformação digital x Experiência do usuário 

Como explicamos acima, o investimento em uma boa experiência do usuário pode trazer à sua empresa:

  • Fidelização dos clientes atuais;
  • Divulgação gratuita;
  • Conquistar novos clientes.

Além disso, buscar uma melhora na user experience é focar toda a energia no bem-estar dos clientes. Ao entendê-los como peça fundamental do seu sucesso, fica muito mais fácil visualizar suas necessidades e aumentar o valor percebido pelos serviços prestados. 

Em outras palavras, superar as expectativas dos clientes faz com que eles vejam seu escritório contábil de uma forma que vai além do custo monetário.

A transformação digital têm sido responsável por levar as novas tecnologias para todos os setores da economia, com o objetivo de torná-los mais ágeis, modernizados e eficientes.

Quando unimos a transformação digital à experiência do cliente, as vantagens são ainda maiores:

  • Melhor jornada da utilização dos serviços por meio de sites e software intuitivos, agradáveis e eficientes;
  • Otimização de processos, que leva agilidade à prestação de serviços e consequente satisfação dos consumidores;   
  • Melhor atendimento ao cliente por meio de múltiplos canais e ferramentas modernas, como chatbots, por exemplo.    

Os benefícios são muito grandes, não é mesmo? Mas de que forma tudo isso pode ser inserido no mundo da contabilidade? Vamos discutir isso a seguir!

A experiência do cliente na contabilidade do futuro 

O setor de contabilidade é um dos mais recentes a utilizar a tecnologia para a  melhoria da experiência do usuário, encontrando vantagens neste tipo de ação.

Atualmente, tentar manter a fidelização dos clientes é imprescindível para continuar progredindo. Em um mundo volátil como o nosso, em que é muito fácil encontrar serviços que atendam às necessidades e expectativas, os consumidores só se manterão apegados a você ao se sentirem satisfeitos em toda a jornada de prestação de serviços.

Em outras palavras, querer se manter em alta no mercado de trabalho é valorizar seus clientes e investir em UX

Mas você sabe de que forma a experiência do usuário pode ser usada em benefício da contabilidade do futuro? Confira os próximos itens!

Invista num site que priorize a UX

Clientes querem facilidade e rapidez. Ofereça um site com boa navegabilidade, que seja intuitivo, prático, com informações claras e relevantes. Às vezes a simples escolha de apresentar os serviços mais utilizados em primeiro lugar já pode fazer toda a diferença para quem acessa.

Além disso, estudar seu público-alvo e personalizar a aparência e usabilidade do site de modo que corresponda às características deles pode ser uma boa escolha também.

Disponibilize um atendimento ao cliente de qualidade

Nem sempre o meio pelo qual o cliente entrou em contato com o escritório de contabilidade é o que ele permanecerá até o fim. Unificar diversos tipos de atendimento ao cliente de forma eficiente e que se complemente, como telefone, e-mail e chat on-line evita que o cliente tenha que repetir mais de uma vez o mesmo problema para diferentes funcionários da equipe. 

Além disso, manter um histórico atualizado de cada cliente pode dar a eles a sensação de importância e atendimento personalizado.

Optar por um portal de autoatendimento completo e/ ou atendimento via chatbot também são boas opções. Desse modo, a sobrecarga dos funcionários diminui com problemas simples, deixando-os livres para atendimentos mais individualizados. 

Simplifique seus processos

O dia-a-dia em um escritório contábil por si só já é bastante sobrecarregado. Investir em ferramentas ou soluções que auxiliem na complexidade tributária brasileira, que diminuam a burocracia diária e ainda garantam a segurança de dados pode tornar mais leve toda a rotina. 

Quando a gestão do escritório contábil é feita de maneira organizada e ágil, sobra tempo para investir na relação entre empresa e cliente, facilitando a integração entre contadores e consumidores e exercendo um papel mais consultivo e direcionado.    

Não podemos esquecer que a experiência do usuário vai além da prestação de serviços, mas engloba toda a jornada do cliente com a marca.

É fato que fazer com que os clientes se sintam valorizados, respeitados e satisfeitos é a maneira mais eficiente de garantir sua fidelização e crescimento no mercado de trabalho.  

Acesse o blog e confira mais conteúdos sobre tecnologia e de que forma ela é capaz de transformar a vida do contador do futuro!

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