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Futuro da contabilidade
Futuro da Contabilidade

Futuro da contabilidade: construindo a próxima geração de escritórios de contabilidade

Adriano Ferreira
01 julho 2019 SALVAR
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Você está pronto para dar o próximo passo para garantir a longevidade e fazer parte do futuro da contabilidade? Você quer construir a contabilidade da próxima geração: a sua?

Nós já discutimos como sua profissão está mudando e como sua empresa pode mudar com ela para garantir que ela seja bem-sucedida.

Conversamos sobre como a tecnologia e as forças de mercado podem e estão mudando seus negócios, mas, mais importante, como uma reorientação de sua empresa pode fazer com que ela prospere em um ambiente dinâmico, ainda que às vezes caótico. Também discutimos a importância de olhar para frente, além de declaraçoes, para relações de consultoria de longo prazo.

Neste post, vamos dar uma olhada em algumas sugestões práticas sobre como se preparar para a transição do seu negócio e como realmente fazer a mudança. É importante mudar a maneira como você pensa sobre o seu negócio. Então, você precisa começar a tomar medidas concretas que efetivamente ajudem você a fazer a mudança.

Desde expandir suas ofertas de serviços até a especialização (e tudo mais)

A transição do seu escritório contábil para uma empresa que oferece, entre outras coisas, serviço de consultoria implica em oferecer uma variedade maior de serviços do que você tem atualmente. Isso pode ser feito de várias maneiras. Mas, certifique-se de fazer. Faça a mudança construindo desde do seu núcleo, a cabeça dos seus funcionários.

O primeiro passo é identificar as atuais áreas e suas especializações e competências essenciais. Para avançar, primeiro você precisa saber exatamente onde e quem você é. Identifique o que você faz bem e que especialização você tem e que não está usando atualmente com seus clientes. Identifique quais tipos de clientes, indústrias e organizações que você atende e quais você atende com algum diferencial. Parte deste exercício também inclui avaliar os conjuntos de habilidades de seus funcionários. Entenda como retê-los e estimulá-los para aumentar seus negócios em geral.

Uma abordagem para o processo de transformação consultiva é estender logicamente o alcance de serviços que você fornece. Adote uma abordagem que considere quem são seus clientes e a natureza dos serviços que você oferece atualmente. Por exemplo, se você tiver vários relacionamentos bem-sucedidos com advogados e consultores financeiros, considere expandir para o gerenciamento de práticas jurídicas ou gestão de patrimônio.

Outra abordagem é a especialização mais focalizada, e assumir um papel de consultoria e gerenciamento. Isso está além de apenas fornecer referências, o que você provavelmente faz agora. Significa ser o ponto central de contato e o filtro e coordenador de informação. Isso é porque, por mais cuidadoso que você seja com suas referências, é possível que seus clientes recebam informações conflitantes deles. Isso também significa assumir a responsabilidade. É menos provável que essa abordagem aumente sua receita, mas é provável que aumente a fidelidade do cliente.

A abordagem mais prática pode muito bem ser uma combinação das duas: expandir sua expertise e os serviços que você oferece, ao mesmo tempo em que alavanca sua rede de profissionais e os qualifica, para serem mais consultivos.

Qualquer que seja a abordagem, você começa com uma vantagem. Você já tem o negócio de seus clientes e já tem a confiança deles. O planejamento tributário é uma proposta de valor integral para os clientes, e também pode servir como um ponto de partida para fornecer outros serviços de valor agregado.

Gerenciando seu novo negócio baseado em consultoria

Um tipo diferente de negócios requer uma abordagem de gerenciamento diferente. Você estará potencialmente lidando com diferentes órgãos reguladores, novos clientes e uma ampla variedade de setores e empresas.

Há muitos fornecedores com software, plataformas, ferramentas e outros recursos para ajudá-lo a mudar seu modelo de negócios. Considere as relações de fornecedores estratégicos que ajudarão você a gerenciar o fluxo de trabalho e o gerenciamento de relacionamento com clientes com soluções integradas, além de fornecer a orientação e o suporte necessários durante a transição para o futuro da contabilidade.

Você também precisa considerar como você avalia seus serviços. Se você ainda estiver usando um modelo de cobrança por hora de serviço, considere a mudança para o preço baseado em valor.

A tecnologia terá um papel muito maior à medida que você mudar seu modelo de negócios.

  • Se ainda não o fez, você deve usar armazenamento seguro baseado em nuvem à medida que seu volume de dados cresce rapidamente.
  • A inteligência artificial deve ter um papel no fornecimento de serviços eficientes.
  • Qual é a maneira mais eficaz e eficiente de educar você e sua equipe à medida que cresce?
  • Você tem a infra-estrutura de comunicações correta para manter você, sua equipe, seus clientes conectados?
  • Você tem uma presença de mídia social envolvente, informativa e atual?

Faça uma lista de verificação para você. Sugerimos alguns lugares para começar, mas, no final, só você sabe o que precisa ser feito para reposicionar sua empresa. E, claro, estabelecer datas razoáveis ​​mas firmes para cada item.

Dar o próximo passo para o futuro da contabilidade

Preparar-se e fazer a transição para um negócio de consultoria não deveria ser, e não tem que ser, feito por conta própria. Um parceiro confiável que pode fornecer o suporte necessário para adaptar-se, expandir seus negócios e ajudar seus clientes a serem bem-sucedidos nessa profissão que muda rapidamente é um investimento em seu futuro.

Tenha em mente que não existe uma solução pronta para usar, de tamanho único, que funcione para todos. Não existe um análogo preciso para o seu escritório e seus numerosos relacionamentos. Procure uma solução e um serviço abrangente, integrado e consultivo que seja projetado especificamente para você e, especificamente, para desenvolver e aprimorar sua prática específica.

Adriano Ferreira

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