Veja as 5 principais tendências na contabilidade

Veja as 5 principais tendências na contabilidade

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Tendencias_em_tecnologia_que_mais_afetam_a_contabilidade
Futuro da Contabilidade

Veja as 5 principais tendências na contabilidade

10 dezembro 2018 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

As mudanças na contabilidade andam de mãos dadas com a tecnologia. Embora alguns contadores ainda sejam resistentes às mudanças, a verdade é que o avanço tecnológico transformou a vida dos escritórios contábeis. Atualmente, a tecnologia na contabilidade mudou muito o cenário. Essa combinação traz enormes benefícios tanto para os contabilistas quanto para os seus clientes.

A possibilidade de ter informações detalhadas e de fácil acesso e de gerar relatórios completos sobre qualquer dado da empresa tornou a tecnologia na contabilidade ainda mais importante e produtiva dentro das organizações. É uma ferramenta fundamental não somente para a saúde financeira do empreendedor, mas também para a tomada de decisões sobre o rumo dos negócios.

SPED foi um divisor de águas

Essa ligação com a tecnologia resultou no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que se iniciou em 2007, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Na prática, o SPED tornou-se um divisor de águas para o que se fazia na contabilidade e o que se faz atualmente.

Atualizado constantemente em novos blocos, o SPED promete acumular todo os tipos de  informação para o escritório contábil atuar com excelência. Dessa maneira, o sistema de informação pode acumular muito conteúdo, forçando os contadores a se aliarem ao sistema para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Some-se a isso a tempestividade exigida pelo eSocial e temos uma verdadeira reviravolta nos escritórios de contabilidade. A transformação digital está dando origem à era da antecipação. Isso mostra o quanto o contador, cada vez mais digital, deve investir na busca de conhecimento, na inovação na contabilidade e desenvolvimento de outras capacidades. Só assim será possível criar novas oportunidades de serviços na área de contábil e financeira.

Dados recentes do Conselho Federal de Contabilidade apontam que existem mais de 63 mil organizações contábeis no Brasil. Ocorre que em 2014 eram mais de 82 mil. A economia mundial vem passando por transformações globais e as novas tecnologias têm mudado os negócios e as profissões tradicionais.

A necessidade de investimentos em estrutura de tecnologias, Recursos Humanos, processos e marketing estaria levando o mercado de serviços contábeis por esse caminho? Fusões, aquisições, franchising, internacionalização, robotização, virtualização de serviços são estratégias cada vez mais usadas pelo setor contábil.

Os contadores que utilizam ferramentas de gestão estratégica, aliadas à tecnologia na contabilidade, atendimento e serviços alcançam novo patamar de organização contábil, mais competitiva e bem preparada para superar desafios e aproveitar oportunidades.  

Se ainda existe algum medo é hora de superá-lo para continuar competitivo no mercado. Para ajudar nesse processo de evolução contínua sobre o tema, listamos algumas novidades que já impactam a rotina da contabilidade e que ajudam o contador a mudar o seu papel.

1 – Customer Success

Um contador que desenvolve habilidades de Customer Success conseguiria fidelizar mais clientes? Sem dúvida.

Com um mercado cada vez mais competitivo, a retenção de clientes é o combustível para geração de resultados. É nessa corrida que o conceito de Customer Success  (Sucesso do Cliente) entra, para transformar a relação entre cliente e empresa.

O Customer Success é um conjunto de esforços com foco em fazer com que seus clientes alcancem sucesso com seu produto ou serviço.

O  termo surgiu inicialmente com as empresas do tipo SaaS (Software as a Service). É uma área que está preocupada em garantir que o cliente percebe valor no serviço que contratou.

Para isso o profissional de Customer Success precisa estar atento ao negócio do cliente, além de ter a habilidade de analisar e fazer recomendações. Por exemplo, se o cliente do escritório contábil apresenta queda no resultado, o CS do escritório contábil deve analisar e agendar uma conversa com o cliente. É possível dar sugestões de despesas que podem ser reduzidas, ou motivar o cliente a pensar em formas de aumentar as receitas para garantir a saúde financeira do seu negócio.

Agora que você já sabe o que é um profissional de Sucesso do Cliente, é hora de entender quais tarefas esse colaborador precisa desempenhar:

  • Acompanhar os novos clientes durante o onboarding. O momento da chegada do cliente é importante para sanar suas dúvidas e garantir que as expectativas deles sejam atendidas.
  • Solucionar problemas reportados pelos clientes, de forma ágil e eficiente.
  • Capacidade de analisar e sugerir melhorias.

Essa é uma das formas de seu escritório fazer diferente e gerar a fidelização do cliente: mostrando real interesse pelos negócios dele, oferecendo suporte e orientações quando ele nem espera receber.  

Certamente, a relação entre vocês alcançará um novo patamar, no qual a confiança impera e o preço deixa de ser um fator decisivo para a escolha do escritório contábil.

2 – Customer Experience

Customer Experience, ou experiência do consumidor, representa as interações e as percepções dos clientes em relação a uma marca e seus produtos ou serviços.  

Muito se tem falado em customer experience e em como tem sido um grande desafio para as empresas. Porque o sucesso do negócio está diretamente relacionado ao cliente, como abordamos no capítulo anterior sobre Customer Success. Hoje a excelência em atendimento ao cliente é mais que essencial para o crescimento de qualquer empresa.

Embora muitos empresários contábeis acreditem que o preço ainda é um fator decisivo na escolha de um produto ou serviço, a realidade mostra o contrário. Por isso, cada vez mais contadores vêm apostando no que realmente importa para seus clientes, que é a experiência.

Pensar na experiência do cliente é uma estratégia de longo prazo que deve envolver toda a empresa. Criando uma boa conexão com o cliente, estabelece-se um vínculo de lealdade no relacionamento, desde uma ação simples como o atendimento ao telefone.  

Outro exemplo relacionado à experiência do cliente é o envio de e-mail que o contador costuma fazer informando sobre uma nova obrigatoriedade por exemplo. E-mail longo e com termos técnicos reduz a chance de leitura. O ideal é dedicar mais tempo para planejar como comunicar ao cliente uma informação importante, de forma objetiva e simples.

3 – Cloud computing

O Cloud Computing é uma novidade que ajuda a economizar tempo e recursos. Com essa tecnologia, o escritório contábil consegue trabalhar com vários tipos de aplicativos disponibilizados de forma online, ou seja, armazenados em uma espécie de nuvem virtual. A definição de computação em nuvem engloba a computação não como um produto, mas sim como um serviço.

O benefício desse mecanismo é que os programas não necessitam estar instalados no computador ou em qualquer outro dispositivo físico: basta que toda a atividade seja exercida de maneira online e de forma simples para quem está usando.

4- Atendimento online

Além de facilitar o cumprimento e a exposição dos serviços do escritório contábil, a tecnologia traz soluções e melhora a qualidade do atendimento oferecido.

Há alguns anos, o cliente tinha poucas opções para entrar em contato com o contador, conversar sobre os serviços prestados, mostrar documentos ou encontrar por qualquer outra razão: tudo era feito basicamente por telefone, fax ou presencial.

Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia na contabilidade, já é possível que esses serviços sejam realizados via chat, e-mail, site da empresa, WhatsApp, entre outros. Isso evita que o cliente tenha que se deslocar até o escritório para que seu problema seja resolvido.

5- Softwares de gestão contábil

Não é novidade que o exercício da contabilidade exige dar conta de vários procedimentos burocráticos. Por isso, os softwares de gestão chegaram para simplificar de vez o planejamento, o controle e a execução de atividades diversas, além de gerar relatórios precisos, emitir notas fiscais, entre tantas outras funcionalidades.

Alguns programas são amplos e realizam as mais diversas tarefas que o setor contábil precisa resolver todos os dias, mas também existem sistemas que executam atividades distintas.

Como você pôde ver, a tecnologia na contabilidade tornou-se uma aliada importante no mercado contábil. Por isso, é essencial que os profissionais da área se preparem para as novas tendências e busquem se adequar para as novidades que o mercado vem oferecendo. Continue acompanhando nosso blog porque temos muito a compartilhar sobre as novidades e tendências do mercado contábil.

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.