Como criar um plano de negócio para um escitório contábil? | Thomson Reuters - Soluções Domínio

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Plano de negócios para abrir seu escritório contábil
Gestão Contábil

Crie um plano de negócios para começar seu escritório contábil

22 outubro 2018 SALVAR
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Quem nunca pensou em ter seu próprio negócio? Ser dono da sua empresa é cada vez mais o sonho dos jovens recém-formados. Quem pretende abrir um escritório contábil não deve começar nada antes de planejar os passos necessários para estruturar bem o negócio.

Há alguns pontos a considerar na hora de investir em um negócio próprio. Um deles é ter um perfil empreendedor. Outro é contar com novas tecnologias, como um sistema de contabilidade que contribui para a redução de erros e, consequentemente, de custos. Além disso, otimiza o tempo do contador, pois evita o retrabalho de alguns procedimentos corriqueiros.

Como traçar um plano de negócios para abrir seu escritório contábil

Em primeiro lugar, você deve escolher seu foco de atuação, decidir se vai sair em carreira solo ou se vai precisar de um sócio e, mais do que isso, descobrir qual é o seu perfil como empreendedor.

Para ter sucesso ao abrir seu escritório contábil, desenvolver o perfil empreendedor é fundamental. Você pode ter nascido com alguns atributos. Mas é preciso também desenvolver os pontos fracos, para que não atrapalhem a sua jornada.

Ter um plano de negócios é imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento. O documento deve apresentar a viabilidade do seu negócio, bem como as estratégias para atingir os objetivos. Além disso, deve estar sempre ao seu alcance, já que representa toda a projeção inicial do seu empreendimento. Assim, sua evolução pode ser acompanhada de perto.

Confira a seguir 4 dicas de como traçar um plano de negócio para abrir o seu escritório contábil e ajudar a marcar o seu lugar no mercado:

1. Estabeleça missões e valores

Defina qual será a missão da empresa e os valores que orientarão a conduta do gestor e dos colaboradores, tanto no contato com os clientes quanto nas rotinas internas.

2. Definição do público-alvo

A elaboração de um plano de negócio serve para responder questões como o porte do seu negócio, que público seu escritório vai atender e qual a abrangência. As respostas vão orientá-lo sobre como atuar no mercado de contabilidade e quais os diferenciais necessários para colocar seu escritório contábil à frente da concorrência. Outra coisa importante é estudar o mercado, descobrir quais são seus maiores concorrentes e o que eles fazem de diferente.

3. Investimentos financeiros

Você precisa estabelecer o investimento disponível para abrir seu escritório contábil. Discrimine as áreas onde os recursos serão investidos. Desde móveis até máquinas e equipamentos, salários, software, entre outros.

A adoção e utilização assertiva de um software para contador ajuda tanto na gestão do escritório como garante a realização e apuração correta de todos os processos contábeis. As tarefas manuais como a apuração e conferência de impostos serão automatizadas.

O resultado será a minimização de erros e retrabalho. O controle e registro de dados em planilhas sendo substituído por um sistema contábil, fica mais ágil e produtivo, porque ele é capaz de se integrar com os outros. Migrando para a nuvem, o contador poderá usufruir de grandes mudanças nas suas rotinas produtivas, pois fica mais fácil armazenar e gerenciar documentos e arquivos. Afinal, ele lida com uma quantidade massiva de dados diariamente.

Ter um programa para escritório contábil não é mais um luxo, como há alguns anos seria. De maneira automatizada, esse software é capaz de desempenhar uma série de funções que auxiliam no seu dia a dia. Com módulos como Folha, Fiscal e Contabilidade, todas as necessidades são supridas.

Agora, se você tem pressa em crescer e oferecer muito mais inteligência ao cliente, seu escritório está pronto para ir além do básico. Neste caso, pode também oferecer serviços como solicitações de serviços on-line, controle de patrimônio e apuração dos impostos e a escrituração do LALUR, entre outros.   

4. Marketing contábil

O marketing para contabilidade visa atrair mais pessoas para o seu negócio, seja um futuro cliente ou até mesmo um fornecedor. É uma ferramenta que reúne estratégias de comunicação, para mostrar, ao público-alvo do escritório, serviços de alta qualidade, boa reputação e sua expertise no assunto.

Para fazer a diferença, mais do que fazer bem o seu trabalho, os profissionais da área contábil precisam construir um legado, deixar uma marca na área de contabilidade. O marketing contábil procura construir uma relação franca do escritório com os clientes.

O escritório de contabilidade que não valoriza os serviços de marketing está perdendo clientes e dinheiro. Muitos profissionais de contabilidade acham que é um gasto supérfluo. Mas veja: hoje muitos escritórios estão investindo em comunicação digital, com produção de conteúdo personalizado, exclusivo e totalmente direcionado a seus clientes. Além do site, a produção de um blog, como estratégia de marketing contábil, exibe seu escritório nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

E mais ainda: você terá a oportunidade de se tornar referência de informações sobre assuntos como obrigações fiscais e mudanças na legislação tributária, por exemplo. Há alguns sistemas de gestão contábil que contam com um módulo que ajuda na construção de sites. É o caso da Confiare Assessoria Contábil, Talst Contabilidade e Controladoria, e Artdata Contábil, por exemplo, que têm seus blogs para se comunicar diretamente com os clientes.

Papel dos sócios

Se você tiver um ou mais sócios no seu escritório, o contrato social de constituição vai conter as regras de administração, mas geralmente de forma muito simples ou muito ampla.

Quando a empresa for de responsabilidade limitada, os sócios administradores assumem a responsabilidade perante terceiros. Mesmo quando delegam a administração a uma equipe, através de procurações públicas ou particulares. Quando esta delegação consta do contrato social ou ato de deliberação social, a responsabilidade recai sobre o administrador.

Diferença entre valor e preço do serviço

A precificação do serviço contábil é um assunto que deve ser debatido. Algo que poucas pessoas falam, mas que vale ser lembrado é a diferença entre preço e valor.

Para chegar em valores de acordo não somente com o mercado, mas que sejam também para o cliente, veja o quanto seus concorrentes cobram. O valor está mais relacionado ao tipo de serviço que você oferece a mais ao seu cliente, que o deixa mais satisfeito.

Procure por algo que agregue valor ao seu trabalho, como, por exemplo, investir em consultoria contábil. É preciso entender que o tempo que sobra é uma oportunidade de mudança. A partir das informações coletadas dos clientes, você pode ajudá-los na escolha e na previsão de investimentos, entre outras ações. Ou seja, é seu papel apontar os melhores caminhos.

A consultoria ajuda seu escritório a se diferenciar e se posicionar no mercado com destaque. Assim, você pode até cobrar um preço melhor.

Uma atitude responsável pelo sucesso do negócio contábil também é a retenção dos clientes. Arnaldo dos Santos Jr é CEO Fundador da Confiare e participou de uma das sessões do Synergy 2018 para ressaltar o quanto isso é importante e que caminho seguir para encantar os atuais parceiros.

Ele listou 4 principais dicas ou providências para reter mais clientes:

  1.    Capacitação da Equipe;
  2.    Menor tempo de resposta;
  3.    Gerar valor nas entregas;
  4.    Fazer pesquisas de qualidade.

Com uma equipe pronta para atender melhor e, com menos lapsos e silêncios, gerar valor nas entregas é uma consequência. E a melhor forma de saber se isso está rendendo efeitos positivos é a realização de pesquisas de qualidade.

Abrir seu próprio escritório de contabilidade pode ser trabalhoso e exigir alguns investimentos. Mas, mais importante que isso, invista em network e constante atualização por meio da participação em eventos patrocinados por entidades da área. Além disso, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

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