×
A contabilidade muda. Por aqui, você acompanha.

Receba novidades sobre contabilidade no seu e-mail:

Ao enviar seus dados, você reconhece que leu e entendeu nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Synergy 2018 aborda tecnologia na contabilidade
Tecnologia

Synergy 2018 aborda tendências da tecnologia na contabilidade

04 outubro 2018 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Os sistemas das Soluções Domínio da Thomson Reuters começam a ser migrados para  a nuvem. Esse foi o grande anúncio do Synergy Professional 2018 aos clientes, parceiros e participantes do evento em Florianópolis (SC). Operar em cloud computing é um grande passo para a adoção irrevogável da tecnologia na contabilidade.

A novidade marca a entrada do sistema contábil mais completo e de outras soluções em uma das maiores tendências da era digital. A consultoria Gartner, uma das maiores pesquisadoras do cenário tecnológico, tem trazido vários insights sobre a questão e, por isso, afirma:

“A computação em nuvem é a nova regra”.

Ela é a base de tudo na era digital, mesmo que um terço das empresas ainda não tenham planejado essa transformação.

Mas, com a Domínio, o contador digital agora pode usufruir do trabalho remoto e de outros benefícios, como a segurança, a escalabilidade e a disponibilidade de acesso à informação.

E isso muda tudo!

Além da grande novidade, o Synergy trouxe 17 palestrantes, mais de 410 participantes e temas especializados na contabilidade. As oito sessões paralelas permitiram a abordagem de temas variados e especializados nos principais desafios da contabilidade hoje.

Com programação bastante técnica, o evento também contou com momentos inspiradores para coroar e comemorar os 20 anos de existência das soluções Domínio da Thomson Reuters. Ao final do dia intenso de aprendizado e network, os participantes assistiram ao show da banda gaúcha Papas da Língua.

Se você não foi ao evento, esse é o momento de acompanhar um pouco do que os participantes puderam usufruir.

Fiscalização, pessoas e tecnologiaConheça a seguir os principais temas, tendências e insights da programação que teve mais de 17 horas de conteúdo.

Tem combinação mais promissora do que enfrentar a fiscalização com os melhores recursos, sejam os humanos e tecnológicos?

Sabendo muito bem o caminho do sucesso, a Asis,  empresa especializada em consultoria e software para SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), trouxe ao Synergy uma pesquisa própria.

Como resultado, dos 430 escritórios de contabilidade respondentes 81% indicaram que usam um software de auditoria antes de enviar o SPED. O que, mais do que importante, é vital para as empresas que testemunham um aumento de 68% das autuações entre 2016 e 2017.

Mas você sabe quem tem sido responsável por evitar perdas ainda maiores?

Acertou quem imaginou que a Tecnologia da Informação é a área responsável por puxar os projetos de auditoria do SPED. A TI fica com 44% da responsabilidade, enquanto as áreas fiscal e contábil permanecem com 32% e 15%, respectivamente.

O sucesso dos projetos de auditoria e tecnologia reflete no do escritório. Por que o contador digital não é o primeiro responsável por eles?

Retenção de clientes

Outra atitude responsável pelo sucesso do negócio contábil é a retenção dos clientes. Arnaldo dos Santos Júnior CEO Fundador da Confiare e esteve em uma das sessões do Synergy para ressaltar o quanto isso é importante e que caminho seguir para encantar os atuais parceiros.

Ele listou quatro principais dicas ou providências para reter mais clientes:

  1.    Capacitação da Equipe;
  2.    Menor tempo de resposta;
  3.    Gerar valor nas entregas;
  4.    Fazer pesquisas de qualidade.

Com uma equipe pronta para atender melhor e, com menos lapsos e silêncios, gerar valor nas entregas é uma consequência. E a melhor forma de saber se isso está rendendo efeitos positivos é a realização de pesquisas de qualidade.

Além das dicas, Santos trouxe ao Synergy algumas estratégias de retenção que já deram certo:

  • Conhecer profundamente o seu cliente;
  • Atendimento diferenciado por perfil de cliente;
  • Gerir por antecipação;
  • Aproveitar as oportunidades até então perdidas.

E a permanência do cliente no seu escritório tem a ver também com o próximo tópico.

SGQ para a contabilidade

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é um projeto importante, caso você queira  que o escritório receba certificações como as da ISO 9000. Flávio Ribeiro Júnior, vice-presidente de Finanças da Secon/RS, trouxe esse tema a uma das sessões do Synergy.

Implantar o SGQ é uma tarefa que deve ser cumprida continuamente. Para isso, definir objetivos claros e exequíveis faz parte do processo. De acordo com Ribeiro, com cinco definições é possível seguir o projeto da qualidade. São elas:

  1.    Conquistar, satisfazer e reter clientes;
  2.    Atender os requisitos legais por meio da adoção de boas práticas contábeis;
  3.    Melhorar constantemente os processos da cadeia de valor;
  4.    Aprimorar o Sistema de Gestão da Qualidade;
  5.    Identificar e reter profissionais comprometidos e qualificados.

Mas, mesmo colocando em prática tais objetivos, como saber se realmente a qualidade tem sido elevada no escritório? Mais uma vez a tecnologia na contabilidade ajuda a resolver a questão, ao coletar, compilar e cruzar dados. Por isso, Ribeiro ressalta a importância do uso de indicadores para medir a qualidade na contabilidade é incontestável.

E ele mostra, por meio  de dados, que qualidade é sinônimo de:

  • Redução de 77% do turnover (índice que mede o número de demissões voluntárias);
  • Menos 41% do absenteísmo;
  • Mais eficiência e redução de 19,7% do quadro de pessoal.

Marketing digital na contabilidade

Depois de conhecer todo o cenário da tecnologia na contabilidade, ainda tem mais um assunto que precisa ser abordado: o marketing digital. Ele é uma forma de garantir visibilidade ao escritório, seja por meio de métodos ativos ou parcialmente passivos de recepção de clientes.

No Outbound marketing você pagaria por visibilidade. Já no Inbound, você produz conteúdo para atrair o futuro cliente. Quem fala sobre esse assunto é Rodrigo de Barros, Head of Marketing da Thomson Reuters.

De acordo com Barros, 70% dos prospects gostam de aprender sobre o produto. Antes de falar com o time comercial, são os conteúdos produzidos que geram o aprendizado sobre os produtos e serviços. E isso pode acontecer no seu escritório.

Oportunidade de ouvir quem é cliente

O Synergy Professional recebe clientes e, principalmente, é uma forma de dar voz e ouvidos a eles. Essa interação é preciosa tanto para anunciar grandes mudanças, quanto para compartilhar conhecimento. Veja o que alguns clientes têm a dizer sobre a experiência de participante do Synergy 2018.

O Synergy foi um divisor de águas, para mim, que sou utilizador do sistema Domínio, foi uma forma de estar mais próximo do desenvolvedor e uma forma de o desenvolvedor nos apresentar aquilo que ele tem como expectativa para o mercado.” [Ricardo KerkHoff]

 

“Estamos com a Domínio há praticamente 5 anos, no processo de implantação contínua. A nossa expectativa no Synergy 2018 é exatamente entender em que a Domínio e a Thomson vão contribuir com empresas de contabilidade para o futuro no meio digital. E também não só isso, toda a parte de nuvem e cloud que a gente espera que ela nos atenda nesses anseios.” [Robson Gomes]

 

Foi um evento muito marcante. A gente está passando por uma transformação no mercado contábil assustadora para muitos. É uma verdadeira disrupção no mercado. E a gente vê que a Domínio está caminhando para se consolidar como uma das plataformas que vão realmente ficar dentro desse novo universo, que é o universo web, que é a plataforma cloud e integração com vários outros sistemas e serviços.” [Ronaldo Dias de Oliveira]

 

Ouvir o cliente é sempre importante para descobrir novos rumos, tanto para a Domínio quanto para o seu escritório.

 

Quer saber mais sobre como a contabilidade pode mudar seu escritório? Inspire-se neste cases e fique por dentro dos principais eventos. O Synergy Professional 2019 está à sua espera.