×
A contabilidade muda. Por aqui, você acompanha.

Receba novidades sobre contabilidade no seu e-mail:

Ao enviar seus dados, você reconhece que leu e entendeu nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Domínio sistemas ajuda você no período mais trabalhoso para a contabilidade
Gestão

Software contábil facilita a época mais trabalhosa do ano

03 dezembro 2018 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Férias coletivas. Folha de pagamento. Balanço patrimonial e financeiro. Entrega das obrigações fiscais. Geração de demonstrativos. Quando tudo isso vem para a mesa do contador ao mesmo tempo, a única coisa a fazer é recorrer a um software contábil completo.

E é ao final de dezembro que começa essa correria na contabilidade que não se preparou para a intensidade do primeiro semestre do ano novo.

Mas o que significa estar pronto para enfrentar o período mais intenso do ano?

Todos os meses seu escritório forneceu ao Fisco informações tributárias, financeiras e fiscais dos clientes via SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Fez mensalmente a declaração do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Nessas rotinas, se preparou para o novo ano e para o fechamento das obrigações do anterior.

Se o software contábil não ajuda a ver as pontas soltas em todo processo, a sua mesa corre o risco de ficar cheia de pendências impossíveis de priorizar. Isso é ainda mais grave quando, ao invés centralizar a gestão em uma ferramenta, você espalha as tarefas em soluções secundárias, para depois reunir tudo de modo mais manual.

Ter um sistema de folha de pagamento, outro de download de NFe (Nota Fiscal Eletrônica), mais um para o SPED, mais outro para a gestão patrimonial e um último voltado a BI (Business Inteligence) não promove uma visão holística do escritório e dos clientes. O que acaba fazendo com que você e seus analistas não enxerguem as pontas soltas.

É por isso que o Contábil, produto das soluções Domínio da Thomson Reuters consegue resolver a sua vida e tirar da sua mesa tudo aquilo que não seja estratégico, mesmo no período mais intenso das rotinas contábeis.

Quer saber como o Contábil Premium contribui para diminuir a carga do fechamento de ano? Ao concentrar a gestão em módulos de um único sistema e não em ações fragmentadas em várias ferramentas. Continue a leitura para entender melhor que módulos são esses.

Entrega das obrigações do SPED

Um dos módulos mais importantes do Contábil é o de Escrita Fiscal. Nele seu escritório executa toda a escrituração dos livros contábeis. É a ele que você recorrerá quando precisar executar o fechamento das seguintes obrigações:

  • DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) em fevereiro;
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) e IR (Imposto de Renda) em março;
  • ECD (Escrituração Contábil Digital) e declaração DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual) em maio;
  • ECF (Escrituração Contábil Fiscal) em julho.

Como todas as informações do seu escritório e dos seus clientes estão em um único local de armazenamento, o que o sistema oferece são interfaces de gestão. Elas se comunicam entre si, pois bebem da mesma fonte.

Quer um exemplo?

Para declarar a RAIS, é preciso ter acesso a informações sobre funcionários, folha de pagamento e outros dados trabalhistas. Existe outro módulo em que você pode acessar diretamente essas informações no sistema. E o de Escrita Contábil também bebe da mesma fonte para a gerar essa obrigação.

É por isso que um software contábil completo facilita tanto a sua rotina e evita acúmulos de tarefas: por oferecer interfaces amigáveis a dados complexos.

Na escrita de todas as obrigações, seus analistas ainda podem usufruir de funcionalidades que ajudam a:

  • Atualizar valores de Guias de Recolhimento que estejam em atraso ou que não tenham sido emitidas corretamente;
  • Gerenciar a troca de arquivos no módulo de protocolos, para saber se o cliente entregou tudo o que era necessário para a escrita das obrigações;
  • Armazenar e acessar automaticamente documentos fiscais diretamente da Sefaz (Secretaria da Fazenda).

A maior parte das obrigações é possível resolver com um só módulo principal, articulado a outras funcionalidades que você verá a seguir.

Realização do balanço patrimonial

Descobrir qual é o patrimônio de cada cliente pode ser um desafio e tanto se você depende das informações passadas por eles e espalhadas entre sistemas que não estão integrados. E seus analistas precisam dessa informação para declarar o Imposto de Renda.

Por isso, o Contábil Premium tem um módulo só de Patrimônio. Ele é atualizado cada vez que o seu cliente faz uma aquisição. Isso porque a nota fiscal de compra é automaticamente fonte de informação sobre o novo bem.

Ou seja, não é só o Fisco que integra e cruza dados graças ao SPED, você também pode oferecer esse benefício tecnológico aos seus clientes e colaboradores.

Assim, o escritório controla o ativo imobilizado de toda a carteira de clientes de modo simples. Tudo isso graças à integração desse módulo com o de escrita e o de atualizações. Um permite identificar e registrar o patrimônio, enquanto o outro possibilita que sejam efetuados os devidos ajustes fiscais.

Demonstrativos financeiros exigidos pelos clientes

E nas vésperas da virada do ano, quando você se prepara para um semestre intenso, ainda tem cliente seu lhe procurando para ter acesso aos demonstrativos atualizados. Afinal de contas, são eles que ajudam a traçar novas metas para o ano que se inicia.

Essas demandas sazonais e de última hora, não precisam virar uma bola de neve!

O módulo Contabilidade requer apenas que seu cliente emita arquivos OFX ou OFC direto das instituições bancárias com as quais trabalha e seus analistas importem os arquivos no Contábil Premium. Assim você consegue emitir facilmente relatórios contábeis e financeiros, inclusive por centro de custos.

Folha de pagamento de férias e recesso

Se os seus clientes fazem internamente a folha de pagamento, ótimo pra você que terá menos assuntos na sua mesa. Mas esse é um serviço que o seu escritório poderia oferecer, sem absorver grandes impactos operacionais.

Existem alguns benefícios do módulo de Folha do Contábil Premium que podem lhe ajudar a liberar os pagamentos e comunicá-los ao banco. Também é na mesma interface que as documentações envolvidas na declaração da Rais e do eSocial, por exemplo, serão emitidas e ajustadas.

Se puder contar com você para essa tarefa de gestão, o cliente não precisa de uma equipe nem um sistema de folha de pagamento. Afinal, você poderia creditar o salário direto na conta dos empregados e oferecer ao banco o recibo de pagamento. Assim o colaborador consulta o holerite e recebe ao mesmo tempo, facilitando a conferência.

Além disso, seria simples prever o impacto financeiro das férias e também de rescisões. O módulo de Pagamento tem um simulador. Dessa forma, não é preciso alterar o sistema para saber exatamente qual seria o impacto no fluxo de caixa se a empresa optar por realizar a concessão de recesso coletivo no final do ano. O mesmo vale para o cálculo da rescisão de contratos trabalhistas.

Ou seja, com um único sistema você oferece aos clientes todas as soluções para os desafios fiscais, financeiros e contábeis!

Cuidado com a sua empresa contábil

Você cuida tanto da empresa dos outros. Mas como será que anda a sua?

Outra vantagem de um sistema completo é oferecer a você a possibilidade de também gerenciar a seu próprio escritório sem sair do software contábil. Ao focar na sua empresa usando a mesma ferramenta que oferece aos clientes, você pode pensar em dispensar o ERP (Enterprise Resource Planning). Isso é possível com o módulo Honorários.

Como se não bastasse o cuidado financeiro, o sistema ainda permite a integração com o website do seu negócio e a reformulação visual e funcional das páginas. Afinal de contas, com novos serviços, você precisará de uma imagem digital atrativa, que traga novos clientes.

O Contábil Premium pode ajudar a evitar as dores de cabeça que têm data para começar e que, coincidentemente, iniciam com os desafios do Sped, com divergências no eSocial e com problemas na folha de pagamento na época mais atribulada do ano.

Saiba mais sobre o software contábil que pode deixar a pior época do ano mais leve e fácil de ser enfrentada. Converse com um de nossos especialistas!