Serviços de consultoria estão mudando o futuro da contabilidade

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O contador do futuro agrega valor à consultoria
Contabilidade Consultiva

Serviços de consultoria estão mudando o futuro da contabilidade

Adriano Ferreira
20 junho 2019 SALVAR
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Os serviços de consultoria estão transformando o futuro da contabilidade. Além de trazer mudanças significativas, criam  desafios. Oportunidades para que o contador do futuro alavanque tecnologia e recursos inovadores. Com isso, pode oferecer margens mais altas e serviços de consultoria de alto valor agregado.

Com a implementação de ferramentas e recursos certos, as empresas melhoram sua eficiência e simplificam fluxos de trabalho. Isso leva a um resultado mais saudável e fornece aos profissionais as condições necessárias para investir no futuro da contabilidade.

Veja neste post como a mudança de estratégia pode melhorar o desempenho do seu escritório ao atuar como um consultor de confiança, além de aumentar a satisfação para os profissionais e seus clientes.

Contador do futuro deve ser estratégico

A contabilidade antiga ficou no passado. Hoje os clientes querem uma contabilidade profissional para fornecer-lhes conselhos proativos. Por isso, muitos clientes dispensam seus contadores.

Segundo pesquisa da Accountex, 72% das pequenas empresas mudaram de firma de contabilidade no passado, em parte porque a empresa ofereceu apenas serviços reativos. Mais de 60% destacaram este fator como justificativa.

No atual ambiente legislativo e regulatório cada vez mais complexo, não é surpresa que os clientes estejam valorizando mais o planejamento de negócios e o aconselhamento estratégico.

Um levantamento de 2017, realizada pelo Millennial Business Owner-Accounting Firm Survey Special Report. Bill.com, entre os empresários do milênio descobriu que mais da metade (52%) dos empresários com 39 anos ou menos querem um contador que forneça visão estratégica e orientação para suas organizações.

Outro estudo global de 2016, realizado pelo IFAC Global Survey Reflects Growing Accountancy Talent and Technology Challenges, sobre práticas de pequeno e médio porte, citou serviços de assessoria e consultoria – juntamente com a contabilidade, compilação e outros serviços – como áreas em crescimento.

O estudo apontou também que uma maioria significativa dos entrevistados fornecem algum tipo de serviço de consultoria. Os mais comuns são:

  • Assessoria corporativa (48%)
  • Contabilidade gerencial (46%)
  • Recursos humanos/emprego (30%)

Ferramentas e tecnologias para o futuro da contabilidade

Para transformar seu modelo de negócio baseado em consultoria é fundamental melhorar a automação, a integração e simplificar os fluxos de trabalho com as ferramentas e tecnologias certas. Para isso, considere 5 soluções de economia de tempo:

1. Aproveite a tecnologia para reunir facilmente assinaturas eletrônicas de seus clientes. Isso pode economizar tempo significativo e reduzir os gargalos para sua empresa;

2. Implemente o gerenciamento de ativos fixos que fluam para o retorno de imposto de um cliente. Isso vai agilizar toda a entrada de dados de depreciação e o processo de geração de relatórios;

3. Invista em recursos robustos de mineração de dados. Ela é essencial, já que permite que você consulte os bancos de dados fiscais de sua empresa em busca de dados específicos e características do cliente.

4. Melhore a qualidade dos serviços e economize tempo oferecendo uma solução de planejamento tributário que forneça projeções fiscais simultâneas e extensivas para combinação ilimitada de alternativas e anos.

5. Forneça à sua equipe acesso rápido e fácil aos principais utilitários: ferramentas como calculadoras, cálculo de formulários fiscais que podem ser utilizados ao longo do ano, formulários, planilhas e modelos, entre outros.

Capacite sua equipe

Outra providência importante para fornecer serviços de consultoria especializados é capacitar sua equipe com materiais de pesquisa robustos e ferramentas de produtividade.

É preciso também investir em educação e desenvolvimento de habilidades. Isto aumenta drasticamente o seu valor como um consultor de confiança. Em consequência, traz maiores oportunidades de geração de receitas para a sua empresa.

Para fortalecer ainda mais sua equipe e elevar os recursos de consultoria de sua empresa ao próximo nível, considere soluções que ofereçam as seguintes ferramentas e recursos de produtividade:

• Orientação prática em linguagem fácil de entender, focada nos problemas comuns de cada área de assunto;

• Exemplos práticos que ilustram como planejar problemas comumente encontrados, incluindo insights e dicas de profissionais experientes;

• Auxílio de práticas específicas e que economizam tempo para cada área de assunto – incluindo planilhas, listas de verificação, gráficos, entre outros;

• Soluções baseadas na Web que permitam identificar facilmente créditos estatutários e incentivos disponíveis para seus clientes por setor ou localidade;

• Assegure-se também de ter a equipe certa para atender às expectativas dos clientes. Na sociedade hiperconectada de hoje, eles esperam respostas rápidas para suas perguntas.

Contador do futuro precisa adotar uma nova visão

Além da tecnologia, ferramentas e recursos, que são sem dúvidas essenciais para avançar, é preciso estabelecer metas e objetivos. Avalie suas principais competências. Quais são suas paixões? O que faz você querer seguir a profissão contábil?

Responder a estas perguntas pode ajudá-lo a criar uma visão e uma missão firmes.

Quando sua empresa entrega valor e tem paixão pelo que faz, os clientes ficarão encantados. É por isso que cresce o número de empresas de sucesso na especialização ou atendimento a um determinado nicho.

Ao fazer a mudança para um modelo baseado em consultoria, é importante entender realmente o valor de seus serviços e precificá-los de acordo. Se sua empresa ainda fatura por hora, é hora de considerar uma estrutura de precificação baseada em valor. Eduque os clientes sobre por que o serviço é tão valioso.

Outro ponto a considerar é colocar-se no lugar dos seus clientes. Verifique como está a experiência dele. Para ajudar a responder a esta questão e descobrir novas oportunidades de crescimento, considere o mapa de jornada do cliente. Isso pode ajudá-lo a identificar maneiras de inovar, diferenciar e gerar mais valor.

Ajudar a melhorar seus resultados por meio de planejamento tributário e estratégias de lucro, expandindo benefícios, minimizando riscos e planejando o futuro leva a clientes mais felizes. Relacionamentos mais profundos, em última análise, aumentam a receita da sua empresa.

Comece pequeno. Desenvolva um programa piloto entre um pequeno grupo de clientes para ajudá-lo em seu novo modelo de negócios.

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O profissional de contabilidade está no meio da mudança, mas com isso surgem boas oportunidades. Você deve reavaliar seu modelo de negócios,  para avançar como contador do futuro. Somente assim permanecerão competitivos e relevantes em um mercado em mutação.

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