Conheça indicadores que melhoram a contabilidade gerencial

Conheça indicadores que melhoram a contabilidade gerencial

×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Indicadores garantem melhor gestão do escritório contábil
Gestão Contábil

Conheça indicadores que melhoram a contabilidade gerencial

26 novembro 2018 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Sabe-se que a contabilidade gerencial é importante. Por meio dela, o profissional responsável consegue acompanhar a prática das operações, fornecer informativos para a administração e assegurar o uso apropriado de recursos e investimentos.

Tendo os dados em mãos é possível analisar resultados e montar estratégias para corrigir falhas dentro da consultoria contábil. No entanto, é necessário mais do que só planilhas e números para que os resultados sejam consistentes. É fundamental que antes de tudo sejam estabelecidos  os indicadores do escritório.

Você sabe como está o planejamento de crescimento do seu escritório? Já sabe onde vai querer estar nos seus próximos 5 anos? Veja, nesse post, qual a importância dos indicadores e como eles podem garantir uma melhor gestão do seu escritório contábil.

A importância de usar indicadores na consultoria contábil

Os indicadores fornecem dados importantes da operação  — são eles que permitem avaliar o progresso e o que está ou não de acordo com as propostas da empresa. São extremamente importantes porque contribuem com o planejamento estratégico do escritório, auxiliando na formação de comparativos e também para o aumento no desempenho de funcionários.

Por meio deles é possível verificar se as metas estão sendo alcançadas e se houve percentuais de melhoria ou piora em relação a outros anos. Com a ajuda dos indicadores, os escritórios conseguem estabelecer a direção mais segura a ser tomada, permitindo a análise mais racional e sistemática das operações contábeis.

Entre alguns dos seus benefícios, estão:

    • Adaptabilidade: os indicadores podem ser aplicados a qualquer tipo de atividade dentro da empresa;  
    • Oferecem uma visão lógica: eles trazem informações consistentes para uma tomada de decisões mais assertiva. Isso aumenta as chances de sucesso já que melhora o desempenho dos colaboradores nas atividades;
    • Maior capacidade organizacional: otimizam a capacidade organizacional do escritório, dando ao gestor maior liberdade administrativa na coordenação dos setores;
    • Identificação de problemas: apontam exatamente quais são os problemas da empresa;
    • Elaboração de soluções: os indicadores não só servem para identificar problemas como para elucidar soluções práticas para cada setor;
  • Material para planejamento: fornecem informações que auxiliam a contabilidade gerencial na elaboração de estratégias futuras.

Indicadores garantem a melhor gestão

Gestão de Clientes

A gestão de clientes consiste em um conjunto de estratégias voltadas para a interação. Nessa etapa, os escritórios utilizam os indicadores para atrair, conquistar, fidelizar e recuperar consumidores.

Elaborar e implantar estratégias de gestão é algo que requer conhecimento amplo sobre as experiências do cliente. Com base na consultoria contábil, é possível ao profissional entender se o consumidor está ou não satisfeito com os serviços da empresa.

Conheça abaixo alguns tipos de indicadores e como eles podem ajudar a empresa:

  • Pesquisa anual de satisfação: saber se o cliente está satisfeito ajuda o escritório a implementar melhorias no atendimento e aumentar a credibilidade dos serviços.
  • Reuniões de apresentação de resultados: informar demonstrativos e permitir que estejam envolvidos em reuniões não só valoriza o cliente como aumenta a  credibilidade dos resultados.
    • SAC para tratamento de reclamações: saber ouvir o cliente e procurar resolver os problemas dele é fundamental.
  • Ouvidoria: o objetivo da ouvidoria é atender os clientes, ainda mais exigentes, e procurar melhorar a qualidade dos serviços de maneira constante.

Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um dos indicadores mais interessantes na contabilidade gerencial. É uma excelente maneira para a empresa orientar e gerir o comportamento humano no trabalho. Por meio desse controle é possível ajudar a equipe a cumprir metas, promovendo a satisfação e realização de todos os envolvidos.

Não só os escritórios como também as empresas, todos precisam ter uma gestão de pessoas junto dos negócios. Isso porque os resultados dependem exclusivamente do desempenho de seus colaboradores e a insatisfação é um fator decisivo, que pode acabar sim levando à queda da produtividade.

Para impedir que a equipe fique desmotivada, o seu escritório pode usar alguns indicadores, como:

    • Estudar planos de cargos e salários: a possibilidade de crescimento profissional dentro da empresa é algo que motiva os colaboradores.

    • Realizar avaliações de desempenho periódicas: avaliações de desempenho permitem ao gestor conhecer melhor os pontos fortes do funcionário e quais os pontos a serem melhorados na equipe.

  • Medir a satisfação com o trabalho: profissionais satisfeitos deixam o ambiente mais produtivo. Eles não só melhoram a convivência com os colegas como também aumentam o desempenho das operações.

Gestão de Processos

Segundo o escritor Gart Capote a gestão de processos é “uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização”.

Ou seja, é aprimorar a forma como os negócios na empresa estão sendo realizados e administrados. Os indicadores de gestão de processos vêm sendo implementados dentro dos escritórios como forma de realizar progressos nas operações contábeis.

Entre as principais vantagens está a melhoria significativa dos processos. Ela permite o desempenho dos serviços de forma eficiente e assertiva.   

Confira alguns indicadores de gerenciamento de processos:

    • Análise Crítica de Desempenho Mensal: verifica se os resultados obtidos e evidenciados pelos indicadores conseguiram alcançar as metas estabelecidas.
  • Tratamento de necessidades dos departamentos: investiga cada setor da empresa para assim atender suas necessidades específicas, sejam elas materiais, tecnológicas ou profissionais.

As soluções Domínio da Thomson Reuters, referência nacional no desenvolvimento de software contábeis, se preocupa com o mercado de contabilidade e quer ajudar esses profissionais a serem percebidos e valorizados como consultores.

Por isso a empresa têm direcionado todos os seus esforços a entender e atender o seu público, sempre abordando temas importantes para o dia a dia  do cliente.

Gostou do tema?

Tem sugestões para outros assuntos?

Deixe então um comentário sobre o tema que você gostaria de ver disponível aqui no blog!

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.